Técnica para criar banco de leveduras, viável?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ashbel

Member
Joined
Sep 20, 2017
Messages
21
Reaction score
5
Ola galera do fórum, esse é meu primeiro post. Estou a alguns meses somente lendo os posts e adquirindo o máximo de conhecimento. Consegui fazer 2 brassagens sem curso nenhum e com bastante sucesso entre os amigos graças a ajuda dos colegas do homebrewtalk. Sem mais delongas, juntei vários procedimentos que li aqui e tive a ideia de fazer um banco de leveduras e para isso iria fazer o seguinte:

1 - Compraria um sache de levedura e faria um Starter com a quantidade suficiente para inocular o mosto + 200ml, ou seja, 2,2l de mosto para inocular e 200ml para guardar na geladeira(somente exemplo, iria utilizar a calculadora do Brew's Friend);

2 - Guardaria esses 200 ml no freezer utilizando a solução de Glicerina P. A. (20%)

3 - Quando fosse fazer outra brassagem utilizando o mesmo fermento eu tiraria os 200ml congelados e faria outro Starter com a mesma ideia anterior (extrapolando os 200ml que iria ser guardado)

Pois bem, vi em alguns cantos que seria necessário utilizar servomyces ou algo parecido para sempre nutrir as leveduras, seria necessários mesmo constantemente nutrir as leveduras depois do starter? Falo isso pois as leveduras seriam sempre "novas" e "saudáveis" após o starter, supostamente...Caso seja mesmo necessário vi algum post que utilizam a lama de uma brassagem anterior para nutrir (colocando uma colher uns 15 minutos antes da fervura), isso seria suficiente? Dai teria que fazer um banco de leveduras pós Starter e uma de lurry depois da lavagem, será que to falando asneiras?? Desculpa ai se for só bobagem que falei :tank::tank: desde já agradeço demais a ajuda dos colegas :rockin:

Ps.: Iria fazer isso para inocular em mostos com OG na média de 1,060 de 40 litros:mug:
 
Olá Ashbel,

Na teoria pode funcionar, mas na prática é um pouco mais complicado. Manipular sempre a mesma fonte de levedura pra usar, sem nenhuma técnica de purificação, pode em pouco tempo agregar uma contaminação.

Caso conseguisse repetir esse processo diversas vezes, é possível o desenvolvimento de mutações na população também, pelo stress que os ciclos de congelamento/descongelamento causam.

Já considerou talvez reutilizar a lama? Acredito que os tempos de armazenamento das leveduras seria semelhante, usaria umas 3, 4, ou até mais vezes, antes de descartar.

Abraço
 
Opa tiago, vi um vídeo que abordava esse ponto que você falou sobre contaminação e minhas expectativas de usar incontáveis vezes meio que foi pro espaço. Pensei sim em reutilizar a lama no final do processo de fermentação, porém achei meio arriscado a troca do balde (oxigenação e contaminação -claro, sei que as chances são bem pequenas se fizer o procedimento corretamente), e, primordialmente, vi um post do Guenther onde ele pontuava essas duas técnicas e pelo o que entendi disse que a técnica de reaproveitar o "excesso" do Starter seria mais viável do que reaproveitar o slurry(http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403873&page=4), citou até que nos EUA utilizam essa técnica. Você utiliza que técnica? Lavagem do slurry e "somente" reutiliza ele umas 4 vezes? Depois de sua explicação, não seria melhor reutilizar esse "excesso" de starter algumas vezes e descartar do que lavar o slurry com células provavelmente mais estressadas e com uma quantidade, provável, de células mutantes maior? Abraço
 
Opa tiago, vi um vídeo que abordava esse ponto que você falou sobre contaminação e minhas expectativas de usar incontáveis vezes meio que foi pro espaço. Pensei sim em reutilizar a lama no final do processo de fermentação, porém achei meio arriscado a troca do balde (oxigenação e contaminação -claro, sei que as chances são bem pequenas se fizer o procedimento corretamente), e, primordialmente, vi um post do Guenther onde ele pontuava essas duas técnicas e pelo o que entendi disse que a técnica de reaproveitar o "excesso" do Starter seria mais viável do que reaproveitar o slurry(http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403873&page=4), citou até que nos EUA utilizam essa técnica. Você utiliza que técnica? Lavagem do slurry e "somente" reutiliza ele umas 4 vezes? Depois de sua explicação, não seria melhor reutilizar esse "excesso" de starter algumas vezes e descartar do que lavar o slurry com células provavelmente mais estressadas e com uma quantidade, provável, de células mutantes maior? Abraço

Bom, eu não afirmaria com muita certeza que a lama está mais estressada e com maior quantidade de mutantes que a do starter armazenado. Na verdade o desempenho de uma levedura já além da primeira geração tende a ser melhor do que a primeira geração.

Minha ideia de ser mais viável reutilizar a lama do que congelar frações de starter é que é uma técnica já usada justamente pra isso, é fácil de fazer, não requer muito equipamento/reagente e dá bons resultados fazendo certo.

Tudo que envolve manipulação de fermento dá bastante trabalho, ter banco de fermento, etc... tem que ver se compensa, embora experimentar seja sempre legal, encorajo vc a testar a técnica, faça alguns testes talvez com porções menores de mosto primeiro, veja se consegue reativar bem o fermento, se o lag time dele não se torna longo demais, etc... quem sabe se conseguir bons resultados, pode ser uma boa alternativa no seu caso.

Eu já tive fermento armazenado de tudo que é forma, placa agar, tubo inclinado, solução isotonica, congelado com glicerina e lama lavada. Os objetivos são diferentes, os bancos são pra armazenamento num prazo maior, a lama sempre foi pra mais curto prazo.
 
Meu problema é que hoje moro no interior do Acre por motivo de trabalho e aqui não tem loja de insumos e nosso correio demora demais pra fazer entrega, ou seja, faço uma ou duas levas por mês e preciso armazenar já que vou tentar fazer uns 4-5 tipos diferente de cerveja...Tem que ser uma técnica que após uns 2-3 meses ainda seja viável usar as leveduras...Com sua experiencia vc me aconselha usar que técnica dessas que vc usou? Ou qual vc usa e quais vantagens vc vê nela? Me desculpa a enxurrada de perguntas que minha experiência é 0 e pretendo aprender o máximo aqui....Muito obg novamente
 
Da uma olhada nesse vídeo, e de certa forma trabalhoso, pra minimizar o risco de contaminação, mais achei muito viável.
Vou começar a fazer isso, meu agitador magnetico tá quase pronto.

https://youtu.be/t5GZiEGiRgU

André Wenderosck
 
Da uma olhada nesse vídeo, e de certa forma trabalhoso, pra minimizar o risco de contaminação, mais achei muito viável.
Vou começar a fazer isso, meu agitador magnetico tá quase pronto.

https://youtu.be/t5GZiEGiRgU

André Wenderosck

Olhei todos os vídeos desse cara, parece manjar muito de leveduras, contaminação etc. Só achei muito trabalho para fazer o Starter e o método em si, porém é mais um pra eu acrescentar aqui. Vou adquirir mais experiência, melhorar meus procedimentos básicos para depois se aventurar nesses. vlw a todos pela a ajuda:mug:

Ps.: Só queria acrescentar mais uma dúvida...Quanto ao prazo de armazenamento, quanto tempo da para quardar o slurry depois de uma lavagem?? Um tempo para usar sem muitos problemas? Seria na geladeira né?
 
Se liga nesse video do Jamal...
Muito interessante.
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=QfqVQ1KAmMc[/ame]
 
Sua ideia inicial é possível sim, só precisa prestar bastante atenção nas boas práticas de manipulação de leveduras, técnicas de laboratório e etc. Dá pra sacar tranquilo no Youtube.
Só acho mais viável armazenar congelado o slurry de uma primeira geração após uma fermentação tranquila, de um mosto de densidade não tão alta. A levedura vai estar mais saudável comparando com o starter inicial.
Pra armazenar pode inclusive usar os vials originais das leveduras, tipo o da White Labs, desde que não sejam de Brettas ou bactérias pra evitar contaminação. A proporção seria de 50ml de levedura, daquela camada branca que é a mais viável, 30ml de água esterelizada, e 20ml de glicerina, totalizando 100ml. Assim pode congelar por até um ano.
Uma panela de pressão grande vai te ajudar bastante na esterilização dos materiais pra fazer esse trabalho todo.
Enfim, recomendo dar uma olhada no ultimo vídeo dessa série do Bryan do Sui Generis Brewing. Se precisar de ajuda na tradução, só avisar: https://www.youtube.com/playlist?list=PLZ3Z2428mCTqDFK-3ZSNpZBXJfTaMtRXE
 
Ou seja, é melhor congelar para armazenar, certo? Caso coloque na geladeira tem algum prazo para usar o Starter feito ou a lama lavada (aquela parte mais branca como o helio falou)? Muito obrigado pela ajuda de todos, estou anotando aqui para por em prática quando chegar meu Stir Plate da china hehehe...
 
Ou seja, é melhor congelar para armazenar, certo?

Aí varia de pessoa pra pessoa, escolha o método que melhor lhe couber. Congelar tem prós e contras, assim como slants também. Em comparação, congelar aumenta um pouco a probabilidade de contaminação, dura menos tempo (eu usaria até uns 6-8 meses por garantia) mas dá menos trabalho, não precisa fazer slants, propaga mais rápido.

Quanto a lama, quanto mais rápido usar melhor.
 
Aí varia de pessoa pra pessoa, escolha o método que melhor lhe couber. Congelar tem prós e contras, assim como slants também. Em comparação, congelar aumenta um pouco a probabilidade de contaminação, dura menos tempo (eu usaria até uns 6-8 meses por garantia) mas dá menos trabalho, não precisa fazer slants, propaga mais rápido.

Quanto a lama, quanto mais rápido usar melhor.

Valeu pela ajuda meu amigo, vou continuar estudando os métodos e escolher um pra mim :mug:
 
Revivendo o tópico, alguém tem utilizado o método de congelamento com a Glicerina?
Se sim, quais os resultados e métodos?


Venho congelando minhas kveiks ( 8 variedades ) a algum tempo , e até o momento segue tudo normal .

As kveiks suportam bem tanto o congelamento quanto a secagem , mas se a tua ideia é congelar outras leveduras que não sejam kveiks. Acho que nem vale a pena .
 

Latest posts

Back
Top