Starter sem stir plate

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

davimagno

Active Member
Joined
Jan 15, 2018
Messages
30
Reaction score
3
Pessoal,

sem o stir plate, mas agitando manualmente, posso conseguir o mesmo resultado se ampliar o tempo do starter? Ex: com as informações da calculadora em tese obtenho certa quantidade de células em 24 horas... se eu deixar o start por 48 ou 72 horas agitando manualmente a cada 30 minutos será que consigo um resultado parecido?

PS: já comprei o meu mas ainda não chegou preciso de uma solução alternativa até chegar.
 
Dê uma boa lida neste tópico que trata da sua dúvida:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=411784

Valeu.

@JuniorBolzani

Agradeço pela ajuda!

Esqueci de mencionar que já comprei meu stir plate, mas preciso de um processo alternativo até o mesmo chegar.

Como é difícil arrumar pet maiores que dois litros, fazer em garrafa não vejo como, e como já tenho os 2 erlens de 5 litros pensei em ir agitando como disse mas aumentar o tempo para compensar a falta do stir plate.
 
Cara, não é difícil não. Tem aqueles garrafões de 5~6L de água mineral, muito fáceis de achar. Segue o que o rapaz do vídeo explana, o Jamal, que não tem erro.
 
Hum... saquei! ok, agradeço mais uma vez! :mug:

Pessoal, meu Stir Plate ainda não chegou, parece que nem no Brasil ainda...

Então gostaria de saber o seguinte...

Na quinta fiz uma brassagem, retirei 10 litros de mosto após ferver por alguns minutos, sem adição de lúpulo ou qq adjunto, coloquei em 2 erlen de 5 litros, fechei com papel aluminio e mergulhei em agua fria, após temperatura cair bem coloquei em um freezer a 5 graus. Na segunda peguei uma breja que fermentou por 7 dias e estava mais 3 em decantação do fermento, transferi de bombona e joguei os 10 litros de mosto neste slurry (esqueci que precisava lavar e decantar antes :( ) agitei bem e voltei com ele pra 4 pets de agua mineral de 5 litros, cada um tendo uns 3,5 litros de mosto + slurry, assim ficou um headspace bem legal pra ter bastante oxigenio. Nas primeiras horas agitei bastante, a cada 30 minutos estava eu lá agitando, ai do dormir ficou sem agitar e ontem pra hoje vou agitando sempre que dá, as vezes 30 minutos as vezes 3 horas...

A grande dúvida é... existe uma forma de saber quando a reprodução de leveduras parou? percebo que ainda gera bastante espuma quando agito, nas primeiras horas tinha uns 2 dedos de espuma mesmo sem agitar e abrindo a tampa pra vazar o co2, a espuma n descia até o dia seguinte... dai cada vez menos tem espuma, mas ao agitar posso dizer que ainda gera uns 0,5cm de espuma, muito mais que outras vezes que eu usava apenas um pacote de fermento seco...

não sei se meu pensamento está correto, mas penso que enquanto estiver gerendo espuma e o co2 com uma pequena agitação, tenho fermento reproduzindo ainda... este pensamento está correto?


desde já, obrigado a todos!:mug:
 
Pessoal, meu Stir Plate ainda não chegou, parece que nem no Brasil ainda...

Então gostaria de saber o seguinte...

Na quinta fiz uma brassagem, retirei 10 litros de mosto após ferver por alguns minutos, sem adição de lúpulo ou qq adjunto, coloquei em 2 erlen de 5 litros, fechei com papel aluminio e mergulhei em agua fria, após temperatura cair bem coloquei em um freezer a 5 graus. Na segunda peguei uma breja que fermentou por 7 dias e estava mais 3 em decantação do fermento, transferi de bombona e joguei os 10 litros de mosto neste slurry (esqueci que precisava lavar e decantar antes :( ) agitei bem e voltei com ele pra 4 pets de agua mineral de 5 litros, cada um tendo uns 3,5 litros de mosto + slurry, assim ficou um headspace bem legal pra ter bastante oxigenio. Nas primeiras horas agitei bastante, a cada 30 minutos estava eu lá agitando, ai do dormir ficou sem agitar e ontem pra hoje vou agitando sempre que dá, as vezes 30 minutos as vezes 3 horas...

A grande dúvida é... existe uma forma de saber quando a reprodução de leveduras parou? percebo que ainda gera bastante espuma quando agito, nas primeiras horas tinha uns 2 dedos de espuma mesmo sem agitar e abrindo a tampa pra vazar o co2, a espuma n descia até o dia seguinte... dai cada vez menos tem espuma, mas ao agitar posso dizer que ainda gera uns 0,5cm de espuma, muito mais que outras vezes que eu usava apenas um pacote de fermento seco...

não sei se meu pensamento está correto, mas penso que enquanto estiver gerendo espuma e o co2 com uma pequena agitação, tenho fermento reproduzindo ainda... este pensamento está correto?


desde já, obrigado a todos!:mug:
Fácil: realize uma contagem celular com a Neubauer Chamber, detalhes explicados aqui.
 

Attachments

  • Neubauer-chamber.png
    Neubauer-chamber.png
    153.9 KB · Views: 24
  • The-Neubauer-chamber-grid.png
    The-Neubauer-chamber-grid.png
    106.7 KB · Views: 22
Fácil: realize uma contagem celular com a Neubauer Chamber, detalhes explicados aqui.

não pretendo me aprofundar dessa maneira. Basicamente desejo saber se a geração de co2 e espuma indicam que ainda há reprodução... Mais espuma, reprodução em alta pouca espuma, reprodução baixa , nenhuma eapuma, sem reprodução... Eh isso ou n faz sentido?
 
não pretendo me aprofundar dessa maneira. Basicamente desejo saber se a geração de co2 e espuma indicam que ainda há reprodução... Mais espuma, reprodução em alta pouca espuma, reprodução baixa , nenhuma eapuma, sem reprodução... Eh isso ou n faz sentido?
Eu estava brincando... Até pq precisaria ainda de um microscópio :)
Eu também teria essa dúvida, se fosse possível verificar `à olho` seria interessante mesmo.
Se alguém puder ajudar...
 
Não tem necessidade de upar todos os tópicos do fórum com o mesmo vídeo.
Ainda mais tópicos de 3 anos atrás.

Faz a tua propaganda sem poluir o fórum.
Monopolizou todos os "últimos posts"... isso prejudica a gente de ver outros tópicos recentes e importantes.
 
Back
Top