Starter em recipiente de plástico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

carlaoced

Member
Joined
Jun 23, 2016
Messages
15
Reaction score
1
Caros amigos cervejeiros, boa noite.
Farei um Starter pela primeira vez e tenho lido bastante sobre o assunto. Mas, mesmo assim, permaneço com uma dúvida: posso fazê-lo em um recipiente de plástico alimentício? Nesse caso, poderia fazer um starter maior, já que meu Erlenmeyer é de 1 litro.
Obrigado.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
@carlaoced se você fermenta tua cerveja em um composto semelhante por que não fazer um starter nele já que o processo é praticamente o mesmo?

Eu comprei erlen mas já vi que tem gente que faz até naquelas vidros de conserva de tamanho, em resumo se nao transmitir sabor e estiver limpo pode fazer.

única duvida que tenho é se você vai usar stirplate por que ai talvez a barra magnética girando por dias no fundo do plastico pode sim ser problemas
 
@aferreira04, não tinha pensado com essa lógica. Perfeito, é isso mesmo.
Vou usar stirplate sim, mas pra maioria das minhas levas, um starter de 1 litro deve servir.
Obrigado pela resposta, abraço.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
como falei eu só cuidaria com essa questão plastico + stirplate pois já vi relatos de alguns stirplates com imãs muito fortes que acabavam gerando atrito a ponto de aquecer o vidro, ou seja se isso for no plastico vai chegar uma hora que vai raspar o plastico
 
eu uso um balde daqueles tipo de doce de leite, deve ter uns 5 litros de capacidade. Eu usava erlenmeyer, mas como já quebrei 2, me vi obrigado a tentar outros meios. Já fiz várias levas e até agora está tudo ok com o balde/peixinho/cervejas. Só que concordo que vai chegar um ponto que vai ter "esfolado" o plástico, mas até lá eu uso assim mesmo e quando precisar, substituo por outro novo (que é infinitamente mais prático de trabalhar que com vidro).

OBS.: Só crio um ambiente muito bem sanitizado pra não ter problemas de contaminação.
 
@schlottag, como você tampa esse recipiente durante a realização do starter (papel alumínio)?
uso a própria tampa do balde, sanitizo igual ao fermentador convencional, mas na hora de fechá-lo, simplesmente assento a tampa sem travar, impedindo de entrar algo e permitindo sair o CO2 da fermentação
 
outra dica é comprar esse tipo de ímã, pq os peixinhos convencionais estão um absurdo de caro
 

Attachments

  • large-rattle-snake-egg-oval-magnetic-hematite-singing-magnets-polished-stone-1-pair.jpg
    large-rattle-snake-egg-oval-magnetic-hematite-singing-magnets-polished-stone-1-pair.jpg
    35.5 KB · Views: 21
Back
Top