Starter com bomba de aquário e pedra difusora

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Raisoshi

Well-Known Member
Joined
Nov 11, 2014
Messages
879
Reaction score
224
Location
Rio de Janeiro
O meu stir plate com um erlenmeyer de 2l e uns 1.6l de mosto consegue fazer o redemoinho tocar no fundo de vez em quando, mas não é nada super violento. Comecei a usar a bomba pra tentar dar uma turbinada.

Costumo fazer meus starters no final do dia quando posso estar do lado por algumas horas, fica no meu quarto e eu fico no PC enquanto ligo e desligo a bomba pra não espumar demais.

Estranhamente, tem vezes que dá pra deixar ligada por vários minutos sem problemas, tem vezes que ligo por alguns segundos e a espuma já sai do controle, isso tudo no mesmo starter e com algumas gotas de FermcapS.

Existe alguma hora em um starter que deixe de ser benéfico essa adição de O2? Tem alguma coisa que eu to negligenciando? Por que não vejo mais gente fazendo isso?
 

Attachments

  • 20150910165749.jpg
    20150910165749.jpg
    200.9 KB · Views: 214
Existe alguma hora em um starter que deixe de ser benéfico essa adição de O2? Tem alguma coisa que eu to negligenciando? Por que não vejo mais gente fazendo isso?

Malefícios certamente não trás, mas pouca gente faz isso porque não é necesário. O stir plate sozinho dá conta do recado, mesmo com um vortice médio.

Já tentou contar o resultado final por peso? Se não fez, conte com e sem bomba de aquário e veja se realmente vale a pena.

Eu certamente não faço por preguiça e porque meu stir me dá o número de células que eu preciso.
 
Malefícios certamente não trás, mas pouca gente faz isso porque não é necesário. O stir plate sozinho dá conta do recado, mesmo com um vortice médio.

Já tentou contar o resultado final por peso? Se não fez, conte com e sem bomba de aquário e veja se realmente vale a pena.

Eu certamente não faço por preguiça e porque meu stir me dá o número de células que eu preciso.

Então, nunca fiz, mas imagino que faça diferença. Tem um experimento do Kai em que ele testa diferentes velocidades de stir plate e uma maior velocidade gerou mais células, imagino que pela maior quantidade de oxigênio.

Eu sempre fico noiado de não estar conseguindo aeração suficiente só com o stir plate, então resolvi fazer isso da bomba sempre. É só um passo a mais(sanitizar a pedra fervendo) e geralmente tenho tempo no fim do dia pra ficar aerando intermitantemente.

Isso me dá células mais saudáveis ou não faz diferença?
 
Não sei explicar quimicamente o processo (entender e explicar são coisas diferentes...), mas nessa fase, a célula usa O2 e glicose para satisfazer seu desejo primário, que é engordar para reproduzir-se, então, teoricamente, sim, você deve ter células mais saudáveis.

Estou relendo o livro Yeast com calma para tentar entender melhor esse ciclo todo, mas confesso que bioquimica não é meu forte.

Creio que outros usuários podem explicar melhor essa parte do processo. :D

PS: Achei esse artigo da More beer, achei meio estranha as recomendações finais dizendo para não aerar o mosto pronto e resfriado, mas a parte da biologia é interessante.
http://www.morebeer.com/articles/how_yeast_use_oxygen
 
Opa.... Braukaiser já fez um MONTE de testes com isso, e há uma diferença razoável entre vortex médio e forte, e entre simples vortex e vortex com injeção de oxigênio.

Eu uso isso, mas talvez por que o meu stir plate seja muito violento as bolhas se desfaçam... se bem que eu também uso fermcaps. Bom.. sei lá, mas eu uso.

Abraço,
 
Estou planejando a primeira lager e é bom saber que eu tenho esse recurso caso meu stir plate não me entregue o que eu preciso, mas por hora, para ales, eu estou satisfeito com o resultado.

Mas é sempre bom ter truques na manga. =)
 
Estou planejando a primeira lager e é bom saber que eu tenho esse recurso caso meu stir plate não me entregue o que eu preciso, mas por hora, para ales, eu estou satisfeito com o resultado.

Mas é sempre bom ter truques na manga. =)

Eu de qualquer forma vou continuar usando o assumido pelo brewer's friend de 1.4 bilhões por grama de extrato.

Amanhã vou brassar uma Dunkelweizen e depois a próxima vai ser minha primeira lager também, já tô até me preparando, vão ter que ser 3 steps no meu erlenmeyer de 2l...
 
Teoricamente quanto mais oxigênio fornecer para a célula melhor. Nesta etapa temos por objetivo aumentar o número de células o que requer uma quantidade oxigênio grande, desta forma temos que manter o metabolismo aeróbico gerando mais energia. Para uma boa oxigenação o recomendado são bolhas de ar bem pequenas a passagem do oxigênio da bolha para o líquido não é muito grande (a quebra das bolhas é muito bom....geram bolhas menores aumentado a área superficial e a transferência de oxigênio)
 
Teoricamente quanto mais oxigênio fornecer para a célula melhor. Nesta etapa temos por objetivo aumentar o número de células o que requer uma quantidade oxigênio grande, desta forma temos que manter o metabolismo aeróbico gerando mais energia. Para uma boa oxigenação o recomendado são bolhas de ar bem pequenas a passagem do oxigênio da bolha para o líquido não é muito grande (a quebra das bolhas é muito bom....geram bolhas menores aumentado a área superficial e a transferência de oxigênio)
Carlos, o oxigênio é importante, SIM, mas praticamente não tem nada a ver com metabolismo aeróbico. O oxigênio é utilizado pra sintetização de ácidos graxos e esteróis, e não pra fermentar de forma aeróbica e gerar energia. Isso é bloqueado pelo Efeito de Crabtree.

Aqui já tem uma boa quantidade de informação sobre isso: https://www.morebeer.com/articles/how_yeast_use_oxygen

Abraço,
 
Carlos, o oxigênio é importante, SIM, mas praticamente não tem nada a ver com metabolismo aeróbico. O oxigênio é utilizado pra sintetização de ácidos graxos e esteróis, e não pra fermentar de forma aeróbica e gerar energia. Isso é bloqueado pelo Efeito de Crabtree.

Aqui já tem uma boa quantidade de informação sobre isso: https://www.morebeer.com/articles/how_yeast_use_oxygen

Abraço,

Verdade, esqueci deste efeito. :)
Apenas tem que cuidar com o tipo de levedura, tem que ser Crabtree positiva para este efeito existir.
Quem tiver interesse em uma leitura bem mais profunda sobre o efeito Crabtree segue o link.
http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/fmolb.2014.00017/abstract

Leitura pesada mas vale a pena!
 
Verdade, esqueci deste efeito. :)
Apenas tem que cuidar com o tipo de levedura, tem que ser Crabtree positiva para este efeito existir.
Quem tiver interesse em uma leitura bem mais profunda sobre o efeito Crabtree segue o link.
http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/fmolb.2014.00017/abstract

Leitura pesada mas vale a pena!

Tem que cuidar nada. :)

Fosse a possibilidade "positiva/negativa" se quer considerável no caso da cerveja, já teriam citado em literaturas mais especializadas sobre cerveja, como Boulton e Quain.

Todas as leveduras de cerveja disponíveis no mercado (Cerevisiae e Pastorianus, no caso) sofrem esse efeito, ou seja, são crabtree-positivas.

Abraço,
 
Last edited:
Back
Top