SSR x contatora

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

almeida_gj

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
84
Reaction score
22
Fala galera

Montando meu HERMS descobri que meu controlador Metaltex MC2438 não aceita SSR, apenas contatora ("saída a relé" é o tipo de saída do meu modelo). Não sabia e comprei o SSR, mas agora penso em trocar para contatora porque fica mais barato do que trocar o controlador.

A dúvida é: qual a diferença, na prática, entre usar contatora ou SSR? Sabemos a diferença conceitual (de funcionamento) entre as duas, mas como isso se reflete para a nossa prática?

Vejo todo mundo usar SSR, por isso quero saber se de boa por uma contatora ali, pois os dois fazem a mesma função (certo?).

Valeu!
 
Na contatora, o contato em si é mecânico, ou seja, é uma bobina eletro-magnética que "corre" e fecha os contatos quando acionada. Ou seja, inviável ser ligada e desligada com alta frequência. É como se fosse um interruptor de parede.

Já o SSR é eletrônico, e permite acioná-lo com pulsos, regulando "na prática" a corrente da saída.

Abraço,

Guenther
 
Valeu, era o que precisava saber.
Alguém quer comprar um controlador com saída a relé? Hehe
 
Gustavo, na pratica, você não terá um controle tão preciso, quer dizer, a variação sera de alguns graus, contra um controle com erro de alguns decimos de graus. Veja na loja aonde você comprou o controlador que eles podem trocar para você.
 
Só pra esclarecer uma dúvida.. se for usar um tic pra controlar uma resistência de 3.000w a 220v (13,6A contra os 16a do tic) não preciso usar o ssr ou uma contatora certo? Usando diretamente o tic não terei perda de potência né?
 
Já queimei um TIC com 2000w/220v na fervura, acho q esses 16a ele só aguenta por pouco tempo, tipo uns 3 minutos acho.
 
Minha outra situação é exatamente essa, Tic com 2000W em 220V. Mas será no HLT, água pra mosturação e lavagem, ou seja, menos uso que para fervura. Tô confiando nos 16A dele...
 
Gustavo, na pratica, você não terá um controle tão preciso, quer dizer, a variação sera de alguns graus, contra um controle com erro de alguns decimos de graus. Veja na loja aonde você comprou o controlador que eles podem trocar para você.
Cara, tentei trocar, mas comprei há mais de um ano... Sem chance. Vou tentar passar ele no mercado livre
 
Já usei em 3 brassagens essa configuração: tic + 3000w e não queimou, o porém, é que tenho percebido certa dificuldade para ferver 30 litros. Fiquei na dúvida se a falta de um ssr ou contatora estaria "perdendo" potência.
 
Eu não usaria direto no tic mesmo que recomendado. Usando um SSR todo calor gerado fica no SSR, além de prolongar a vida útil do tic. Recomendo ainda usar um dissipador de calor no SSR.
 
Usei 3000 watts direto em TIC durante alguns anos.

O meu durou uns 50 minutos ligado a 9a +/- :(

Hj uso 1500w nele direto, mas só pra manter a temperatura, a resistência liga a cada 40 segundos e fica 20 ligada. Até agora ta indo de boa.
 
@gustavoalmeida, no meu HERMS eu uso um TIC que tem rele e o rele do TIC aciona 2 SSRs. Eu achei essa configuração mais interessante, pois a corrente no rele do controlador fica baixa e que faz o serviço "sujo" fica sendo o SSR. No meu caso são quase 22 A de corrente, o que o TIC não suportaria.
 
Nesse caso então seria interessante usar uma contatora entre o tic e a resistência? (Sei que o mais indicado seria usar um ssr, mas tenho uma contatora sobrando aqui).
 
é melhor usar a contatora, pense que, se o rele interno do TiC queimar, o prejuiso é maior
 
SSR só tem sentido MESMO se for usar PID. Se não, pode ser tranquilamente uma contatora.
 
Back
Top