SSR Derretendo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

farleyasouza

Member
Joined
Jun 27, 2016
Messages
15
Reaction score
3
Boas cervejeiros!
Comprei no AE um controlador PID com SSR.
Montei no suporte (que é um tambor) da panela e depois de uma brassagem, abri pra fazer algumas melhorias e constatei que o SSR está derretendo.
Parafusei ele na parede do tambor.
Ele esquenta tanto a chegar nesse nível de calor?

007accc231b3a7df99ca08f49b165977.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Esquenta a ponto de precisar de um dissipador de calor. Pelo visto vc não usou o dissipador e acabou concentrando calor.

Enviado de meu Nexus 9 usando Tapatalk
 
Esquenta a ponto de precisar de um dissipador de calor. Pelo visto vc não usou o dissipador e acabou concentrando calor.

Enviado de meu Nexus 9 usando Tapatalk



Obrigado pela ajuda fdamata
Ficou mais fácil agora.
Achei que algo com a fiação.
Tenho um dissipador, vou monta-lo.
[emoji1363]



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Esquenta a ponto de precisar de um dissipador de calor. Pelo visto vc não usou o dissipador e acabou concentrando calor.

Enviado de meu Nexus 9 usando Tapatalk



Ah! Entendi fdamata!
Pelo visto ele concentra eletricidade e acaba por aquecer muito!
Tenho um dissipador, vou monta-lo.
Obrigado pela ajuda



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ah! Entendi fdamata!
Pelo visto ele concentra eletricidade e acaba por aquecer muito!
Tenho um dissipador, vou monta-lo.
Obrigado pela ajuda



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Não amigo, ele não concentra a eletricidade, ele controla a potencia que vai para sua resistência.
A questão dele esquentar é que ele é um semi-condutor, isso quer dizer que na passagem de corrente ele cria uma leve resistência que é oq faz ele aquecer.
Agora imagine passando 30 amperes por ele. Mesma coisa da resistência de aquecimento, 30A em 220V são pelo menos 6500W, só que o SSR não gera 6,5KW de aquecimento e sim um valor muito menor, só que meros 300W é muito calor.
 
Já derreti 02 ssr.

Um por não usar o dissipador enquanto testava o equipamento;

o Outro por usar um de 40A numa resistencia de 6000W/220V com cabos 6mm², com dissipador e pasta termica entre o ssr e o dissipador.

A solução foi utilizar um de 63A, dissipador, pasta termica e cooler na lateral do painel (sem filtro anti poeira), durante a fervura.
 
Já derreti 02 ssr.

Um por não usar o dissipador enquanto testava o equipamento;

o Outro por usar um de 40A numa resistencia de 6000W/220V com cabos 6mm², com dissipador e pasta termica entre o ssr e o dissipador.

A solução foi utilizar um de 63A, dissipador, pasta termica e cooler na lateral do painel (sem filtro anti poeira), durante a fervura.



Então esse meu precisava de um SSR com mínimo 50A?
A minha resistência é de 5k


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Não amigo, ele não concentra a eletricidade, ele controla a potencia que vai para sua resistência.

A questão dele esquentar é que ele é um semi-condutor, isso quer dizer que na passagem de corrente ele cria uma leve resistência que é oq faz ele aquecer.

Agora imagine passando 30 amperes por ele. Mesma coisa da resistência de aquecimento, 30A em 220V são pelo menos 6500W, só que o SSR não gera 6,5KW de aquecimento e sim um valor muito menor, só que meros 300W é muito calor.



Entendi! Obrigado pela aula. : )


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Então esse meu precisava de um SSR com mínimo 50A?
A minha resistência é de 5k


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eu usei o de 63A pra sobrar.
teoricamente o de 25A atenderia, mas use o de 40 mesmo, preferencialmente o de base metalica.
use pasta termica entre o dissipador e a base do ssr e um cooler proximo ao dissipador.

o cabo de 4mm² te atende, mas um de 6mm² vc dormirá mais tranquilo...
 
Então esse meu precisava de um SSR com mínimo 50A?
A minha resistência é de 5k


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Tudo questão de calculo.

Pela Lei de Ohm.

P=V.i

P= Potencia (W), V= Tensão (Volts), i= Corrente (Amper)

Sendo assim se sua resistência é de 5KW, vc terá o seguinte:

5000 = 220 . i --- i = 5000/220 --- i = 22,7A

5000 = 127 . i --- i = 5000/127 --- i = 39,4A

Se usar em 220V, pode colocar um dissipador de processador de PC e num local que tenha circulação de ar.
Se usar em 127V, use o mesmo dissipador de PC só que com um cooler removendo o ar dele (não soprando para ele).

Eu não sei dizer se essas resistências submersas sofrem variação da resistência elétrica em contato com o mosto, mudando assim o valor da corrente consumida, e tbm considerando a variação da tensão da rede elétrica (5%), não use o de 40A em 127V, de uma folga para ele.
 
Tem algo importante a ser considerado: A probabilidade (alta) de o SSR ser uma falsificação que de fato não suporta os 40 A nominais. Nos fóruns gringos tem bastante gente reclamando que estes SSR de 40 A às vezes não suportam nem 20 A.
Claro, o dissipador é importante em qualquer condição, mas vale a pena considerar esta possibilidade da falsificação também.
 
Perfeito!
Pelos cálculos do Gu_MAZZA, o meu dá!
Só usar o dissipador.
E vale salientar a importância da informação passada pelo Paiakan.
Visto que o que eu comprei foi do Ali Express.
Faz todo sentido.
Vou monta-lo entre hj e amanhã com o dissipador.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boas cervejeiros!
Comprei no AE um controlador PID com SSR.
Montei no suporte (que é um tambor) da panela e depois de uma brassagem, abri pra fazer algumas melhorias e constatei que o SSR está derretendo.
Parafusei ele na parede do tambor.
Ele esquenta tanto a chegar nesse nível de calor?

007accc231b3a7df99ca08f49b165977.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



ae859043c3df1c2ef73cef600712b30b.jpg

Usada com dissipador em uma resistência 110V 3000W
Mesma marca, comprado no miniinthebox.
 
Quer testar um SSR by MAZZA?
Estou com um projeto pela metade aqui, mas não está foda de terminá-lo.

Onde que vc está colocando seus equipamentos?
 
Não uso SSR na panela de fervura. Uso disjuntor + dimmer.



O dimmer serve como um relê?
No caso da fervura não precisa de controlador de temperatura pra fazer rampas.
To pensando em usar um dimmer tbm na panela de fervura.
Eu utilizo na panela de mosturação, na de fervura to usando gás ainda.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
O dimmer controla a tensão e, consequentemente, a pontência da resistência.
 
Então... mesmo usando dissipador me parecem subdimensionados esses chineses... depois d derreter um desmontei pra ver e me senti enganado...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Se aguentam a metade, e realmente custam a metade de um local, basta comprar um local...tem garantia...
 

Latest posts

Back
Top