Sobre Engates Rapidos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pois é, visando o absurdo que são esse engates por aqui, estou pra montar um loja online que terá alguns equipamentos, conexões e todos os tipo de engate rápido de 1/2 em inox, se não tiver tanta pressa coisa de 30 a 40 dias ela estará no ar.
 
Pois é, visando o absurdo que são esse engates por aqui, estou pra montar um loja online que terá alguns equipamentos, conexões e todos os tipo de engate rápido de 1/2 em inox, se não tiver tanta pressa coisa de 30 a 40 dias ela estará no ar.

Tu tem já alguma conexão para venda? Preciso de 2 engates rápidos 1/2 tipo C
 
Acepil é o melhor lugar, porém eles não tem os engates de 1/2 do tipo C, E, DC e DP. Também não vendem menos de 250 reais.

Comprei minhas válvulas e conexões em inox na Acepil, como comentado o material parece muito bom. Eu fui um dia na loja física e eles possuem os engates rápidos (pelo menos em 3/4) e para mim venderam ítens isolados (menos que esse valor - uma compra foi 120 e outro ficou 20 reais)

Abs
 
Comprei minhas válvulas e conexões em inox na Acepil, como comentado o material parece muito bom. Eu fui um dia na loja física e eles possuem os engates rápidos (pelo menos em 3/4) e para mim venderam ítens isolados (menos que esse valor - uma compra foi 120 e outro ficou 20 reais)

Abs
Qual é a diferença de trabalho entre conectar e desconectar uma mangueira de silicone de um espigão de bitola correta........ comparando com o trabalho de conectar uma mangueira com engate rápido?

Eu explico..... a diferença de comodidade, trabalho, etc, é quase zero.

Eu vejo pessoas usando engates rápidos simplesmente por acharem bonito na maioria dos casos, mas sem entender direito o conceito de usar ou não engate rápido.

Engate rápido deve ser usado em 2 casos.......... quando conectar/desconectar com o tipo de mangueira/espigão utilizado é difícil (exemplo, utilizando mangueira cristal, etc), OU............ quando se trabalha com pressão, pois o engate rápido não deixa a mangueira se soltar.

Isso quer dizer que, quem utiliza mangueiras de silicone com terminais apropriados (ou seja, mangueira de 1/2", com espigão de 1.2"), e não trabalha com bombas muito mais potentes que uma Chugger Pump, não tem praticamente motivo algum pra usar engate rápido a não ser uma questão de estética, gosto pessoal, etc.... mas requisito mecânico forte, não há...... pois mangueira de silicone é uma barbada de conectar/desconectar, e não há alta pressão.

Abraço,
 
Last edited:
Qual é a diferença de trabalho entre conectar e descontar uma mangueira de silicone de um espigão de bitola correta........ comparando com o trabalho de conectar uma mangueira com engate rápido?

Eu explico..... a diferença de comodidade, trabalho, etc, é quase zero.

Eu vejo pessoas usando engates rápidos simplesmente por acharem bonito na maioria dos casos, mas sem entender direito o conceito de usar ou não engate rápido.

Engate rápido deve ser usado em 2 casos.......... quando conectar/desconectar com o tipo de mangueira/espigão utilizado é difícil (exemplo, utilizando mangueira cristal, etc), OU............ quando se trabalha com pressão, pois o engate rápido

Isso quer dizer que, quem utiliza mangueiras de silicone com terminais apropriados (ou seja, mangueira de 1/2", com espigão de 1.2"), e não trabalha com bombas muito mais potentes que uma Chugger Pump, não tem praticamente motivo algum pra usar engate rápido a não ser uma questão de estética, gosto pessoal, etc.... mas requisito mecânico forte, não há...... pois mangueira de silicone é uma barbada de conectar/desconectar, e não há alta pressão.

Abraço,

Agora que tu falou, pensei na mesma coisa umas 10x... Meu único medo era essa mangueira sair soltando tudo e mandando cerveja pra todo lado da sala.

Tu fala que usar as mangueiras para transferencia com um chugger sem usar nem uma braçadeira a mangueira so encaixar na mao mesmo ela nao vai soltar, nao precisa nem de braçadeira?

So pergunto pq vi muitos videos na net que os caras usam mas se for o caso de estetica pra mim nao faz diferenca.
 
Com chugger, conectando uma mangueira de silicone 1/2 polegada, em espigões de meia polegada... não precisa nem de braçadeira. Ela entra justo, e a pressão da bomba não chega nem perto de conseguir soltar a mangueira.

Abraço,
 
Tu fala que usar as mangueiras para transferencia com um chugger sem usar nem uma braçadeira a mangueira so encaixar na mao mesmo ela nao vai soltar, nao precisa nem de braçadeira?

A até sem abraçadeira a mangueira não solta General, porem por segurança, eu sempre coloco ela pelo menos uns 3/4 do espigão, com isso, ela fica um pouco ruim de tirar depois de horas na brassagem, pra tirar tem q puxar bem, e veja, a mangueira parece um elástico, se não controlar a puxada, pode bater a mão em algo e se cortar, ralar, etc... uso engate por isso e pela rapidez no acoplar e desacoplar.
 
Eu uso engate rápido exclusivamente pela estética rsrssr... gosto e cuido da aparência do meu equipamento e acho os engates rápidos bem legais.
Comprei todos na Acepil (como todas as minhas válvulas e conexões) e nunca foi necessário ter um valor mínimo.
 
Com chugger, conectando uma mangueira de silicone 1/2 polegada, em espigões de meia polegada... não precisa nem de braçadeira. Ela entra justo, e a pressão da bomba não chega nem perto de conseguir soltar a mangueira.

Abraço,

Esse é meu setup, e confirmo, para soltar a mangueira do espigão tem até que fazer certa força, não tem como se soltar sozinha.
 
Com chugger, conectando uma mangueira de silicone 1/2 polegada, em espigões de meia polegada... não precisa nem de braçadeira. Ela entra justo, e a pressão da bomba não chega nem perto de conseguir soltar a mangueira.

Abraço,
To com vc guenter. Meu setup eh todo assim mangueiras de silicone e espigao de 1/2. Uso a chugger e nao solta de jeito nenhum.
 
Muito bem entao vou seguir o conselho dos amigos ai, prefiro algo funcional do que estetico.
Futuramente posse pensar em algo mais estetico, nao agora.
 
Exatamente.

O equipamento de inox que estou construindo.... grande parte das coisas que estou fazendo, polimentos e outras coisas.... são muito por estética.

Estética é algo pessoal, mas muitas vezes pode fazer diferença. Pra mim a estética geral de um equipamento, a coisa estar toda organizada, etc... me estimula a fazer cerveja.

Já no caso do engate rápido, pra mim pessoalmente, a estética não muda muito porque o acabamento de uma mangueira de silicone num espigão de Inox já fica bem legal.

Já nesse equipamento que estou fazendo..... pulei lá pra cima e estou fazendo as tubulações fixas de inox polido... .hehehehe. Shiny and Bright! :)

Abraço,
 
Prezados,

para instalar os engates rápidos nas conexão da válvula esfera tripartida de 1/2" instalada na panela BrewTec para mangueiras de 1/2" quais seriam os modelos recomendados?
 
Back
Top