Sistema recirculante elétrico - Similar BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caioiac

Well-Known Member
Joined
Apr 15, 2014
Messages
82
Reaction score
9
Fala pessoal,

Estou pensando em montar um sistema, que imagino ser similar a um BIAB.

Captura de Tela 2014-07-03 às 11.03.43.jpg

Estou pensando em utilizar um filtro bazooka, devido a panela vendida pelo Lamas já com ele incluso.
Deveria utiliza-lo ou utilizar fundo falso gera menos problemas com entupimentos?

Além disso estou pensando a princípio em utilizar um Tic17 para controlar as resistências elétricas enquanto não monto um sistema mais complexo. É problemático usa-lo? Creio que ele possui um relê mecânico, e tenho medo que os acionamentos repetidos causem algum dano.

Vou deixar de preguiça e buscar meus livros antigos para calcular a potência elétrica mínima da resistência que devo usar para esse caldeirão de 52L, mas se alguém já tiver um valor ai na ponta da língua ficarei feliz em não incomodar meus livros. :)

Além disso, para a montagem posterior de um sistema melhor de controle da temperatura, alguém já sabe de algum controlador vendido montado, ou onde poderia encontrar os itens necessários como termopar e relês de estado sólido para uso com placa arduino?

Pra quem tiver pensando em montar algo do tipo, já deixo aqui o orçamento que calculei dos materiais, lembrando que o termopar não está incluso, que os caldeirões já estão montados com registro e filtro e que as mangueiras à serem utilizadas também não estão calculadas.

Captura de Tela 2014-07-03 às 11.22.09.jpg

No mais é isso daí! Favor critiquem o sistema planejado!

:mug:
 
Na verdade BIAB quer dizer Brew in a Bag. Ou seja, só é considerado BIAB se você utiliza um saco de grãos.

Eu uso um sistema de BIAB. Se você for usar o saco de grãos não tem a necessidade da bazooka pois a filtragem fica por conta do próprio saco.

Pelo que entendi do seu sistema você vai fazer aquecimento do mosto em uma serpentina passando por um recipiente com água quente, é isso?

Se for isso é considerado HERMS sim. Neste caso, recomendo você utilizar fundo falso ao invés da bazooka.

Minhas duas panelas eu comprei no Lamas também. Duas de 52 litros. Uma delas é a de mosturação, com resistência instalada, uso um fundo falso somente para impedir que o saco de grãos encoste na resistência.

A panela de fervura também tem resistências. Uso 3Kw para ferver 50 litros de mosto e ferve numa boa. Não é super intensa a fervura mas vai muito bem.

A panela de fervura você pode ver como é neste post:
http://www.homebrewtalk.com.br/f38/vendo-panela-de-fervura-eletrica-completa-404163/

A panela de mosturação usa recirculação constante com bomba. Seguem algumas fotos dela.

Eu acho o sistema muito bom. Quase não tenho trabalho manual.

Abraço!
 

Attachments

  • IMG_20140504_183100.jpg
    IMG_20140504_183100.jpg
    37.5 KB · Views: 767
  • IMG-20140525-WA0006.jpg
    IMG-20140525-WA0006.jpg
    54.2 KB · Views: 747
  • IMG_20140504_183045.jpg
    IMG_20140504_183045.jpg
    42.2 KB · Views: 753
  • IMG_20140504_181158.jpg
    IMG_20140504_181158.jpg
    50.1 KB · Views: 691
  • IMG_20140504_181127.jpg
    IMG_20140504_181127.jpg
    27.7 KB · Views: 697
Pelo que entendi é simplesmente um sistema RIMS (pois não tem serpentina) com duas panelas, sem lavagem.

Vai funcionar com certeza.

Lembre-se que sensor do TIC deve ficar medindo a temperatura do mosto que retorna lá na panela de cima.

Abraço,
 
Na verdade BIAB quer dizer Brew in a Bag. Ou seja, só é considerado BIAB se você utiliza um saco de grãos.

Eu uso um sistema de BIAB. Se você for usar o saco de grãos não tem a necessidade da bazooka pois a filtragem fica por conta do próprio saco.

Pelo que entendi do seu sistema você vai fazer aquecimento do mosto em uma serpentina passando por um recipiente com água quente, é isso?

Se for isso é considerado HERMS sim. Neste caso, recomendo você utilizar fundo falso ao invés da bazooka.

Minhas duas panelas eu comprei no Lamas também. Duas de 52 litros. Uma delas é a de mosturação, com resistência instalada, uso um fundo falso somente para impedir que o saco de grãos encoste na resistência.

A panela de fervura também tem resistências. Uso 3Kw para ferver 50 litros de mosto e ferve numa boa. Não é super intensa a fervura mas vai muito bem.

A panela de fervura você pode ver como é neste post:
http://www.homebrewtalk.com.br/f38/vendo-panela-de-fervura-eletrica-completa-404163/

A panela de mosturação usa recirculação constante com bomba. Seguem algumas fotos dela.

Eu acho o sistema muito bom. Quase não tenho trabalho manual.

Abraço!

Bacana seu set up!

Na verdade eu considerei o meu um BIAB, pois é de alguma forma similar, aquelas que utilizam uma panela dentro sejam mais próximas de um BIAB.

Para economizar, e utilizar apenas uma resistência, eu optei por usar panelas em alturas diferentes, sendo que a de fervura conteria a resistência que entra em contato direto com o mosto.

O que você usa para controlar a temperatura Guilherme?

Pelo que entendi é simplesmente um sistema RIMS (pois não tem serpentina) com duas panelas, sem lavagem.

Vai funcionar com certeza.

Lembre-se que sensor do TIC deve ficar medindo a temperatura do mosto que retorna lá na panela de cima.

Abraço,

Obrigado pela informação que a medida da temperatura deve ser feita la em cima. Hoje visitei uma loja em BH que produzem um equipamento BIAB de panelas e roubei a ideia deles de como acoplar o termopar na saída do mosto.

Vou ver ainda se compro o módulo controlador deles que até conexão via bluetooth tem!

Eu devo montar esse equipamento apenas daqui a um mês. Quando tiver feito coloco fotos aqui.

Abraços
 
O que você usa para controlar a temperatura Guilherme?

Enquanto não chega meu controlador da China eu uso um termômetro comum que comprei no DX.

Esse aqui: http://www.dx.com/p/1-5-lcd-digital-thermometer-w-probe-black-199327

Fiz diversos furos na mangueira de retorno para o mosto voltar por igual. Simplesmente enfiei o sensor dele em um desses furos, o mais próximo possível do retorno.

Aí fico ligando e desligando a resistência da tomada na mão mesmo.

Na segunda foto da pra ver o sensor com o fio saindo enfiado na mangueira.

Quando chegar o controlador vou usar da mesma forma.
 
A única que vende insumos. A casa olec. Eles estão com a máquina própria cigarra elétrica. Ainda não conversei com o dono (Mateus) mas devo fazer isso assim que montar meu equipamento.
 
Na verdade BIAB quer dizer Brew in a Bag. Ou seja, só é considerado BIAB se você utiliza um saco de grãos.

Eu uso um sistema de BIAB. Se você for usar o saco de grãos não tem a necessidade da bazooka pois a filtragem fica por conta do próprio saco.

Pelo que entendi do seu sistema você vai fazer aquecimento do mosto em uma serpentina passando por um recipiente com água quente, é isso?

Se for isso é considerado HERMS sim. Neste caso, recomendo você utilizar fundo falso ao invés da bazooka.

Minhas duas panelas eu comprei no Lamas também. Duas de 52 litros. Uma delas é a de mosturação, com resistência instalada, uso um fundo falso somente para impedir que o saco de grãos encoste na resistência.

A panela de fervura também tem resistências. Uso 3Kw para ferver 50 litros de mosto e ferve numa boa. Não é super intensa a fervura mas vai muito bem.

A panela de fervura você pode ver como é neste post:
http://www.homebrewtalk.com.br/f38/vendo-panela-de-fervura-eletrica-completa-404163/

A panela de mosturação usa recirculação constante com bomba. Seguem algumas fotos dela.

Eu acho o sistema muito bom. Quase não tenho trabalho manual.

Abraço!

Guilherme, tenho uma bombinha dessa de aquecimento solar, ela funciona bem conectada diretamente na panela?

Sempre usei com duas mangueiras.
 
Guilherme, tenho uma bombinha dessa de aquecimento solar, ela funciona bem conectada diretamente na panela?

Sempre usei com duas mangueiras.

Cara, funciona que é uma beleza! Eu fiquei surpreso com a eficiência dessa bomba!

Pode rosquear direto na panela tranquilamente!
 
Tenho uma dúvida sobre bombas.
Para a parte quente pode ser utilizada qualquer bomba desde que ela aguente a temperatura?
A xingling que estava à venda no lamas esgotou, agora to a procura de uma nova pra usar, mas não sei qual tipo pode ser usada. Não tem problemas perigo de usar uma bomba com algum componente tóxico? E onde é bom de achar essas bombas de aquecimento solar por um preço bacana?
 
Na verdade BIAB quer dizer Brew in a Bag. Ou seja, só é considerado BIAB se você utiliza um saco de grãos.

Eu uso um sistema de BIAB. Se você for usar o saco de grãos não tem a necessidade da bazooka pois a filtragem fica por conta do próprio saco.

Pelo que entendi do seu sistema você vai fazer aquecimento do mosto em uma serpentina passando por um recipiente com água quente, é isso?

Se for isso é considerado HERMS sim. Neste caso, recomendo você utilizar fundo falso ao invés da bazooka.

Minhas duas panelas eu comprei no Lamas também. Duas de 52 litros. Uma delas é a de mosturação, com resistência instalada, uso um fundo falso somente para impedir que o saco de grãos encoste na resistência.

A panela de fervura também tem resistências. Uso 3Kw para ferver 50 litros de mosto e ferve numa boa. Não é super intensa a fervura mas vai muito bem.

A panela de fervura você pode ver como é neste post:
http://www.homebrewtalk.com.br/f38/vendo-panela-de-fervura-eletrica-completa-404163/

A panela de mosturação usa recirculação constante com bomba. Seguem algumas fotos dela.

Eu acho o sistema muito bom. Quase não tenho trabalho manual.

Abraço!

To pensando em fazer a brassagem com uma panela dessa, só que tudo na mesma panela. A resistencia em baixo do fundo falso, e para não caramelizar, vou usar uma bomba de recirculação (maquina de larvar) sempre que a resistência ligar (vou usar um tic para controlar a temperatura).
 
Na verdade BIAB quer dizer Brew in a Bag. Ou seja, só é considerado BIAB se você utiliza um saco de grãos.

Eu uso um sistema de BIAB. Se você for usar o saco de grãos não tem a necessidade da bazooka pois a filtragem fica por conta do próprio saco.

Pelo que entendi do seu sistema você vai fazer aquecimento do mosto em uma serpentina passando por um recipiente com água quente, é isso?

Se for isso é considerado HERMS sim. Neste caso, recomendo você utilizar fundo falso ao invés da bazooka.

Minhas duas panelas eu comprei no Lamas também. Duas de 52 litros. Uma delas é a de mosturação, com resistência instalada, uso um fundo falso somente para impedir que o saco de grãos encoste na resistência.

A panela de fervura também tem resistências. Uso 3Kw para ferver 50 litros de mosto e ferve numa boa. Não é super intensa a fervura mas vai muito bem.

A panela de fervura você pode ver como é neste post:
http://www.homebrewtalk.com.br/f38/vendo-panela-de-fervura-eletrica-completa-404163/

A panela de mosturação usa recirculação constante com bomba. Seguem algumas fotos dela.

Eu acho o sistema muito bom. Quase não tenho trabalho manual.

Abraço!

Você usou tela de pizza como fundo falso? funcionou bem? não passou grãos?
 
Você usou tela de pizza como fundo falso? funcionou bem? não passou grãos?

Na verdade a tela de pizza só serve para o bag de voil não encostar na resistência e queimar.

Já não estou mais com este setup. Vendi todas as panelas e estou montando um herms de 75 litros finais.

Vou postar em outro tópico a evolução do equip.

Mas recomendo do jeito que eu usava meu antigo. Fiz diversas brassagens nele e sempre me atendeu muito bem!
 
Back
Top