Sistema elétrico HERMS

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robertocaruso

Well-Known Member
Joined
Oct 21, 2014
Messages
148
Reaction score
26
Estou começando a planejar o meu segundo equipamento.
Pensei em montar um sistema HERMS, e tenho dúvida quanto ao tamanho da serpentina para o aquecimento do mosto.
O equipamento vai ser para 20 litros de cerveja, com uma serpentina de 5 metros e 1/2" vou conseguir manter a temperatura estável durante a recirculação e rampas de temperatura?
 
Estou começando a planejar o meu segundo equipamento.
Pensei em montar um sistema HERMS, e tenho dúvida quanto ao tamanho da serpentina para o aquecimento do mosto.
O equipamento vai ser para 20 litros de cerveja, com uma serpentina de 5 metros e 1/2" vou conseguir manter a temperatura estável durante a recirculação e rampas de temperatura?

Cara, eu acredito que sim, mas so testando para saber, mas o que pode ajudar é controlando a vazão que o mosto passa pela serpentina, se você não estiver atingindo a temperatura vc pode tentar diminuir a vazão por ex. E tbm pode trabalhar com uma temperatura maior na panela que contem a serpentina (hlt).

Acredito que ajustando esses dois parametros vc conseguirá colocar esse seu herms para funcionar. Pois as outras duas coisas que sao o comprimento e espessura da serpentina, vc nao pode mudar, ja que vai usar essa que tem ai.

Esses 5 metros de 1/2" equivalem a quase 9 metros de 3/8" em relaçao ao volume de liquido dentro da serpentina. Baseado em outros setups que ja vi acredito que funcione, levando em conta o que disse acima.
 
A ideia é também de utilizar apenas uma bomba, assim a HLT ficaria em um nível mais alto e a de brassagem e fervura no mesmo nível.
Para o controle vou utilizar um Arduino, assim consigo controlar todas as temperaturas e tempos em um lugar só. Ainda estou estudando os componentes para utilizar.
 
Pretendo montar meu segundo equipamento também. (Tinha um sistema de 40 litros com 3 panelas, por gravidade, com fogareiros).

Quero agora que seja elétrico, para 20 litros, e bastante automatizado.

Não consigo enxergar as vantagens do HERMS sobre o RIMS.....

Podem me ajudar a entender porque fazer um HERMES?
 
Pretendo montar meu segundo equipamento também. (Tinha um sistema de 40 litros com 3 panelas, por gravidade, com fogareiros).

Quero agora que seja elétrico, para 20 litros, e bastante automatizado.

Não consigo enxergar as vantagens do HERMS sobre o RIMS.....

Podem me ajudar a entender porque fazer um HERMES?

Herms significa, sistema de troca de calor por recirculação durante a brassagem.

A maior vantagem é economia energetica, pois ao inves de gastar energia aquecendo a panela de mostura e tbm a panela de agua de lavagem, vc usa energia para aquecer somente uma panela. Nessa panela chamada de HLT vc tem uma serpentina que fica mergulhada na agua de lavagem e por ela vc bombeia o mosto que o retorna aquecido para a panela de mostura, isso continuamente. Durante a lavagem, vc usa essa agua que aqueceu o mosto.

Muito resumidamente é isso, procure entender o basico em outros topicos ou videos no you tube, quando tiver duvidas mais especificas é so perguntar.
 
A ideia é também de utilizar apenas uma bomba, assim a HLT ficaria em um nível mais alto e a de brassagem e fervura no mesmo nível.
Para o controle vou utilizar um Arduino, assim consigo controlar todas as temperaturas e tempos em um lugar só. Ainda estou estudando os componentes para utilizar.

Entendi, eu já havia pensado em fazer o mesmo, mas existe um problema, vc precisa colocar a agua do hlt em movimento, via bomba ou agitação mecanica. Pois vc vai ter um diferencial de temperatura entre a parte inferior e superior da serpentina, o que demandará uma maior temperatura da agua para compesar esse diferencial e acredito que seja mais dificil de controlar essa temperatura para vc atingir a temperatura de mostura.

A melhor forma e já comprovada é movimentar a agua do hlt, assim vc tem uma temperatura homogenea em tds os pontos da serpentina dela.
 
Entendi, eu já havia pensado em fazer o mesmo, mas existe um problema, vc precisa colocar a agua do hlt em movimento, via bomba ou agitação mecanica. Pois vc vai ter um diferencial de temperatura entre a parte inferior e superior da serpentina, o que demandará uma maior temperatura da agua para compesar esse diferencial e acredito que seja mais dificil de controlar essa temperatura para vc atingir a temperatura de mostura.

A melhor forma e já comprovada é movimentar a agua do hlt, assim vc tem uma temperatura homogenea em tds os pontos da serpentina dela.

Já estava pensando em ter uma bamba reserva, vou colocar para funcionar então.
 
Já estava pensando em ter uma bamba reserva, vou colocar para funcionar então.

Não é necessário... tenho um sistema exatamente como você diz que pretende construir.. a própria convecção da água já mantém uma certa constância na temperatura..

Mas o principal é medir a temperatura quando ela entra na panela de mostura, assim você erra sempre pra baixo (quando estiver controlando, via arduino, o ligar/desligar da resistência), evitando qualquer denaturalização das proteínas.

Aproveitando o ensejo, para construir esse sistema você vai precisar de um arduino/raspberry, uma placa de relés, contatores ou SSR e uma resistência dimensionada para suas necessidades... no meu caso utilizo uma de 5500W para 50L do HLT.

No meu caso coloquei também uma tela de LCD e um teclado para programar o arduino sem ter que compilar e subir o código a cada receita.

Enfim, se eu puder ajudar de mais alguma forma, é só falar!

Abraços!
 
Não é necessário... tenho um sistema exatamente como você diz que pretende construir.. a própria convecção da água já mantém uma certa constância na temperatura..

Mas o principal é medir a temperatura quando ela entra na panela de mostura, assim você erra sempre pra baixo (quando estiver controlando, via arduino, o ligar/desligar da resistência), evitando qualquer denaturalização das proteínas.

Aproveitando o ensejo, para construir esse sistema você vai precisar de um arduino/raspberry, uma placa de relés, contatores ou SSR e uma resistência dimensionada para suas necessidades... no meu caso utilizo uma de 5500W para 50L do HLT.

No meu caso coloquei também uma tela de LCD e um teclado para programar o arduino sem ter que compilar e subir o código a cada receita.

Enfim, se eu puder ajudar de mais alguma forma, é só falar!

Abraços!

Vou utilizar um arduino como controlador, já tenho os sensores e o SSR para a HLT.
 
Eu tenho duas bombas, pois alem de conseguir homegenizar a agua do HLT e nao precisar trabalhar com sistema por gravidade ( acredito que trabalhar no mesmo nivel seja mais ergonomico e funcional), essa bomba é de extrema importancia para mim, pois durante a lavagem eu conecto a saida principal da panela hlt na bomba e entao na entrada da serpentina do herms.

Ou seja, a agua de lavagem passa por toda serpentina e só entao vai para a panela de mostura, assim consigo retirar aquele resto de mosto que ficou na serpentina e ao mesmo tempo estou fazendo a limpeza dela.

Sobre a convecção, ela pode funcionar para uns e para outros não, claro q existe essa dinamica de fluidos, mas a homogeinidade vai depender do tamanho da sua panela e da temperatura. A minha é de 100 litros e neste caso, eu preciso de uma bomba, que aumenta indiscutivelmente a eficiencia de troca termica (garanto que a temperatura é a mesma em todos os pontos da serpentina), nem se compara a simplesmente deixar a convecção fazer o trabalho.
 
Rodrigo, o sistema que estou montando é para 20 litros, não devo ter muito problema com perda de calor se não utilizar uma bomba para circular a água da HLT.
Gostei da ideia de fazer a entrada de água na panela de mostura utilizando a serpentina, facilitando a limpeza da mesma.
 
Para a HLT, uma resistência de 2000W x 220V está legal? Poderia ser menos potente?
 
Não é necessário... tenho um sistema exatamente como você diz que pretende construir.. a própria convecção da água já mantém uma certa constância na temperatura..

Mas o principal é medir a temperatura quando ela entra na panela de mostura, assim você erra sempre pra baixo (quando estiver controlando, via arduino, o ligar/desligar da resistência), evitando qualquer denaturalização das proteínas.

Aproveitando o ensejo, para construir esse sistema você vai precisar de um arduino/raspberry, uma placa de relés, contatores ou SSR e uma resistência dimensionada para suas necessidades... no meu caso utilizo uma de 5500W para 50L do HLT.

No meu caso coloquei também uma tela de LCD e um teclado para programar o arduino sem ter que compilar e subir o código a cada receita.

Enfim, se eu puder ajudar de mais alguma forma, é só falar!

Abraços!

Olá marcelhb, o seu equipamento é pra quantos litros?

Tb estou querendo montar um HERMS para 40l e estou com as mesmas dúvidas com relação ao tamanho da serpentina (pretendo colocar uma de inox) e a potencia das resistências.

Se puder ajudar eu agradeço.
 
Olá marcelhb, o seu equipamento é pra quantos litros?

Tb estou querendo montar um HERMS para 40l e estou com as mesmas dúvidas com relação ao tamanho da serpentina (pretendo colocar uma de inox) e a potencia das resistências.

Se puder ajudar eu agradeço.

Então.. meu sistema é composto por 3 barris de chope de 50L, então isso limita um pouco a produção pois a panela de fervura é do mesmo tamanho...

A serpentina que eu uso pra 50L é de 15m de INOX... não sei exatamente que cálculo fiz na época para chegar nesse valor...

A resistência usei essa calculadora http://processheatingservices.com/water-heating-time-calculator/ e dimensionei para aumentar a temperatura a 1 grau por minuto... é claro que o aquecimento do mosto vai depender da troca de calor possível (vol por litro)... então no meu caso uso uma resistência de 5500W.

Qualquer outra dúvida só falar!

Abraço!
 
Olá marcelhb , você se lembra onde comprou esta serpentina de 15 metros?
 
Tenho um Herms de 50-60l finais. Vou tentar explicar os problemas que tive e soluções do meu ponto de vista. Nada aqui é 100% certo.

Inicialmente meu Herms tinha apenas uma bomba, serpentina dentro do HLT. Todos os tanques no mesmo nível e fazia batch sparge. Ao tentar alcançar uma eficiência maior que 75% tive que começar a fazer lavagem em 2 batchs, ou seja, fazer o primeiro>>>recircular>>jogar para BK >>>fazer o segundo >> recircular >>> jogar para o Bk. Funcionava, mas sempre quis implementar um Fly continuo. Vale lembrar que para mim o Fly ou o batch demoram a mesma coisa , visto que o fly eu faço bem lento agora(40-60 min)

Agora eu faço igual ao rodrigo. Tenho duas bombas sendo uma chugger que faz o recalque de mosto e uma de maquina de lavar para lavagem. Não uso essa bomba para homogeneizar o HLT, para mim a convecção natural atende, testado e medida a temperatura do tanque em vários pontos. A temperatura não é igual, mas a parte de cima é maior, o que era o intuito visto que o sensor está ali na saída da serpentina.

A vantagem é terminar de fazer a lavagem e a serpentina do herms estar limpa, no meu caso com 35-40 litros de água a 80C, só tirar o tanque e secar.

Quanto as potências da resistências. Meu controle também e por arduino, e tudo depende de como você faz a configuração do seu PID. No meu caso foi usado PWM. Fiz alguns cálculos e modelos iniciais para ter uma ideia de trocas térmicas e conhecer a planta de controle e o sistema de aquecimento. O que eu vi foi que para o meu sistema eu precisaria de 350W para manter a temperatura em 65 graus constantes, ou seja, as perdas de calor para o meio era aproximadamente isso. Tendo isso em mente + a ideia de que eu ia controlar a resistência através de pulsos e que teria que esquentar a agua do HLT+MLT (75 litros) eu escolhi a maior resistência possível que não fosse interferir no controle.

Se fosse uma de 8kW, o controle estabilizaria em 350w (<5%), ou seja, seria um pulso de período muito curto, portanto estabeleci o máximo de 4kW onde o sistema ficaria em 10-20% porque com ctz tinham coisas que não foram incluídas no cálculo térmico.

Com a resistência do Bk foi seguida a referência do tópico fixo.

Vamos a discussão, essas foram a minhas condições de contorno. Para 4kW e 75 litros de água foram calculados os tempos que levaria para o aquecimento. Supondo uma água de 25 graus sendo aquecida até 65 graus ficaria algo em torno de:

Q=75000[g]*1[cal/gC]*(65-25)[C]*4,184[conversão calorias para joule]=12552[kJ].

Com 4kW de potência, sem considerar perdas teríamos na melhor das hipóteses:

Tempo=12552000 [J]/4000[J/s]= 3138 s = 52.3 min --> 0.76 graus/min.

Admitimos em torno de uma hora um tempo razoável enquanto moíamos 12-15kg de malte e organizamos as coisas. (na época)

Partimos para o tamanho da serpentina do HLT. Como o HLT sempre ficará em uma temperatura maior que o MLT, queríamos minimizar ao máximo a diferença entre eles para diminuir problemas que teríamos com lavagem e mash-out(temperatura elevada lavagem). Imagina se na hora do mash-out a temperatura do HLT fosse 10 graus acima do mash-out em 76-78C? Não ficaria um processo fluido pois eu teria que ou esperar abaixar pra menos de 80C para lavagem, ou uma solução seria acrescentar água no HLT para baixar. Tentando minimizar e garantir a maior troca possível e rápida o critério de seleção da serpentina foi, a maior possível por restrição dimensional.

Esquematizamos o HLT com as distâncias de cada elemento, estabelecemos quantidade de água de lavagem mínima para cobrir a serpentina no espaço determinado e calculamos seu comprimento máximo em 15metros 1/2`. Não achamos uma de 15 metros sem solda então foi feita de 12 metros com 1 ponto de solda.

Agora vamos ao resultados que obtivemos. Depois do sistema montado queríamos retirar de forma experimental a planta de controle para melhor definir os ganhos dos controladores mas não vou entrar no mérito. Vou direto para os resultados que tive para discussão.

Depois de regular os ganhos e diversos testes obtivemos em uma simulação com set point 72 graus o seguinte gráfico. Em que: DELT T é diferença entre MLT e HLT; CAIXA - é um sensor dentro da caixa de controle para ver se o calor dissipado pelo SSR não iria danificar algo; POTENCIA é a porcentagem do controle.

nmH0Lq.jpg


-Pelo gráfico podemos estabelecer alguns dados importantes. Diferença média entre o HLT e MLT 5.2 graus durante o aquecimento e 2,5 graus durante o controle de temperatura.

-Aquecimento do MLT 0,56 graus/min

-Potência de controle estabilizado -13%



Minhas conclusões.

-Hoje faço mash-out em 76C e a agua de sparge fica perto dos 78-79.

-0,56 graus por minutos para receitas com muitas rampas demanda um tempo a mais de brassagem onde eu me adaptei da seguinte maneira. Por exemplo: Em vez de parada a 50 graus por 15 min eu faço parada em 50 por 6min-8min. Mas isso é adaptação, é por isso que as vezes a mesma receita feita em dois sistemas distintos apresentam diferenças.

-A adição da 4 panela com volume menor é uma opção para tentar se aproximar de 1grau/min e diminuir o tempo de brassagem e em alguns casos resolver o problema da água de lavagem(qual eu não tenho)

-Hoje para não usar a 4 panela eu colocaria duas resistências no HLT, uma para controle e outra para ajudar no aquecimento para tentar chegar em algo perto de 0,9-1 grau/min. Porêm tudo automático no arduino.

Deixo uma foto do sistema, é cheio das válvulas mas não tenho que tirar nenhuma mangueira durante a brassagem. As que vou tirando vou lavando e guardando.

Me desculpem pelo textão. Espero que ajude.

Abraço.


aDWQTr.jpg
 
amigos, estou com um problema no meu sistema HERMS, o SG Pre-Boil está ficando abaixo do esperado, ou seja, a eficiencia do meu equipamento está ruim.
Dessa última vez que fiz cerveja, fiz a brassagem em 75 minutos recirculando o tempo sem mexer na panela (deixo sempre 2~3 dedos de agua para não atrapalhar a cama de grãos). Alguem ja passou por isso?
 
Back
Top