Single Hops - Amarillo e Citra

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Prezados, estou querendo para as próximas levas fazer uma single Hop.
Criei duas receitas, uma com Citra e uma com Amarillo e queria a opinião de vocês.

A base é a mesma, só mudam os lúpulos. Ainda estou na dúvida no fermento, ou vou de US-05 (que eu não tenho gostado muito, não sei se é erro no meu processo mas tem sempre deixado um gosto meio adocicado no aftertaste) ou se vou de American Ale da BIO4, alguém já usou?

HOME BREW RECIPE:
Title: AMARILLO Single Hop
Author: FRK


Brew Method: BIAB
Style Name: American Pale Ale
Boil Time: 60 min
Batch Size: 21 liters (fermentor volume)
Boil Size: 28.5 liters
Boil Gravity: 1.041
Efficiency: 70% (brew house)

STATS:
Original Gravity: 1.055
Final Gravity: 1.016
ABV (standard): 5.24%
IBU (tinseth): 43.66
SRM (morey): 6.67

FERMENTABLES:
3 kg - Pilsen Agrária (54.1%)
2 kg - German - Pale Ale (36%)
0.4 kg - Flaked Oats (7.2%)
0.15 kg - pilsen agraria - Caramelado (2.7%)

HOPS - Amarillo:
20 g - Amarillo, Type: Pellet, AA: 8.6, Use: Boil for 60 min, IBU: 22.56
10 g - Amarillo, Type: Pellet, AA: 8.6, Use: Boil for 30 min, IBU: 8.67
10 g - Amarillo, Type: Pellet, AA: 8.6, Use: Boil for 15 min, IBU: 5.6
10 g - Amarillo, Type: Pellet, AA: 8.6, Use: Boil for 10 min, IBU: 4.09
10 g - Amarillo, Type: Pellet, AA: 8.6, Use: Boil for 5 min, IBU: 2.25
10 g - Amarillo, Type: Pellet, AA: 8.6, Use: Boil for 1 min, IBU: 0.49

MASH GUIDELINES:
1) Temperature, Temp: 68 C, Time: 80 min, Amount: 25 L
2) Sparge, Temp: 68 C, Amount: 7 L

OTHER INGREDIENTS:
1 each - Whirfloc, Time: 10 min, Type: Fining, Use: Boil

YEAST:
Fermentis / Safale - American Ale Yeast US-05
Starter: Yes
Form: Dry
Attenuation (avg): 72%
Flocculation: Medium
Optimum Temp: 15 - 23.89 C
Fermentation Temp: 18 C
Pitch Rate: 0.75 (M cells / ml / deg P)

HOME BREW RECIPE:
Title: CITRA Single Hop
Author: FRK


Brew Method: BIAB
Style Name: American IPA
Boil Time: 60 min
Batch Size: 21 liters (fermentor volume)
Boil Size: 28.5 liters
Boil Gravity: 1.041
Efficiency: 70% (brew house)

STATS:
Original Gravity: 1.055
Final Gravity: 1.014
ABV (standard): 5.46%
IBU (tinseth): 55.84
SRM (morey): 6.67

FERMENTABLES:
3 kg - Pilsen Agrária (54.1%)
2 kg - German - Pale Ale (36%)
0.4 kg - Flaked Oats (7.2%)
0.15 kg - pilsen agraria - Caramelado (2.7%)

HOPS:
20 g - Citra, Type: Pellet, AA: 11, Use: Boil for 60 min, IBU: 28.86
10 g - Citra, Type: Pellet, AA: 11, Use: Boil for 30 min, IBU: 11.09
10 g - Citra, Type: Pellet, AA: 11, Use: Boil for 15 min, IBU: 7.16
10 g - Citra, Type: Pellet, AA: 11, Use: Boil for 10 min, IBU: 5.23
10 g - Citra, Type: Pellet, AA: 11, Use: Boil for 5 min, IBU: 2.88
10 g - Citra, Type: Pellet, AA: 11, Use: Boil for 1 min, IBU: 0.62

MASH GUIDELINES:
1) Temperature, Temp: 68 C, Time: 80 min, Amount: 25 L
2) Sparge, Temp: 68 C, Amount: 7 L

OTHER INGREDIENTS:
1 each - Whirfloc, Time: 10 min, Type: Fining, Use: Boil

YEAST:
Default - - -
Starter: No
Form: Liquid
Attenuation (avg): 75%
Flocculation: Med
Optimum Temp: 18.89 - 22.22 C
Fermentation Temp: 18 C
Pitch Rate: 1.0 (M cells / ml / deg P)
Additional Yeast: Additional Yeast: BIO4 American Ale – SY025
 
Em relação aos fermentos, nunca usei o American Ale da Bio4, mas o US-05 sempre me agradou. Tem alta floculação, e é bem "limpo" no aroma.
Sobre a receita, eu não colocaria aveia. Você está colocando por qual motivo? Retenção da espuma? Nunca tive esse problema. Com uma única rampa à 68ºC, espuma não será problema.
Sobre os lúpulos, usaria um lúpulo mais limpo pra amargor, tipo galena. E mandaria Amarillo/Citra só quando faltasse 15min ou menos pro fim da fervura. E pelo menos uns 60g a 80g no dry-hop.
Mas é questão de gosto.
A receita que você montou com certeza vai ficar boa!!

Valeu!
 
A idea era fazer um single hop mesmo, usar um lupulo só pra tudo e ver característica dele. Pra amargor eu gosto bastante do galena tb, mas não é o caso aqui.

A aveia é mesmo pra retenção de espuma, as últimas levas que eu fiz sem não ficou legal. Com a aveia melhorou bastante.

Só não sei se não exagerei na dose....
 
A idea era fazer um single hop mesmo, usar um lupulo só pra tudo e ver característica dele. Pra amargor eu gosto bastante do galena tb, mas não é o caso aqui.

A aveia é mesmo pra retenção de espuma, as últimas levas que eu fiz sem não ficou legal. Com a aveia melhorou bastante.

Só não sei se não exagerei na dose....

Eu achei bastante aveia. Primeiro, como tu vai fazer cervejas com IBU mais alto (em torno de 50), o lúpulo já vai te ajudar na retenção de espuma. Outra alternativa é colocar um pouco de Cara Pils / Dextrina. Vai te dar corpo e retenção de espuma.

Aveia para receitas mais convencionais acho legal a proporção de 10 gramas por litro final da leva. 20 litros, 200 gramas....
 
É, eu discordo do @tguimaraes.

Se teu objetivo é conhecer o lúpulo MESMO..... use só ele, como tu projetou. Colocar outro lúpulo no início vai dar uma grande diferença no tipo de amargor e gosto inclusive. Aquela história de que "lúpulo no início não dá nada de gosto, só amargor", não é bem assim..... dá diferença sim, em tudo.... é só ter o paladar mais treinado.

Aveia não deve ser usada pra "ter retenção"..... retenção e formação se consegue ao natural... problemas com isso devem ser investigados à parte. Rampas em excesso (quebra demasiada de proteínas), excesso de sabão na limpeza dos equipamentos e enxágue ineficiente, etc.

Minha recomendação é simples:

Malte: 100% Pale Ale, ou alguma coisa mínima de Cristal ou qualquer outra coisa pra corrigir a cor.

Levedura: neutra.... US-05 é uma excelente escolha.

100% do lúpulo que tu queres.

E "after taste" doce.... não é problema do US-05.... é problema da tua fermentação. Podes estar usando pouco fermento (ex.... no geral, pra 21 litros, deve usar 2 pacotes hidratados), ou podes estar terminando a fermentação em temperatura baixa demais.

Doce...... doce MESMO.... sempre vem de açúcares de cadeia pequena que não foram totalmente fermentados. Para cervejas high gravity realmente pode ser um desafio.... e até pode ser questão de tipo de cepa, etc.... agora, pra cervejas normais... até 1070.... qualquer levedura fermenta direito, e aí a questão cai simplesmente em quantidade, qualidade, e temperatura.

Novamente... lembre-se disso:

- "tive problema de espuma" - correção: "vou usar aveia"
- "tive problema de after taste doce" - correção: "vou trocar de fermento"

Errado.

Na quase totalidade dos casos, o problema não está nos ingredientes, mas sim na técnica. Trocar o ingrediente não te faz melhorar como cervejeiro. Corrigir a técnica..... isso sim, e claro, é o caminho mais difícil.... mas que gera aprendizado (é nisso que eu particularmente sempre penso).

Por fim, eu adoro fazer isso. Toda a vez que vejo um lúpulo novo, eu faço uma Pale Ale e uma IPA pra testá-lo... justamente com US-05... Pale.... e uns 90 IBUs + dry hopping.

Abraço,
 
Então Guenther, eu te entendo perfeitamente, tem coisa errado comigo e não com o ingrediente e quero muito fazer direito, mas hj eu tenho que ir me adaptando do jeito que dá... Tenho enchido muito a paciência da patroa pra trazer a tralha toda pra casa e ter mais controle. Hj fica na casa da sogra a 50km daqui...

eu sempre tenho feito com dois pacotes de fermento hidratados, talvez esteja faltando oxigenar melhor o mosto tb. É só aquele splash básico.

Infelizmente, controle preciso das temperaturas para fermentacao não consigo fazer. Eu fermento a temperatura controlada mas como o meu fermentador fica na casa da minha sogra em outra cidade não consigo controlar todos os dias pra ver se a fermentacao acabou e ai ir aumentando gradualmente a temperatura... No final das contas sempre faço 2 semanas a 18 graus.

Outra coisa que eu sei que tenho errado e pode estar contribuindo pra isso é a dificuldade de resfriar o mosto abaixo dos 30 graus. Geralmente eu baixo até uns 28 inoculo o fermento e coloco o fermentador no freezer pra dai chegar na temperatura ideal. Isso as vezes leva 6 horas....

Na última leva não, como eu passei o fds todo incomodando a sogra, brassei no sábado e inoculei o fermento no domingo de manhã já a 18 graus mas no geral eu faço no sábado de manhã e me mando no sábado de tarde pra casa ai não tem como esperar até a temperatura baixar....

Quanto à falta de espuma, nunca inventei muita firula nas rampas sempre foi uma infusão simples entre 64 e 68 dependendo da receita.

Quanto aos maltes, pensei na combinação do pilsen da agrária e Pale ale da weyermann por conta do custo mesmo... Não é uma boa? O pilsen caramelizado é pra dar uma cor e pra usar esse malte que "eu mesmo fiz"
 
Então Guenther, eu te entendo perfeitamente, tem coisa errado comigo e não com o ingrediente e quero muito fazer direito, mas hj eu tenho que ir me adaptando do jeito que dá... Tenho enchido muito a paciência da patroa pra trazer a tralha toda pra casa e ter mais controle. Hj fica na casa da sogra a 50km daqui...

Cara, não é só tu que faz cerveja desse jeito... tem muitos amigos meus que fazem assim tb. :)

eu sempre tenho feito com dois pacotes de fermento hidratados, talvez esteja faltando oxigenar melhor o mosto tb. É só aquele splash básico.

Já leste o tópico "Hidratar ou não o Fermento Seco"? Quando ler, vais ver que aerar o mosto pra fermento seco praticamente não faz diferença... pelo menos pra cervejas normais, não muito fortes. Eu particularmente, pra cervejas normais, nem splash faço.

Infelizmente, controle preciso das temperaturas para fermentacao não consigo fazer. Eu fermento a temperatura controlada mas como o meu fermentador fica na casa da minha sogra em outra cidade não consigo controlar todos os dias pra ver se a fermentacao acabou e ai ir aumentando gradualmente a temperatura... No final das contas sempre faço 2 semanas a 18 graus.

Sem problemas.

Outra coisa que eu sei que tenho errado e pode estar contribuindo pra isso é a dificuldade de resfriar o mosto abaixo dos 30 graus. Geralmente eu baixo até uns 28 inoculo o fermento e coloco o fermentador no freezer pra dai chegar na temperatura ideal. Isso as vezes leva 6 horas....

Na última leva não, como eu passei o fds todo incomodando a sogra, brassei no sábado e inoculei o fermento no domingo de manhã já a 18 graus mas no geral eu faço no sábado de manhã e me mando no sábado de tarde pra casa ai não tem como esperar até a temperatura baixar....

Cara, eu faço isso direto..... abaixo de 30 graus, eu inoculo, e pronto. Pra Ales, não há problemas em fazer isso desde que em seguida coloque o fermentador na geladeira para que ela resfrie pra 18 em poucas horas. O mais importante é não começar a FERMENTAR em alta temperatura....... lag-time em temperatura mais alta pode ser até benéfico segundo algumas teorias, e é o que eu faço na imensa maioria dos casos.

Quanto à falta de espuma, nunca inventei muita firula nas rampas sempre foi uma infusão simples entre 64 e 68 dependendo da receita.

Ótimo!

Quanto aos maltes, pensei na combinação do pilsen da agrária e Pale ale da weyermann por conta do custo mesmo... Não é uma boa? O pilsen caramelizado é pra dar uma cor e pra usar esse malte que "eu mesmo fiz"

Não entendi. "pilsen agrária" e "Pale da Weyermann"........ aí tu fala "pilsen caramelizado ..... que eu mesmo fiz"? Não entendi.

Bom, o fato é..... viste que tem um monte de coisas que tu acha que está errado...... mas que pesquisando um pouquinho mais, iria ver que não estão?

Ou seja... isso é chance de aprender outras coisas, investigar outros pontos de problema, etc.

Abraço,
 
Não entendi. "pilsen agrária" e "Pale da Weyermann"........ aí tu fala "pilsen caramelizado ..... que eu mesmo fiz"? Não entendi.

Explicando melhor Guenther, o fornecedor de quem eu compro os maltes tem malte pale ale da Weyermann e da Muntons. Mas no geral todos os maltes dele são ou da weyermann ou da agrária. Por questão de preço eu geralmente tenho usado como base o pilsen da agrária....

Já esse pilsen caramelado que eu mesmo fiz, é mais ou menos isso...eu que fiz heheheh... pequei uma sobra de 500g de pilsen da agrária e caramelizei ele no forno com água, açúcar e um pouco de mel, ficou mais "fraco" que o caraaroma tanto na cor quanto no sabor, pensei em usar um pouco...

Já leste o tópico "Hidratar ou não o Fermento Seco"? Quando ler, vais ver que aerar o mosto pra fermento seco praticamente não faz diferença... pelo menos pra cervejas normais, não muito fortes. Eu particularmente, pra cervejas normais, nem splash faço.
Esse tópico é excelente, já li e reli várias vezes e por conta dele comprei o livro Yeast tb.

Já dos meus outros "erros" que bom perceber que eu não estou tão mal assim...
Vou continuar a pesquisar mais pra ver os meus erros, e também aumentar a frequencia das minhas brassagens, mais prática sempre ajuda :mug:
 
Ah, entendi a "caramelização".

Só lembre-se..... isso não tem absolutamente NADA a ver com a real forma com que maltes "Cara" ou "Cristal" são feitos.

Abraço,
 
É uma merda entrar na discussão depois que o Guenther já falou tudo e mais um pouco do que a gente teria para falar!!!!!

Mas, voltando ao assunto do tópico APAs SINGLE HOPs, casualmente já fiz com os dois lúpulos citados e casualmente com a levedura citada, escolhida pela neutralidade dela!
Por favor, não atribua à levedura culpas indevidas.

Se o objetivo é avaliar os lúpulos, faça só com eles e não invente muita mistura de maltes. Lembre que teu foco são os lúpulos!

Att

Rodrigo
 
Há uns dois anos, aqui mesmo neste fórum, consultei o grupo a respeito de usar um lúpulo inicial (magnum) e um lúpulo aromático distintos em fervuras independentes de um mesmo mosto.

Fui rapidamente convencido a fazer single hop do tipo single hop mesmo! Não me arrependi! Talvez tenha me arrependido da escolha de alguns lúpulos (Crystal).

Att

Rodrigo
 
Farei o mesmo na minha próxima brassagem.
Na próxima leva iria fazer uma pale ale com galaxy e galena.
Vou fazer só com galaxy pra ver como fica!
 
Realmente, o galaxy é muito bom! Tomei esses dias uma breja da dama que era só com galaxy que ficou animal... Santa muerte eu acho... Vale experimentar
 
ImageUploadedByTapatalk1423157712.307705.jpgImageUploadedByTapatalk1423157727.740904.jpg
ImageUploadedByTapatalk1423157761.757053.jpg
ImageUploadedByTapatalk1423157923.057767.jpg

Pensei nos rótulos já tb... Qq acham?
 
Parabéns mesmo, estão muito bonitos, principalmente os coloridos (mas a leitura nos PBs está ótima).

Só uma dúvida de quem não manja de design, mas pelo menos pra mim o verde lembra mais Critra e o azul Amarillo, apesar de ser amarelo (acho que associo mais o verde com cítrico).

Agora o que realmente importa, você chegou a provar a breja? como está caminhando?

Aguardo ansioso pois estou seguindo o tópico pois pretendo reproduzir a experiência.

Abraços,
 
Cara ainda nem recebi os lúpulos... Ansiedade é o diabo!

Mas que bom saber das cores que vcrelaciona com cada cor.


Vou testar outras cores e mando pra vcs.

Na verdade eu queria ficar com a Pb mas queria diferenciar melhor uma da outra
 
Cara... é um sentimento muito esquisito. Quando comecei a fazer cerveja, e pensava em vender... etc... eu já pensava nos meus rótulos, fazia, etc......

Hoje, que sou totalmente contra isso.... e peguei uma rejeição absurda dentro de mim.... não consigo mais entender o motivo de ter rótulo pra cerveja caseira....... nem entendo mais o motivo pelo qual eu fazia...... e simplesmente ignoro instantaneamente quando alguém posta algo como "vejam meus rótulos! O que acharam?".

Não estou dizendo que isso é certo. Aliás.... na verdade eu gostaria de ser indeferente...... mas sei lá, aconteceu comigo a mesma coisa daquele cara que pára de fumar, e vira um anti-fumante chato que não consegue ficar a poucos metros de quem fuma (comportamento chato pra cacete, diga-se de passagem).

Eu passei a não conseguir nem olhar pra cerveja caseira que tem rótulo..........

Novamente, acho que ser assim atualmente é um grande defeito, um pé no saco, já que eu gostaria mesmo é de ser indiferente... mas não consigo...
 
Eu faço de abobado mesmo. Eu sou designer de formação mas hj trabalho na gestão de marca de uma grande empresa e acabo criando muito pouco... E quando crio, é só pra essa empresa que é do segmento b2b então não dá pra pirar...

Fazer esses rótulos pra mim é também um exercício de criatividade....

Éum saco imprimir, recortar e colar...mas eu gosto da apresentação dela na hora de tomar.... Chega a ser idiota, colar o rótulo pra abrir a garrafa, tomar e já logo arrancar e lavar a garrafa...

Não tenho nenhuma intenção de vender... Mal e mal dou minhas cervejas pros outros.

Hj eu levo cerveja como um hobby assim como o bonsai... Mas volta e meia vem um amigo ou parente perguntando se eu nunca pensei em vender... Sempre digo que não que tanto cerveja quanto bonsai é uma coisa que eu faço só pro meu prazer... Transformar isso em negócio vai trazer outras preocupações que vão acabar com o meu prazer
 
Hj eu levo cerveja como um hobby assim como o bonsai... Mas volta e meia vem um amigo ou parente perguntando se eu nunca pensei em vender... Sempre digo que não que tanto cerveja quanto bonsai é uma coisa que eu faço só pro meu prazer... Transformar isso em negócio vai trazer outras preocupações que vão acabar com o meu prazer

Penso exatamente da mesma forma.

Os amigos que bebem da minha cerveja começaram com essa conversa "Pô, você tem que vender essa cerveja..." Eu disse que para registrar dá muito trabalho, muito investimento, etc...

Aí sempre tem um que fala "Mas então vende só para os amigos."

A minha resposta é igual a sua, mais ou menos.

Digo que se eu começar a vender minha cerveja, vai acabar a graça da coisa, vai virar obrigação e vai dar aporrinhação, obrigação de fazer e de ter que sair conforme o gosto do "freguês", aporrinhação se alguém pagar e não gostar, e por aí vai.

Aí eu abro mais uma e falo "Deixa como está que tá muito bom!"

P.S. Eu não faço rótulos, primeiro porque acho muito bonita a garrafa "lisa", depois porque como você falou, dá um trabalhão para durar só um pouco na garrafa.

Para identificar as cervejas eu marco uma ou duas letras e o teor alcoólico na tampinha, com caneta permanente.
 
Olha, não vou dizer que peguei aversão a rótulos. Mas para um cara que já escreveu um texto para uma loja de artigos para cervejeiros caseiros, dizendo que cerveja caseira sem nome e sem rótulo não tinha alma, eu ando meio hipócrita, já que tem tempo que não rotulo nenhuma cerveja minha.
Mas de qualquer forma, eu também, como a maioria, já pensei e tentei vender um dia. Cheguei a criar um plano de asinatura todo mirabolante e tinha 8 assinantes, que bancavam minha produção. Mas ai...eu não bebia! Ai, sai dessa e não vendo. Assim como o amigo ali, mal e mal eu dou. Se quiser beber, aparece em casa.

Mas ainda sim, cada cerveja nova que eu crio, eu desenvolvo um rótulo e deixo guardado. Também da mesma forma que o @Frkleal eu também acho que exercita a criatividade. Todas as minhas cervejas tem nome e rótulo, mas ficam no meu computador. Apesar de não rotular mais, eu ainda acho que colocar um nome é importante, pois me dá um imenso prazer chamar minha cerveja pelo nome. (Já desvirtuou completamente a postagem né, kkkkk)

Alguns nomes que já dei pra brejas:
- IPAM - American IPA com pimenta malagueta;
- Belgian Strong Maracuj'Ale - SGA com maracujá;
- Sampas Smoked Porter - Porter Defumada feita pra homenagear Sao Paulo;
- Jerimum Ale - Minha releitura da Pumpkim Ale;
- São Jo'Ale - Quentão de cerveja;
- Pão de Lúpulo - Hop Weiss;
- Mandioca Preta - Dark Lager com Mandioca;
- Dark Side of the Moon - Belgian Dark Strong IPA (minha melhor cerveja de longe);

Bom, isso ai. Acho que dar nome a uma cria sua aumenta muito a vontade de ver ela pronta ou melhorar ela cada vez mais e te da cada vez mais animo e vontade de aprender e evoluir. Pelo menos pra mim!

Abraço!
 
Pra vcs verem como é a minha loucura... eu quando vejo uma cerveja caseira com rótulo, eu já espero que não seja boa....
 
Estou acompanhando o post, gostei da ideia de fazer uma single-hop para testar o sabor do lúpulo.
Pensei em fazer levas pequenas de até 2 litros, só não sei muito bem como fermentar, talvez adaptar uma garrafa pet.
 
Amarillo pra mim é marrom, por conta do Texas. :D

Piadas e associações a parte, recentemente eu fiz uma SMaSH (Single Malted, Single Hoped) com Pale Ale e Cascade apenas. Ficou uma cerveja deliciosa, amarga e aromática.

A próxima SMaSH que eu prendo fazer é com Pale Ale e Challenger.
 
Back
Top