Será que contaminou?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ygor Soares

Well-Known Member
Joined
Jun 21, 2020
Messages
78
Reaction score
26
Location
Belo Horizonte
Olá mestres cervejeiros e aspirantes da arte!

Coloquei minha cerveja pra fermentar, utilizando blow-off.

Acontece que o copo com sanitizante, ligado por uma mangueira até no balde, estava preso com fita isolante. O mosto fermentado vigorosamente acabou transbordando, e soltando assim, o copo.

Dessa forma o cano ficou aberto durante cerca de 24 horas.

Será que perdi minha IPA??

Obrigado!
 
Será que perdi minha IPA??

De forma alguma!!

A pressão é positiva, está soprando de dentro pra fora do fermentador.

A bactéria contaminante teria que:

1) Entrar no tubo de blow off e escalar toda a sua extensão (ou se multiplicar até colonizar o tubo todo), vencendo o fluxo de mosto / CO2 empurrando ela pra fora

2) Chegar no balde e sobreviver ao ambiente hostil de baixo PH, baixo teor de O2 e alto teor de CO2, presença de boa quantidade de lúpulo e já com um pouco de álcool

3) Enfrentar e sobrepujar um colônia já bem estabelecida e ativa de leveduras que vão estar disputando o alimento disponível

4) E, finalmente prosperar enfrentando todas estas dificuldades

Fica tranquilo, limpa a sujeira e deixa rolar.
 
Será que perdi minha IPA??

De forma alguma!!

A pressão é positiva, está soprando de dentro pra fora do fermentador.

A bactéria contaminante teria que:

1) Entrar no tubo de blow off e escalar toda a sua extensão (ou se multiplicar até colonizar o tubo todo), vencendo o fluxo de mosto / CO2 empurrando ela pra fora

2) Chegar no balde e sobreviver ao ambiente hostil de baixo PH, baixo teor de O2 e alto teor de CO2, presença de boa quantidade de lúpulo e já com um pouco de álcool

3) Enfrentar e sobrepujar um colônia já bem estabelecida e ativa de leveduras que vão estar disputando o alimento disponível

4) E, finalmente prosperar enfrentando todas estas dificuldades

Fica tranquilo, limpa a sujeira e deixa rolar.
Muito bom! Obrigado!
 
Será que perdi minha IPA??

De forma alguma!!

A pressão é positiva, está soprando de dentro pra fora do fermentador.

A bactéria contaminante teria que:

1) Entrar no tubo de blow off e escalar toda a sua extensão (ou se multiplicar até colonizar o tubo todo), vencendo o fluxo de mosto / CO2 empurrando ela pra fora

2) Chegar no balde e sobreviver ao ambiente hostil de baixo PH, baixo teor de O2 e alto teor de CO2, presença de boa quantidade de lúpulo e já com um pouco de álcool

3) Enfrentar e sobrepujar um colônia já bem estabelecida e ativa de leveduras que vão estar disputando o alimento disponível

4) E, finalmente prosperar enfrentando todas estas dificuldades

Fica tranquilo, limpa a sujeira e deixa rolar.

Fala amigo!

Volto só pra dizer que a cerveja ficou ótima!
Aroma e sabores excelentes.

A única coisa que saiu do normal, foi que a breja não clarificou como eu esperava, mas acredito não ter relação com o tema citado acima.

Vlw!
 
Fala amigo!

Volto só pra dizer que a cerveja ficou ótima!
Aroma e sabores excelentes.

A única coisa que saiu do normal, foi que a breja não clarificou como eu esperava, mas acredito não ter relação com o tema citado acima.

Vlw!
Fala Ygor!
Cara, as vezes não clarificar tem relação com o tipo de grão vc usou, ou o cold crash não ter sido frio o suficiente ou não ter tido tempo suficiente para funcionar, ou ainda vc mexer muito o baldo antes do envase, ou se for priming vc misturar a calda no msm balde da fermentação, ou foi contaminação msm!
Mas se não tiver off flavor, maravilha! Nesse tipo de contaminação ocorre uma turbidez muito grande e o gushing, aquela espumação sem parar msm com a carbonatação ok.
Bem, espero ter ajudado.
Abraços e boas brejas!
 
Back
Top