segurança/dicas no uso de cilindros de co2

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rlprafa

Active Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
33
Reaction score
11
Pessoal,

Acabei de montar um kit para uso de co2. Sei que pode ser perigoso de manipulado de maneira errada, e por isso não vou utilizá-lo até ter certeza de poder fazer da melhor maneira.

Perguntas:

- quais as medidas de segurança devo tomar?

- quais as medidas das mangueiras dos conectores pinlock (barbatana), e do cilindro de co2?

- na hora de colocar o regulador de pressão, verifiquei que o tubo de metal que vai do cilindro aos manômetros, está girando com uma certa facilidade. Ainda precisa de mais "aperto"?
 
Alguns podem discordar, mas nunca usa mais de 2 kg/cm2 de pressão para nada. A maioria dos barris são certificados para chegar até 3 kg/cm2, mas não tem porque usar tanta pressão.

Sobre o cilindro, só recarrega em locais com algum tipo de certificação ou homologação e que use CO2 de qualidade. Também cuida as datas de revisão do teu cilindro e reguladora. Onde eu recarrego eles se recusam a mexer com cilindros vencidos.

A pressão entre o cilindro e a reguladora é bem alta (50-60 kg/cm2), então se estiver mal conectado tu vai ouvir o vazamento. Para testar, fecha a saída da reguladora, abre a válvula do cilindro e depois fecha. Deixa o cilindro parado algumas horas e depois vê se os ponteiros dos manômetros se mexeram. Se está tudo bem conectado e sem vazamentos eles não devem se mexer.
 
É mais tranquilo do que isso, mas é preciso ter cuidado.

Na verdade os barris são feitos pra suportar bem mais do que 3kg. Para post-mix por exemplo o limite de segurança é de 14,1kg, ou 130 PSI. Barril normal deve ser mais, ou seja, pressão que a maioria dos reguladores nem deixa tu colocar.

Eu particularmente já utilizei 5kg muitas vezes, e 4kg pra mim é normal. No entanto, muitas vezes utilizando pressão assim ter que ver se as mangueiras e engates suportam.

Abraço!
 
Back
Top