Sedimentos de Fermento e a FG

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RobsonCalefi

Member
Joined
Jan 29, 2014
Messages
16
Reaction score
3
Olá pessoal. Sou novo no fórum e na arte de fazer cerveja em casa. Tenho em sociedade com alguns amigos um Kit para fazer 20 litros, e pessoalmente tenho em casa um pequeno kit para 5 litros.

Essa foi a quarta leva que fiz e a primeira vez que me aconteceu o que vou relatar.

A receita era para uma English IPA, porém a OG foi de 1041, abaixo do esperado pois exagerei na agua após a fervura.

No quinto dia de fermentação eu fui medir a FG (com densímetro) para ver se já tinha atenuado o suficiente. Quando abri o balde veio um desespero. Muita coisa flutuando, logo pensei em contaminação. Mas não tinha cheiro ruim, pelo contrario. Provei um pouco e o gosto também estava bom. Tirei uma pequena amostra e constatei que eram grandes pelotas de fermento flutuando.

Ok, menos assustador assim, fui medir a FG e obtive 1018. Achei que continuaria atenuando mais. Deixei mais 2 dias fermentando e ontem fui medir novamente. As pelotas de fermento praticamente desapareceram, ficando somente pequenos pontinhos flutuando. Imaginei que houve atividade. Porem a FG continuou em 1018.

A minha dúvida é a seguinte. Tinha muitos sedimentos de levedura na proveta (tanto na primeira medição quanto na de ontem). Pelotinhas mesmo. Esse sedimento não atrapalharia a leitura da densidade?

No gosto, não senti praticamente nada de açucar residual.
 

Attachments

  • foto (2).jpg
    foto (2).jpg
    43.7 KB · Views: 198
  • foto (3).jpg
    foto (3).jpg
    74.9 KB · Views: 191
Olá pessoal. Sou novo no fórum e na arte de fazer cerveja em casa. Tenho em sociedade com alguns amigos um Kit para fazer 20 litros, e pessoalmente tenho em casa um pequeno kit para 5 litros.

Essa foi a quarta leva que fiz e a primeira vez que me aconteceu o que vou relatar.

A receita era para uma English IPA, porém a OG foi de 1041, abaixo do esperado pois exagerei na agua após a fervura.

No quinto dia de fermentação eu fui medir a FG (com densímetro) para ver se já tinha atenuado o suficiente. Quando abri o balde veio um desespero. Muita coisa flutuando, logo pensei em contaminação. Mas não tinha cheiro ruim, pelo contrario. Provei um pouco e o gosto também estava bom. Tirei uma pequena amostra e constatei que eram grandes pelotas de fermento flutuando.

Ok, menos assustador assim, fui medir a FG e obtive 1018. Achei que continuaria atenuando mais. Deixei mais 2 dias fermentando e ontem fui medir novamente. As pelotas de fermento praticamente desapareceram, ficando somente pequenos pontinhos flutuando. Imaginei que houve atividade. Porem a FG continuou em 1018.

A minha dúvida é a seguinte. Tinha muitos sedimentos de levedura na proveta (tanto na primeira medição quanto na de ontem). Pelotinhas mesmo. Esse sedimento não atrapalharia a leitura da densidade?

No gosto, não senti praticamente nada de açucar residual.
Cara, tu falou "tirei uma pequena amostra".

Nisso, estou concluindo para o fato que tu mediu a FG com refratômetro, certo?

Refratômetro não deve ser usado para medir FG porque o álcool altera a leitura dele. Tem que usar densímetro. Até dá pra usar umas tabelas de conversão, que na minha opinião, nunca são totalmente confiáveis.

Abraço,
 
Perdão pela confusão Guenher. A medição da FG eu fiz com o densímetro. Retirei uma amostra do material pra ter certeza que era fermento, e não uma contaminação por exemplo.
 
Perdão pela confusão Guenher. A medição da FG eu fiz com o densímetro. Retirei uma amostra do material pra ter certeza que era fermento, e não uma contaminação por exemplo.
Cara, estranho.

Numa cerveja com OG tão fraco, uma FG de 1018 deveria ter um doce residual muito presente.

Sobre o motivo, pode ter sido uma série de coisas, como mosturação muito alta (descontrolada, ou medindo a temperatura no lugar errado), falta de fermento, etc.

E o fato de ter placas de leveduras não altera praticamente nada o resultado.

Abraço,
 
Cara, estranho.

Numa cerveja com OG tão fraco, uma FG de 1018 deveria ter um doce residual muito presente.

Exato.. por isso minha dúvida. Achei que por ter essas placas de levedura no liquido dentro da proveta a medição poderia estar comprometida.

Abraço
 
Somente para atualizar o tópico: ao fim da fermentação perdi 1 litro (de um total de 4 litros) somente com o fermento decantado. Deixei 1 semana maturando em aproximadamente 5 graus e a cerveja ficou praticamente limpida, clara, transparente. No fim da maturação, apenas 200ml de lama.

Seguem as fotos.
 

Attachments

  • foto (4).jpg
    foto (4).jpg
    29.2 KB · Views: 154
  • foto (5).jpg
    foto (5).jpg
    39.5 KB · Views: 160
Back
Top