Sanitização/ Resfriamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jorge Assis

New Member
Joined
May 9, 2021
Messages
3
Reaction score
0
Location
Rio Grande do Sul
Olá, pessoal.
Sou iniciante ainda e cometi um erro durante minha segunda brassagem. Sanitizei meu equipamento, incluindo meu chiller de contrafluxo que uso pra resfriamento, com iodofor na proporção de 1ml/l. Após a fervura e whirpool, para fazer a trafega ao balde fermentador, acabei me esquecendo de descartar aquele resto de solução sanitizante que fica no interior do chiller, fazendo com que se juntasse ao mosto dentro do balde. Alguém já teve alguma experiência parecida ou tem uma opinião sobre as possíveis consequências disso?
Obrigado.
 
Qual o tamanho da sua leva e do seu chiller? 1ml/L dá 23 ppm de iodo, o que ainda tá na faixa de sanitização sem necessitar de enxágue. A depender do tamanho da leva e do chiller (o que determina a proporção de iodo que foi pra tua cerveja kkkk) vai ser irrelevante...
 
Qual o tamanho da sua leva e do seu chiller? 1ml/L dá 23 ppm de iodo, o que ainda tá na faixa de sanitização sem necessitar de enxágue. A depender do tamanho da leva e do chiller (o que determina a proporção de iodo que foi pra tua cerveja kkkk) vai ser irrelevante...
Meu chiller é de 5m. A brassagem foi pra 20L.
🙏🏼🙏🏼🙏🏼
 
Qual o tamanho da sua leva e do seu chiller? 1ml/L dá 23 ppm de iodo, o que ainda tá na faixa de sanitização sem necessitar de enxágue. A depender do tamanho da leva e do chiller (o que determina a proporção de iodo que foi pra tua cerveja kkkk) vai ser irrelevante...
Vai abaixar sua densidade.
podendo sair uma breja mais leve.
 
o excesso pode gerar um off flavor similar ao clorofenol, mas impossivel ter certeza saber se vai comprometer ou nao, agora é esperar o torcer pelo melhor neh...

Concordo contigo.

Até porque vão juntar as duas coias, o iodo em sí e a água com cloro que estava dentro do chiller.
 
Last edited:
Back
Top