Sanitização chiller contra fluxo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robocop89

Well-Known Member
Joined
Aug 15, 2013
Messages
250
Reaction score
21
Boa noite,

Comprei um chiller de contra fluxo de cobre.

Vi no blog do henrik boden que para tirar o zinabre é bom usar vinagre de vinho branco.

Posso recircular com a minha bomba este vinagre no chiller por uns 5 - 10 min, e depois recircular iodophor? (minha maior duvida é se as bombas de água podem entrar em contato com o vinagre)


Estava pensando em fazer esse procedimento a cada 2 ou 3 levas. Nas demais levas, iodophor antes do uso e água corrente com bastante pressão depois.


Obrigado pela ajuda :)
 
Cara, é preciso saber se ele está com zinabre ou não primeiro, mas eu não usaria vinagre toda a hora. Use uma vez só..... depois se você sempre lavar ele com água quente após o uso, não tem que fazer mais nada.

Sanitize com iodo antes do uso, e limpe simplesmente com água quente após.

Abraço!
 
Robocop,

Eu uso um "passa fio" (Pelo menos é como conhecemos isso por aqui) que é um rolo de nylon ou outro plástico maleável e resistente com uma ponta de aço em mola. Os eletricistas usam muito para passar cabos pelos conduites.

Então depois de passar o passa fio eu amarro uma cordinha de Nylon e uns pedaços de espuma com detergente e puxo a cordinha por toda a extensão do CCF. Após isso enxáguo e guardo seco, bastando no dia do uso sanitizar com iodo.

Espero que consiga um método melhor.

Abraços
 
Anderson, cuidado com essa técnica que está usando, pois está correndo o risco de arranhar o cobre por dentro, e por usar esponja, pode estar retirando a camada de oxidação passiva do cobre, camada essa que tu queres manter.

Lembrem-se que deixar o cobre brilhando toda a vez que for usar não é legal. O ideal é manter ele com uma cor fosca, meio escura.

Para limpeza de contra-fluxo, basta passar água-quente após o uso e pronto. Eu, depois de fazer isso, passava sanitizante (iodophor) e então guardava ele sanitizado até o próximo uso.

Abraço,
 
Eu passo essa esponjinha suave sem abrasão e com detergente neutro no chiller, e guardo ele seco. O meu é de alumínio. Pensei muito em usar cobre mais desisti.

Eu considerei o fato da Anvisa ter abolido o cobre no caso das doceiras mineiras, e a possibilidade de ter zinabre onde eu não possa ver.
Além do mais os dois materiais trocam calor quase que com a mesma eficiência. O calibre do tubo também facilita a limpeza. Meu chiller está no meu canal do youtube: andersonsds "Gegenstromwürzekühler"

No alumínio acho que água quente já resolve bastante, agora sobre deixar solução sanitizante eu fico em dúvida. Será que alguns podem gerar sais, oxidação ou depósitos?


Abraços
 
Pois é, no caso do alumínio é menos indicado ainda, pois ele solda material com mais facilidade. Se pesquisar nos forums americanos, ninguém faz isso justamente pra não remover material, e porque não tem necessidade.

Em relação ao zinabre, não se preocupe com isso. Zinabre só acontece se ficar sujo, úmido, e precisa de muito tempo pra acontecer. O cobre, nesse caso, ainda tem vantagens sobre o alumínio por ser antibacteriano.

Se cobre tivesse problema de criar zinabre dessa forma, ele não seria usado nos aquecedores de água quente.

Em relação coeficiente de transferência térmica, praticamente não faz diferença entre cobre, alumínio e mesmo o Inox, pois a espessura da parede é muito pequena.

Abraço!
 
Gostaria de saber se essa técnica abaixo é eficiente:

Em um chiller de contra fluxo de aluminio, é feita a limpeza interna apenas com água. no momento da transferência do mostro que foi fervido, deixar o mostro correr por dentro do alumínio e após encher todo o tubo, deixar o liquido ali por 5min. Como o mostro está a 100ºC ele vai esterelizar o chiller por dentro. Após os 5min ligar a água fria, no contro fluxo e deixar o mostro correr normalmente.
 
Cara, é preciso saber se ele está com zinabre ou não primeiro, mas eu não usaria vinagre toda a hora. Use uma vez só..... depois se você sempre lavar ele com água quente após o uso, não tem que fazer mais nada.

Sanitize com iodo antes do uso, e limpe simplesmente com água quente após.

Abraço!

Guenther,

Para limpar o chiller de contrafluxo com água quente, posso fazer apenas enchendo um funil e jogando dentro? e pela gravidade ele vai circulando pelo chiller ou preciso pressurizar essa água quente com uma bomba?
 
Pessoal, como fazer a sanitização da bomba antes de passar o mosto ao chiller contra fluxo?
Circular o mosto fervendo resolveria? Não corro risco de entupir a bomba com lúpulo?
 
Anderson, cuidado com essa técnica que está usando, pois está correndo o risco de arranhar o cobre por dentro, e por usar esponja, pode estar retirando a camada de oxidação passiva do cobre, camada essa que tu queres manter.

Lembrem-se que deixar o cobre brilhando toda a vez que for usar não é legal. O ideal é manter ele com uma cor fosca, meio escura.

Para limpeza de contra-fluxo, basta passar água-quente após o uso e pronto. Eu, depois de fazer isso, passava sanitizante (iodophor) e então guardava ele sanitizado até o próximo uso.

Abraço,
@Guenther, santizando desta forma como você mencionou, na proxima vez que você utilizar o chiller, você remove o iodofor de dentro da serpentina antes de transferir o mosto para o fermentador ou transfere o mosto junto com o iodofor que está dentro da serpentina?
 
Cara, é preciso saber se ele está com zinabre ou não primeiro, mas eu não usaria vinagre toda a hora. Use uma vez só..... depois se você sempre lavar ele com água quente após o uso, não tem que fazer mais nada.

Sanitize com iodo antes do uso, e limpe simplesmente com água quente após.

Abraço!
Guenther, ganhei um chiller de contra fluxo, mas esta todo sujo impregnado, ele é de alumínio, como faço pra limpar ele?

Luciano
 
Back
Top