S-189 alguém já usou?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Renato_Maia1

Well-Known Member
Joined
Aug 31, 2017
Messages
156
Reaction score
62
Salve galera,

Estou pensando fazer uma Munich Helles com a levedura S-189, alguém já fez isso e poderia dar um feedback?

Obrigado
 
Olá Renato,

Não tenho experiência própria, mas já pesquisei muito em função da expectativa de usar, inclusive em fóruns estrangeiros e profissionais.
A grande maioria aponta para uma fermentação mais limpa do que o W-34/70 e é nisso que eu apostaria, considerando um cenário adequado de fermentação (pitch rate, temperatura, tempo, etc). Outro detalhe que já vi relatos é sobre o lag phase reduzido (24-48h).

Pretendo usar em breve, só não usei ainda pois estou explorando as Bio4 Lager primeiro.
Se puder compartilhar feedback após usar seria bacana. Farei o mesmo aqui neste tópico após usar.

Abs
 
Oi Persevalli,

O meu receio maior é se meu setup dará resposta suficientemente rápida pra manter a temperatura dentro da estreita faixa de trabalho da levedura que é de 12 - 15oC e não gerar off-flavors.

Normalmente usaria uma levedura líquida german lager, mas elas sumiram das brewshops, então quem não tem cão caça como gato...

Vou brassar e depois posto o resultado aqui.

Abs
 
Olá Renato,

Será que nesse cenário não seria melhor usar a w-34/70? O resultado dela com fermentação em temperaturas mais altas é muito mais difundido e provavelmente você terá uma fermentação neutra se começar com temperaturas baixas, caso seu equipamento possa fazê-lo, mesmo que haja variações depois.

Veja:
https://fermentis.com/en/rediscover-saflager-w-34-70/
Neste material a propria fermentis compara O resultado em diferentes temperaturas. Verá na página 2 que as alterações sensoriais são mínimas mesmo com fermentação com 12c , 16c e 20c.

Abs
 
Salve galera,

Estou pensando fazer uma Munich Helles com a levedura S-189, alguém já fez isso e poderia dar um feedback?

Obrigado
Vou brassar domingo e usar ela. Mas ai vc teria q esperar 1 mes pelo feedback rsrs.
Tenho amigos q ja usaram e aparentemente é a mais neuyra mesmo. Ja usei a w34, , teckbrew 81(acho q essa estava contaminada a levedura), nothingham e us05 todas em temperatura de ate 12 graus, sob pressão e sem ser sob pressão. Sempre peguei uma esterificação leve. Quero ver se agora vem neutra mesmo...
 
Já utilizei a S-23, W34/70 e S-189, percebi pequenas diferenças mas leveduras, achei a S-23 um pouco mais adequada ao meu paladar, ela deixa a finalização um pouco frutada, mas quase imperceptível, o S-189 não percebi a questão do frutado, deixando uma característica bem límpida, Mas tirando esse fator, hoje só uso o S-189 por questão do preço.
 
Salve confrade! Eu usei só uma vez e achei bacana o perfil dessa levedura. Eu comprei esperando que ela fosse bem limpa pra destacar levemente o malte, já que eu tava fazendo uma czech dark lager, e realmente atendeu a expectativa.
 

Latest posts

Back
Top