Rotating fly-sparge - Método de fly-sparging

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renangust

Well-Known Member
Joined
May 6, 2015
Messages
51
Reaction score
1
Salve, galera!

Achei este método de fly-sparging no qual, por força da gravidade, o equipamento gira, minimizando a abertura de caminhos na cama de grãos.

Alguém tem um sistema igual a este? Estou pensando em montar um desse mas tenho dúvidas quanto à:

1) utilização de cobre(vantagens/desvantagens) ou PVC ou algum outro tipo de material

2) soldas são tóxicas? quanto devo me preocupar com isto?

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=jKUhF8MnNgU[/ame]
 
Eu sempre que fiz flysparge me ferrei com a baixa OG. Hoje faço batch sparge recirculando com bomba.
Ficou bem mais rapido e minha eficiencia é entre 75 a 85%
 
Salve, galera!

Achei este método de fly-sparging no qual, por força da gravidade, o equipamento gira, minimizando a abertura de caminhos na cama de grãos.

Alguém tem um sistema igual a este? Estou pensando em montar um desse mas tenho dúvidas quanto à:

1) utilização de cobre(vantagens/desvantagens) ou PVC ou algum outro tipo de material

2) soldas são tóxicas? quanto devo me preocupar com isto?

Podem me corrigir se eu estiver errado, mas fly sparge é a mesma coisa que sparge contíuo, ou seja se refere à técnica, não ao chuveirinho utilizado pra botar água pra dentro do sistema.

Dito isso, esse equipamento não tem muita vantagem. Vale mais a pena largar uma mangueira de silicone em cima da cama de grãos ou prender ela de forma que o fluxo não crie cavidades profundas na cama de grãos. Assim vc evita perda de calor e aeração do mosto quente.

Já a técnica de sparge contíuo tem vantagem sobre outras, porque aumenta a eficiencia.

Abraço
 
Mais um exemplo:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=Ow1KgmjnBU4[/ame]
 
Acho muita gambiarra pra algo que pode ser feito de uma forma bastante simples, como o Tiago já explicou acima.
 
Cara, esse é um típico exemplo onde o equipamento parece muito legal, mas só tem DESVANTAGENS comparando a algo simples, como simplesmente deixar uma mangueira dentro da panela, escorada na cama de grãos, com a ponta levemente submersa.

1) Não existe necessidade alguma de fazer chuveirinho. Isso só aumenta a perda de temperatura, e gera aeração do mosto quente, que apesar de não ser grave, é bom evitar.
2) É uma tralha - complicado de fazer, complicado de usar, com a vantagem de...... nada.

Dá uma olhada nesse vídeo onde mosto um equipamento de 10 litros que fiz, rodando a recirculação. Durante a lavagem, a água da panela de água quente entra do mesmo jeito na panela, fazendo um suave whirlpool nessa camada de alguns centímetros de mosto puro que fica acima da cama de grãos.

Esse é o melhor sistema que vi até hoje
- gera homogeneização total, seja do mosto que retorna na recirculação, ou da água que entra durante o sparge
- menor perda térmica
- menor quantidade de equipamento necessário
- menor aeração do mosto quente possível, já que não há splash, nem precisa mexer os grãos com pá

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=5IEffGCsSLY[/ame]
 
Eu faco extamente desse jeito. Usando uma bombinha q comprei no aliexpress
 
Cara, esse é um típico exemplo onde o equipamento parece muito legal, mas só tem DESVANTAGENS comparando a algo simples, como simplesmente deixar uma mangueira dentro da panela, escorada na cama de grãos, com a ponta levemente submersa.

1) Não existe necessidade alguma de fazer chuveirinho. Isso só aumenta a perda de temperatura, e gera aeração do mosto quente, que apesar de não ser grave, é bom evitar.
2) É uma tralha - complicado de fazer, complicado de usar, com a vantagem de...... nada.

Dá uma olhada nesse vídeo onde mosto um equipamento de 10 litros que fiz, rodando a recirculação. Durante a lavagem, a água da panela de água quente entra do mesmo jeito na panela, fazendo um suave whirlpool nessa camada de alguns centímetros de mosto puro que fica acima da cama de grãos.

Esse é o melhor sistema que vi até hoje
- gera homogeneização total, seja do mosto que retorna na recirculação, ou da água que entra durante o sparge
- menor perda térmica
- menor quantidade de equipamento necessário
- menor aeração do mosto quente possível, já que não há splash, nem precisa mexer os grãos com pá

https://www.youtube.com/watch?v=5IEffGCsSLY
Bem esclarecedor, talvez seja minha falta de um maior conhecimento do processo que me levou a me deixar vislumbrar por tal engenhoca :D
Até agora só fiz uma "brassagem" de malte e quero partir pro all-grain, comprar os equpamentos, etc.

Iria fazer a recirculação retirando o líquido em uma jarra e recolocando jogando em uma escumadeira, o que me preocupava nesse sistema era a movimentação da cama de grãos e a perda na eficiência. Se não vale a pena irei fazer pelo método mais simples mesmo!
 
Cara, esse é um típico exemplo onde o equipamento parece muito legal, mas só tem DESVANTAGENS comparando a algo simples, como simplesmente deixar uma mangueira dentro da panela, escorada na cama de grãos, com a ponta levemente submersa.

1) Não existe necessidade alguma de fazer chuveirinho. Isso só aumenta a perda de temperatura, e gera aeração do mosto quente, que apesar de não ser grave, é bom evitar.
2) É uma tralha - complicado de fazer, complicado de usar, com a vantagem de...... nada.

Dá uma olhada nesse vídeo onde mosto um equipamento de 10 litros que fiz, rodando a recirculação. Durante a lavagem, a água da panela de água quente entra do mesmo jeito na panela, fazendo um suave whirlpool nessa camada de alguns centímetros de mosto puro que fica acima da cama de grãos.

Esse é o melhor sistema que vi até hoje
- gera homogeneização total, seja do mosto que retorna na recirculação, ou da água que entra durante o sparge
- menor perda térmica
- menor quantidade de equipamento necessário
- menor aeração do mosto quente possível, já que não há splash, nem precisa mexer os grãos com pá

https://www.youtube.com/watch?v=5IEffGCsSLY


Ghuenter,

Usava bazooka e agora vou usar fundo falso no novo eq.

Nesse vídeo está sendo feito a mostura e lavagem ao mesmo tempo?
 
Com essa técnica apresentada de colocar a mangueira de forma circular apoiada na cama de grãos eu consigo uma boa clarificação!? Pergunto isso pq parece q o fluxo de água estará sempre agitando a cama de grãos.
 
Com essa técnica apresentada de colocar a mangueira de forma circular apoiada na cama de grãos eu consigo uma boa clarificação!? Pergunto isso pq parece q o fluxo de água estará sempre agitando a cama de grãos.

pelo contrário: a cama de grãos fica intacta. filtra muito mais e pode se obter uma excelente clarificação.
o objetivo é fazer um leve whirlpool em cima pra não canalizar e ter uma distribuição do liquido, como ocorre no video.
as vezes da a impressão de mexer na cama de grãos, mas não.
procure por sabco fly-sparge method.
 

Latest posts

Back
Top