RIS com chips de carvalho

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Breno Bonioli

Well-Known Member
Joined
Aug 13, 2018
Messages
96
Reaction score
49
Location
Rio de Janeiro
Fala galera!

To aqui no brewers friend montando a receita de uma RIS que quero fazer com chips de carvalho. Segue a receita por enquanto:

10 LITROS
3,5 kg - Malte Pilsen
0,5 kg - Malte Carablond
0,4 kg - Malte Chocolate
0,3 kg - Malte Special B
0,4 kg - Malte Carafa III

Mostura - 65ºC
Fervura - 1 Hora

60' - 5g de Columbus + 5g de Challenger
15' - 10g de Columbus
0' - 30g de Challenger

Fermentação: US-05
16ºC - 10 dias
20ºC - 13 dias
5ºC - 10 dias

Beleza, e o chips de carvalho?
Aí que eu queria a ajuda de vocês. Já usaram? Alguma dica?
Tava pensando em colocar nos últimos 12 dias, pra pegar 2 dias a 20ºC e o restante na temperatura mais baixa. O que acham?

Valeu!
 
Olá Breno,

Também estou pensando em fazer uma RIS pro Inverno 2021 (não sei se consigo esperar). Minha receita é diferente da sua em termos de insumos (maltes, lúpulos e levedura), mas no fim é uma RIS também. Pretendo usar favas de baunilha e chips de carvalho. Minha ideia é colocar 2 favas de baunilha nos 5 minutos finais de fervura. Quanto aos chips de carvalho, penso em deixar ele embebido em algum destilado (bourbon, vodka, etc) e depois colocar por uma semana durante a maturação/clarificação.

Essa é minha ideia, mas como nunca usei essas técnicas e também nunca fiz uma RIS, também conto com a colaboração dos mais experientes nesse assunto.
 
Olá Breno,

Também estou pensando em fazer uma RIS pro Inverno 2021 (não sei se consigo esperar). Minha receita é diferente da sua em termos de insumos (maltes, lúpulos e levedura), mas no fim é uma RIS também. Pretendo usar favas de baunilha e chips de carvalho. Minha ideia é colocar 2 favas de baunilha nos 5 minutos finais de fervura. Quanto aos chips de carvalho, penso em deixar ele embebido em algum destilado (bourbon, vodka, etc) e depois colocar por uma semana durante a maturação/clarificação.

Essa é minha ideia, mas como nunca usei essas técnicas e também nunca fiz uma RIS, também conto com a colaboração dos mais experientes nesse assunto.

Boa! Se quiser compartilhar sua receita, eu gostaria de ver!
 
- Receita para 25 LITROS
9,25 kg - Malte Maris Otter
0,50 kg - Cevada em Flocos
0,40 kg - Malte Weyermann Caramunich III
0,40 kg - Malte Weyermann Special W
0,35 kg - Malte Weyermann Carafa Special I
0,35 kg - Malte Weyermann Carafa Speical III
0,35 kg - Cevada Torrada Weyermann

- Infusão dos maltes Carafa no início da mosturação
- Infusão da Cevada Torrada apenas mo Mashout

- Mostura por 90 minutos a 66 graus
- Fervura por 120 minutos

- Lúpulos
50 gr - Polaris - 60 minutos
25 gr - Northen Brewer - 15 minutos
25 gr - Northen Brewer - 5 minutos

- Especiarias
2 Favas de Baunilha a 5 minutos do fim da Fervura
10 gr de chips de carvalho embebido em destilado nos 7 últimos dias da maturação.

- Fermentação
Levteck English Ale (starter em dois estágios com 2 litros em cada estágio)
18ºC - 10 dias
22ºC - 5 dias
0ºC - 15 dias

Parametros previstos:
OG: 1100
FG: 1026
IBU: 66
BU/GU: 0,664
COR: 125 EBC
ABV: 10%


Observações:
- O uso de três tipos de maltes escuros é apenas para dar balancear as características que cada um tras mais forte.
- Baunilha e chips de carvalho não tenho certeza quanto as quantidades e tempos, se não conseguir ajuda vou testar como está na receita
- Caso não encontre a levedura da Levteck vou usar a Lallemand NOTTINGHAM
 

Latest posts

Back
Top