Resfriamento do mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Pessoal, tive alguns problemas na minha ultima leva com um leve off-flavor de clorofenol (gosto de plástico).

Acho q sei qual foi meu(s) erro(s)...
- fermento reidratado por muito tempo (o mosto demorou a resfriar)
- inoculação a temperatura muito alta (coloquei o fermento com o mosto a 30 graus e deixei ele no meu freezer pra ir baixando até os 18 graus e dai seguir a fermentação, o controle é por tic-17 com o sensor colado no fermentador)

Meu chiller de imersão é meio pequeno pra nova panela, e ficou diicil pra mim baixar a temperatura abaixo dos 35 graus...

Andei lendo sobre o método de no-chill e queria saber se eu posso fazer uma mescla dos dois... Resfriar até onde eu consigo com o chiller, passar pro fermentador, lacrar e colocar no freezer e dai esperar pra ele chegar na temperatura certa pra inocular o fermento...

Alguém faz assim?? Que tipo de problema eu poderia ter?
 
Que água usaste Frkleal ? Da torneira mesmo? Será que a quantidade de cloro da agua não foi o problema?

Cara quanto ao resfriamento eu já utilizei diversas vezes o resfriamento em temp. ambiente. Nunca percebi, e nem perceberam, presença de DMS que teoricamente seria o problema, além da contaminação né.... Mas sempre cuidei bem e nunca tive problema nenhum.

Então se consegues baixar a temp. até os 35°C resfrie o restante no fermentador ! Ou coloque a panela dentro de um local com gelo e ajude com o chiller, tbm é uma opção.

Abraço
 
A água que eu uso é sempre mineral então gosto por conta do cloro não é... Se bem que q meu equipamento todo era zero, bomba, fermentador, mangueiras, etc...será que o gosto pode ter vindo disso??

e a minha panela é elétrica, então bacia de gelo, esquece....

Vou tentar fazer assim na próxima leva, o triste é ter que esperar um bom tempo pra inocular o fermento... Gosto de iniciar e acabar logo, até pra patroa não ficar pentelhando...

Mas enfim, melhor do que cerva estragada
 
Andei lendo sobre o método de no-chill e queria saber se eu posso fazer uma mescla dos dois... Resfriar até onde eu consigo com o chiller, passar pro fermentador, lacrar e colocar no freezer e dai esperar pra ele chegar na temperatura certa pra inocular o fermento...


Frkleal,

eu tenho feito isto nas minhas últimas 5 levas, como a água da torneira aqui em casa está sempre em torno de 25ºC, é muito demorado baixar de 30ºC a temperatura do mosto. Coloco o mosto no balde fermentador, coloco na geladeira (com tic-17) e coloco a tampa em cima sem lacrar (minha tampa é muito dificil de abrir depois de lacrada), no outro dia pela manhã hidrato o fermento, inoculo e lacro a tampa, até o momento não tive nenhum problema com contaminação.
 
Bom, cloro não é, hidratação não é, e resfriamento/temperatura de inoculação também não é.

Muito provável que seja equipamento novo mesmo, ou plástico soltando gosto por algum motivo.

Que tipo de conexões e mangueiras tu usou?

Difícil saber à distância.

Abraço,
 
Bom saber Guenther...

As minhas conexões são de inox e mangueiras de silicone.

Os fermentadores são baldes plásticos de 20 litros com tornerinhas daquelas de água mineral...

A bomba é uma de painel solar de plástico food grade...
 
Back
Top