Resfriamento do Mosto jogando água??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

murilonp

Member
Joined
Jun 29, 2016
Messages
14
Reaction score
1
Olá pessoal, vou fazer minha segunda brassagem e ainda não adquiri um chiller. Na primeira, fiz um banho em água fria e funcionou, porém demorou muito.
Posso reduzir a água da mostura e jogar o restante no final com água gelada diretamente dentro do mosto quente para resfriar mais rápido???
Haveria outra forma de resfriamento barato???

Obrigado
 
Eu acho que não seria muito legal...talvez possa alterar o sabor da breja.

No seu caso eu continuaria com o banho maria. O que ajuda é fazer alguns whirlpools durante o resfriamento...eu geralmente faço uns 3 e ajuda muito na troca de calor

Um dica, antes de comprar pensa com carinho em um chiller de contrafluxo...eu adiquiri meu equipamento com o chiller de imersão e peno para resfriar meu mosto tbm (uso o chiller até os 40 graus e depois coloco em banho maria até os 25 graus)

Hoje estou juntando os trocados para comprar um de contrafluxo

abs


Olá pessoal, vou fazer minha segunda brassagem e ainda não adquiri um chiller. Na primeira, fiz um banho em água fria e funcionou, porém demorou muito.
Posso reduzir a água da mostura e jogar o restante no final com água gelada diretamente dentro do mosto quente para resfriar mais rápido???
Haveria outra forma de resfriamento barato???

Obrigado
 
Olá pessoal, vou fazer minha segunda brassagem e ainda não adquiri um chiller. Na primeira, fiz um banho em água fria e funcionou, porém demorou muito.
Posso reduzir a água da mostura e jogar o restante no final com água gelada diretamente dentro do mosto quente para resfriar mais rápido???
Haveria outra forma de resfriamento barato???

Obrigado

Você pode adicionar água gelada para acelerar o processo, sem problema algum.

Lembrando que para isso seja previamente calculado o volume que deixará a sua cerveja na OG esperada...

Outra coisa importante. Essa água deverá ser previamente fervida para que esteja esterelizada e não contamine o mosto.

O Chillher não é lá muito barato, mas é essencial para baixar a temperatura rapidamente...Uma alternativa é ir até uma loja dessas de equipamentos de geladeira e comprar o caninho de cobre...Assim você mesmo pode enrolá-lo e montar o seu chiller bem mais em conta
 
Eu acho que não seria muito legal...talvez possa alterar o sabor da breja.

No seu caso eu continuaria com o banho maria. O que ajuda é fazer alguns whirlpools durante o resfriamento...eu geralmente faço uns 3 e ajuda muito na troca de calor

Um dica, antes de comprar pensa com carinho em um chiller de contrafluxo...eu adiquiri meu equipamento com o chiller de imersão e peno para resfriar meu mosto tbm (uso o chiller até os 40 graus e depois coloco em banho maria até os 25 graus)

Hoje estou juntando os trocados para comprar um de contrafluxo

abs

Essa recomendação depende muito do volume produzido.

Um chiller de imersão de 15m resfria tranquilamente 30 litros em meia hora...
 
A sim, no meu caso é 40l e meu chiler é de 8 metros (q veio no super kit p 40l...kkk)

Nunca usei o de contrafluxo ou qualquer outro ainda, mas pelo tanto q já pesquisei me parece a melhor opção e mais prático para levas maiores como no meu caso


Essa recomendação depende muito do volume produzido.

Um chiller de imersão de 15m resfria tranquilamente 30 litros em meia hora...
 
A sim, no meu caso é 40l e meu chiler é de 8 metros (q veio no super kit p 40l...kkk)

Nunca usei o de contrafluxo ou qualquer outro ainda, mas pelo tanto q já pesquisei me parece a melhor opção e mais prático para levas maiores como no meu caso

Se não está sendo suficiente, sugiro que você adquira um de 15 m para imergir no mosto e use esse de 8m pra colocar em série com o de imersão...

Liga a torneira de água nesse de 8m imerso em água com gelo e em série liga com o de 15m imerso no mosto...deve resfriar tudo em pouco menos de 20 min...

O recomendado é no mínimo 30 minutos...

Contra fluxo e placas, são mais eficientes?

Com certeza, mas o trampo que dá para lavar, higienizar e sanitizar tem que ver se compensa...sem contar que são caros...
 
em vez de jogar agua, joga gelo, ferve agua e faz gelo :)

Se conseguir fazer gelo em um recipiente estéril e hermiticamente fechado tudo bem...

Não sei se esses métodos serão muito eficientes...

Eu usaria um chiller em série mesmo....
 
Alguem ja pensou em pegar um desses chillers de cobre, colocar em um recipiente com agua e gelo e passar o mosto quente por dentro do chiller?
Partindo do mesmo princípio do contrafluxo, com a água gelada por fora, mas usando imersão em gelo. Será que funcionaria?
:mug:
 
Alguem ja pensou em pegar um desses chillers de cobre, colocar em um recipiente com agua e gelo e passar o mosto quente por dentro do chiller?
Partindo do mesmo princípio do contrafluxo, com a água gelada por fora, mas usando imersão em gelo. Será que funcionaria?
:mug:

O Cobre oxida fácil e é complicado limpar o tubo por dentro.
 
Alguem ja pensou em pegar um desses chillers de cobre, colocar em um recipiente com agua e gelo e passar o mosto quente por dentro do chiller?
Partindo do mesmo princípio do contrafluxo, com a água gelada por fora, mas usando imersão em gelo. Será que funcionaria?
:mug:

Eu faço isso, só que meu chiller é de aluminio... tenho dois chillers q ficam dentro de um isopor com gelo.
Já consegui que o mosto chegasse a 14,5º no fermentador.
 
Beleza pessoal, muito obrigado pela ajuda. Acho que vou investir em um chiller mesmo, porém esta segunda brassagem, vou fazer de apenas 10 litros de uma Red Ale, aí acho que talvez o banho maria resolva por enquanto...
Valeu!
 
Beleza pessoal, acho que mais pra frente vou investir em um chiller mesmo. Porém essa segunda brassagem será de uma Red Ale , apenas 10litros, e acredito que conseguirei com o banho maria. Obrigado pelas dicas
Valeu!

Ops, minha internet deu problema e achei que nao tinha sido publicado, acabei mandando de novo kkk :smack:
 
Eu faço isso, só que meu chiller é de aluminio... tenho dois chillers q ficam dentro de um isopor com gelo.
Já consegui que o mosto chegasse a 14,5º no fermentador.

É uma técnica válida, porém como os canos são finos e o mosto tem muito açúcar, imediatamente após a utilização, você deve circular água quente por dentro dele, para que possa limpá-lo e depois circular iodophor ou paracético (antes verifique se esses sanitizantes causam problemas ao alumínio)

Não sei se precisa passar soda por dentro, como o pessoal faz com o Chiller de Placas. Aí você precisa verificar
 
É uma técnica válida, porém como os canos são finos e o mosto tem muito açúcar, imediatamente após a utilização, você deve circular água quente por dentro dele, para que possa limpá-lo e depois circular iodophor ou paracético (antes verifique se esses sanitizantes causam problemas ao alumínio)

Não sei se precisa passar soda por dentro, como o pessoal faz com o Chiller de Placas. Aí você precisa verificar

Confesso que depois de utilizar só passo água fervendo.
Iodophor eu uso antes de utilizá-lo... mas é mais uma dica!

Valeu!
 
Inox - Soda, peracetico, iodophor, granada, etc
Cobre - agua quente, iodophor e vinagre
Aluminio - Agua e iodophor

Aluminio nao pode usar peracetico (PAC200) que reage..
Qualquer duvida aqui, tem uma seção no forum que trata somente de sanitização, vale a pena dar uma aprofundada la!

Porém em questão de praticidade = Inox. (tem a melhor relação de sanitização x eficiencia, porem maior custo)
Custo benefício = aluminio.
Eficiencia = Cobre, pois tem melhor condução termica dos 3, mas é o mais trabalhoso. Sofre com o zinabre

(eu uso de cobre, e pessoalmente, recomendado sempre limpar ele com vinagre antes do uso.)

abs!
 
Valeu as idéias, vou comprar um mini chiller de 10m que vi no Lamas e vou montar um esquema com um balde. Deixar ele fixo no balde pra fazer o resfriamento.
Tenho feito 5L em casa e levo 45 min pra esfriar, vou passar a fazer 10L e to achando que vai demorar demais dentro da pia com agua e gelo.
:mug:
 
Valeu as idéias, vou comprar um mini chiller de 10m que vi no Lamas e vou montar um esquema com um balde. Deixar ele fixo no balde pra fazer o resfriamento.
Tenho feito 5L em casa e levo 45 min pra esfriar, vou passar a fazer 10L e to achando que vai demorar demais dentro da pia com agua e gelo.
:mug:

nao sei o valor desse ai e quanto custaria o frete, mas eu comprei o meu aqui em Itajaí em uma loja que trabalha com equipamento para barcos, talvez alguma loja de refrigeração ai de brusque também possa ter. Caso opte por isso busca levar tua panela junta e peça para enrolarem lá, pra mim nao cobraram nada por esse serviço e ficou perfeito (se eu tivesse feito em casa cerveja que eu quebraria o cano kkk)
 
nao sei o valor desse ai e quanto custaria o frete, mas eu comprei o meu aqui em Itajaí em uma loja que trabalha com equipamento para barcos, talvez alguma loja de refrigeração ai de brusque também possa ter. Caso opte por isso busca levar tua panela junta e peça para enrolarem lá, pra mim nao cobraram nada por esse serviço e ficou perfeito (se eu tivesse feito em casa cerveja que eu quebraria o cano kkk)

Que loja é essa? Também moro em Itajaí, não tem? kkkkkkkkk
 
Que loja é essa? Também moro em Itajaí, não tem? kkkkkkkkk

claro que tem, fica ali na rua heitor liberato (rua silva)...a loja se chama refrigeraçao terra e mar fica pouco antes do cruzamento que vai pra prefeitura, é bem facil de achar.

ali comprei meu chiller, tem termometros variados, Tic17 etc...Eles trabalham com essas peças para barco de pesca entao tu acha muita coisa de inox tb, foi indo nessas lojas que eu consegui as conexoes que eu precisava

da uma olhada lá mas tenho certeza que sera bem mais barato do que pagar frete pra vir
 
Ah sim... comprei algumas conexões lá também.. Sempre vejo cobre e tals... mas não sabia que eles enrolavam..

Como estou precisando de um chiler maior.. vou dar uma passada ali..

Valeu =)

Obs: o "não tem?" é mania de pexeiro (itajaiense)..
 
nao sei o valor desse ai e quanto custaria o frete, mas eu comprei o meu aqui em Itajaí em uma loja que trabalha com equipamento para barcos, talvez alguma loja de refrigeração ai de brusque também possa ter. Caso opte por isso busca levar tua panela junta e peça para enrolarem lá, pra mim nao cobraram nada por esse serviço e ficou perfeito (se eu tivesse feito em casa cerveja que eu quebraria o cano kkk)

Cara, valeu a idéia! Vou ver se encontro aqui em brusque quem venda e faça esse tipo de serviço. :mug:
 
Back
Top