Resfriamento com chiller e bomba para recirculação da agua

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nandopavao

Well-Known Member
Joined
Feb 14, 2014
Messages
47
Reaction score
3
Olá a todos!

Quero fazer um sistema que vi por ai na internet (não guardei o link) que seria o seguinte:

Atualmente uso dois chillers: Um numa panela brade cheia de gelo e outro dentro do mosto. Entro agua da torneira de um lado, sai água quente do outro.

Queria reaproveitar essa água, usando um sistema de bomba dentro dessa panela de água com gelo. Sairia água quente do chiller do mosto, entraria na panela com MUITO gelo e a boma levaria a água de novo para o resfriamento.

Que tipo de bomba eu poderia usar? Bombas de piscina? Essa bomba pode ficar submersa na agua?

Será que essa sistema funciona?
 
Cara, eu faço algo parecido porém pra levas de 10L.

Uso um galão de água de 20 litros, qual encho de água e coloco um pouco de gelo pra baixar a temperatura. Esse tanque alimenta uma bomba que circula a água por dentro do chiller e que no final volta pra ele.

Nesse processo, uso um chiller só, descarto os 2 ou 3 primeiros litros mais quente, e conto com o trajeto e o tanque pra perda de calor do restante.. ai, na próxima brassagem, esses 3 litros descartados são repostos na forma de gelo.. resumindo, só gasto 3L de água por resfriamento.
No seu caso, acho que seria até mais efetivo passar por 2.

Em resumo, é vc ter um tanque de água fria.. Pois assim vc aumenta a quantidade de água circulando e consegue dissipar o calor absorvido.

Pra isso, qualquer bomba funciona.. não precisa mergulhar, só deixa ela na saída de água do tanque. Eu uso uma xing ling comprada no ali express de 1/2" que nem e food grade.

Abs
 
Eu utilizo um sistema parecido, porém ao invés de 2 chillers eu utilizo somente um.

Funciona da seguinte forma, no começo somente circulo agua da torneira pois a diferença de temperatura já é muito grande e a eficiencia é boa.

Em seguida, coloco a mangueira que alimenta o chiller dentro de um balde de água com bastante gelo. Essa mangueira está ligada na bombinha (essa de máquina bastante utilizada pra circular mosto), e a bombinha é ligada na entrada do chiller. A saída do chiller jogo a água de volta ao balde. Resumindo:

Balde Gelo -- Mangueira -- Bombinha -- mangueira -- chiller -- mangueira -- balde

O meu problema é que a circulação fica um pouco fraca, o que aumenta o tempo de resfriamento. Acredito que com uma bomba mais forte ficaria bem melhor a eficiência.
 
Opa...
Eu utilizo um sistema parecido ao que comentaste.
Tenho um cooler, onde coloco gelo e água, uns 15 a 20 minutos antes de "usar".
A água gelada circula do cooler para o chiller, e de volta ao cooler através de uma bombinha de máquina de lavar, as baratinhas mesmo.
Tem funcionado muito bem.
 
A mesma serpentina que uso no HERMS (circulando mosto por dentro para o aquecimento), reutilizo no resfriamento.
O mosto sai da panela de fervura, passa pela serpentina (que está em um balde com gelo) e já vai para o fermentador.
Uso 12 kg de gelo apenas
 

Attachments

  • Equipamento (31).jpg
    Equipamento (31).jpg
    211.7 KB · Views: 530
@Rohde com 12Kg de gelo você consegue resfriar o mosto diretamente da fervura?!

Pode passar os dados de volume de mosto, comprimento da serpentina e temperatura final?

Obrigado!
 
depois da fervura faço Whirlpool por uns 5 minutos, deixo repousar outros 5 minutos e começo o resfriamento. No balde vão um pacote de 12 kg de gelo, 1 litro de álcool etanol e 0,5 kg de sal, a mistura fica com 1 grau negativo. Uso uma serpentina 3/8" inox de 9,5 metros e controlo a vazão pela abertura do registro - verificando a temperatura pela mangueira de saída da serpentina.
Vão para o fermentador alguns litros gelados, outros mais quentes, mas na média fica a cerca de 35 graus. Mas só inoculo o fermento horas depois, quando a temperatura acabar de baixar dentro da geladeira
 
Legal Rohde, pra eu chegar a 35 vai no mínimo meia hora com água da torneira no chiller de imersão, e depois tem ainda o tempo da trasfega...

Mas isso pra levas de 20L. Os dados que você passou são pra levas de 50L, certo?!
 
São para levas de 20 litros Valvert!

Para as levas de 40 litros é um pouco mais difícil, como não quero comprar mais do que 1 pacote de gelo (que custa 12 reais aqui), eu faço algo meio perigoso (eu sei, rsrs): uso meu chiller inox imerso na cerveja passando água por dentro dele por uns poucos minutos para retirar aquele excesso de temperatura. Depois disso, volto a fazer meu processo normal, conectando ele para passar cerveja por dentro (e me arriscando com contaminação), mas eu não aproveito os primeiros 300 ml de cerveja que saem e tudo tem dado certo, aushuahs
 

Latest posts

Back
Top