Remover contaminação?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Galera, depois que uma contaminação braba "pega" no teu equipamento de plástico (fermentador, torneiras, mangueiras, enchedora de garrafa), tem algo que se possa fazer pra tirar?

Tipo deixar de molho numa concentração maior de detergente clorado? De iodo? (Uso esses dois, da Kalykim)
 
Galera, depois que uma contaminação braba "pega" no teu equipamento de plástico (fermentador, torneiras, mangueiras, enchedora de garrafa), tem algo que se possa fazer pra tirar?

Tipo deixar de molho numa concentração maior de detergente clorado? De iodo? (Uso esses dois, da Kalykim)

Bom... remover contaminação não é fácil.

Minha sugestão é vc substituir tudo o que puder, que encoste na cerveja depois de resfriada. Principalmente as mangueiras de silicone, anéis de borracha, coisas que tenham rosca, partes macias, arranhadas ou sulcos de difícil acesso.

Dependendo do caso se vc tem um equipamento mais caro, ou muito apreço por algo, dá pra tentar remover, com hipoclorito (nos plasticos, nao inox.), depois de uma limpeza mecânica minuciosa.

Se vai realmente sair, depende de qual contaminante se trata (dificil saber) e de quanta oportunidade o contaminante tem de se alojar, aqueles itens que eu citei acima são os fatores que oportunizam esse tipo de situação.

Dito isso, caso vc ainda queira arriscar levas subsequentes, a melhor opção de sanitizante nesse caso pro plástico é o hipoclorito (água sanitária), porque é um dos sanitizantes mais poderosos que existem, ele pode remover coisas que muitos outros não conseguem. Porém não adianta usar concentração muito grande, pois a eficiência não será maior e poderá ficar com cheiro no plástico.
 
Tiago, qual a concentração indicada?

Encontrei um artigo indicando no máximo 200 ppm pra sanitização sem enxágue de frutas e vegetais ou equipamento usado com alimento, e máximo 2000 ppm com enxágue. Considerando que na maioria das apresentações a água sanitária tem concentração de 2% a 2.5% de hipoclorito de sódio, isso daria uma proporção de 1 litro de água sanitária pra 20 litros de água. Está boa essa proporção?
 
Tiago, qual a concentração indicada?

Encontrei um artigo indicando no máximo 200 ppm pra sanitização sem enxágue de frutas e vegetais ou equipamento usado com alimento, e máximo 2000 ppm com enxágue. Considerando que na maioria das apresentações a água sanitária tem concentração de 2% a 2.5% de hipoclorito de sódio, isso daria uma proporção de 1 litro de água sanitária pra 20 litros de água. Está boa essa proporção?

Valter, pra ser sincero eu não sei.

Me causa impressão de ser bastante coisa a recomendação que vc leu... Eu imagino que possa ser alta assim pra não só matar microorganismos, mas também pra matar algum possível parasita, ou larva... mas é só achismo meu.

No rótulo da q-boa eu to vendo aqui pra limpeza geral pesada o recomendado é 200mL pra 5 litros (40mL/L), que fica próximo daquela recomendação. Pra limpeza de vidros, louças, porcelanas e plasticos a recomendação é de 25mL/L, quase metade...

Na escolha eu teria tendência de usar a mais baixa, já que o poder de limpeza do hipoclorito não é necessário, só o de sanitização.

Dito isso, li um artigo esses dias muito interessante que fala numa solução de hipoclorito e vinagre, muito efetiva pra sanitização, dita pelo cara da five-star (starsan) como uma das mais antigas e poderosas soluções, usadas até hoje como comparativo pro poder de sanitização de outras soluções. A questão é que o vinagre neutraliza o pH básico do hipoclorito, permitindo que o cloro seja liberado mais rapidamente, o que garante uma sanitização mais intensa.

Nesse artigo recomenda 1 colher de chá de hipoclorito + 1 colher de chá de vinagre de álcool pra 1 galão de água, que são 3,8 litros. Segue o link:
http://beerliever.com/bleach-no-rinse-sanitiser-home-brewing-beer/

@grupis, sim q-boa é hipoclorito.
 
Não é uma colher de sopa mas uma colher de chá.

"So for 1 gallon of water I use 1 teaspoon of bleach and 1 teaspoon of distilled vinegar."
 
Não é uma colher de sopa mas uma colher de chá.

"So for 1 gallon of water I use 1 teaspoon of bleach and 1 teaspoon of distilled vinegar."

Valeu Thadeu, me passei nessa... post editado.
Pra complemento da informação então, segundo o google: 1 US teaspoon = 4.92892159 ml.
 

Latest posts

Back
Top