Regularização MAPA- Posso me regularizar no MAPA fabricando minha cerveja artesanal na cozinha de ca

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Larissa b

New Member
Joined
Nov 7, 2018
Messages
4
Reaction score
1
Location
espirito santo
Regularização MAPA-
Posso me regularizar no MAPA fabricando minha cerveja artesanal na cozinha de casa?
Quero dar entrada para regularizar minha cerveja, mas produzo na minha cozinha de casa.
Ainda não tenho verba para montar uma micro cervejaria, mas já gostaria de vender a cerveja.
 
Oi Larissa, tudo bem? De que cidade do ES? Eu morava aí até 2016.


Então, estive falando com meu advogado e independente de onde produzir para vender você precisa do MAPA, prepare o ambiente, isole locais de entrada de moscas e prepare para que seja sanitariamente aceito. Faça a entrada no processo e aguarde a visita dos fiscais.

Importante ressaltar que você também deve entrar com processo de registro de marca no INPI pra evitar que terceiros usem seu nome ou nome de suas cervejas futuramente.

Abraço
 
Oi Larissa, tudo bem? De que cidade do ES? Eu morava aí até 2016.


Então, estive falando com meu advogado e independente de onde produzir para vender você precisa do MAPA, prepare o ambiente, isole locais de entrada de moscas e prepare para que seja sanitariamente aceito. Faça a entrada no processo e aguarde a visita dos fiscais.

Importante ressaltar que você também deve entrar com processo de registro de marca no INPI pra evitar que terceiros usem seu nome ou nome de suas cervejas futuramente.

Abraço
Sou de Venda Nova do Imigrante/ES.
Obrigada pelas dicas.
 
Legal, eu morava em São Mateus.


Se você for fazer venda local, dá para iniciar sem o mapa mas acelere o máximo possível porque se a vigilância te visitar terá problemas!

Boa sorte Larissa.
 
Oi Larissa! Então... procure mais aqui no próprio fórum que vais encontrar bastante coisa sobre, agora até onde eu sei, o que é pouquíssimo, já que ainda não me interesso pelo assunto (regularização para venda), é que as exigências do MAPA para obter licença não custam barato, mesmo um projeto pequeno mas que atenda as exigências deles custa alguns milhares de reais. Boa sorte e saúde!
 
Regularização MAPA-
Posso me regularizar no MAPA fabricando minha cerveja artesanal na cozinha de casa?
Quero dar entrada para regularizar minha cerveja, mas produzo na minha cozinha de casa.
Ainda não tenho verba para montar uma micro cervejaria, mas já gostaria de vender a cerveja.

@Larissa b,

Sinto informar, mas fosse fácil assim como o advogado do colega Leandro diz, milhares de homebreweres estariam vendendo cerveja.

Atenção, muito cuidado! Se alguém passar mal e culpar sua cerveja, estará encrencada.

Antes de mais nada, você precisa ter abrir uma empresa enquadrada no Super Simples, que irá registrar o produto para poder vendê-lo. Isso significa ter que arcar com os custos altíssimos de contabilidade, taxas, impostos etc.

Muitas cervejas trabalham assim, terceirizando a produção em cervejarias ciganas.

A fabricação da cerveja é outra história.

Aí entra então, o registro do estabelecimento que irá produzir sua cerveja.

São coisas distintas, mas que podem ser juntas.

Por partes, o que você pode ter:

1 - Um produto cerveja: CNPJ (empresa super simples) + registro do produto; você tem um produto seu, mas quem o produz é uma terceirizada.
2 - Uma cervejaria cigana: instalação de uma fábrica de cerveja + registro de estabelecimento fabril atendendo normas da Anvisa e da Vigilância Sanitária; você tem uma fábrica de cerveja, mas não possui nenhuma cerveja registrada.
3 - Produto cerveja + cervejaria: um único CNPJ (empresa) com ambos; você possui um produto registrado, que você mesma produz.
4 - Rotulagem: há diversas exigências referentes aos rótulos; uso do termo "artesanal" é proibido.

Bom, tudo isso envolve Ministério da Agricultura, Anvisa, Vigilância Sanitária estadual e municipal, legislação federal e estadual.

No link que segue, fim uma postagem onde cito todas as leis envolvidas nesse processo.

É extremamente complicado, caro e financeiramente inviável, pois você irá concorrer diretamente com as micro, tendo um custo 2x maior devido ao tamanho da produção.

Enfim, não acredite em solução fácil, pois não há.

https://www.homebrewtalk.com.br/threads/vender-cerveja-artesanal-caseira-é-crime.412731/
 
Back
Top