Registro para cerveja?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Fernando a dica de ouro é um bom plano de negócios. O treco é quase que a "mãe diná". Alimentando bem ele vc vai começar a ter uma visão muito mais clara do futuro, antecipa uma série de questões que ainda não haviam sido pensadas ou que haviam sido mal pensadas e lá na frente iriam te encurralar. Eventualmente, pode até mostrar que o modelo de negócios atual não é sustentável.

Eu destacaria algumas questões que são mal pensadas
-> Capital de Giro - é necessário uma quantidade considerável de capital total do investimento reservado para girar o negócio principalmente nos primeiros meses de vida;

-> Custos fixos e variáveis (principalmente fixos), quando está na nossa cabeça é lindo "Ah, aluguel não vou pagar", "Ah, não vou precisar pagar salários", "Internet? Pra quê?? Custo desnecessário", "Pró-Labore? Nao precisa vou abrir mão nos primeiros meses". Quando a gente senta com calma pra por no lápis, a coisa muda de figura. Pró-labore por exemplo é uma obrigação colocarmos no plano, uma coisa é a empresa em início de vida e o empresário abrir mão do seu pró-labore para não comprometer o caixa. Outra é esse valor ficar fora do orçamento e vc calcular mal o seu ponto de equilíbrio pois esqueceu de incluir na conta o próprio salário.

-> Plano Operacional - Uma série de questões são subestimadas desde o processo produtivo quanto outras atividades acessórias.
Do tipo, produzir 12.000 litros mês? Rapaz, uma produção dessa vai precisar de PROCESSO, porquê esse volume de produção não vai perdoar erros. Entrega de Chopp? Quem entrega? Qual o traçado? Qual perímetro máximo? Quem vai, que horas vai, quando e onde abastece o carro (Opa, abastecer o carro é CUSTO! Volta pro plano de custo!)

Enfim, só meus 50 centavos. Como falei em outro tópico no meu primeiro post, estou passando justamente por esta etapa de construção de plano de negócios e viabilização de abertura de um empreendimento (Pub - Talvez Brew, Talvez não, o plano está me colocando em dúvidas rsrs..).

Com certeza Pedroso, o lance é cabuloso, o problema que nós Brasileiros não temos muito a cultura do planejamento. Ai já viu né no que que dá... Então to montando aos poucos o plano de negócio, nunca fiz um, mas estou usando aqule programa do SEBRAE, da para estruturar legal. De fato não se pode deixar nenhum custo de fora, pois as vezes vão ser esses 50 centavos que aumentou seu custo e vc esqueceu que vai te fazer quebrar. Mas minha ideia inicial é começar com uma produção bem menor de uns 2.000 lts/mes atendendo só a cidade de Lavras/MG, ou talvez engarrafar e trazer para distribuir em BH. Porem pretendo estruturar o negocio já com uma cozinha de 1.000lts que permita crescer com a evolução do msm, aumentando assim só area fria, logistica de distribuição e envasamento. Mas o que arrebenta mesmo a coragem de começar é essa porra do Brasil e seus absurdos impostos, torcemos para que o simples seja implementado, aí ajudaria a viabilizar o negócio...
 
Fernando, estou no mesmo momento que você, começando a me estruturar e planejar para a montagem de planta profissional.

Por coincidencia, também possuo imóvel em zona rural com água mineral.

Mas veja, isso não é tão simples como você desenhou mentalmente, acredito que você precise amadurecer melhor as idéias antes de começar o planejamento, pois vejo que ainda tem algumas dúvidas e enganos basilares.

Sobre o imóvel rural, veja primeiro a lei de zoneamento do municipio, se dentro da mancha de habitação do imóvel pode ser construida uma industria.
Lembre-se que a natureza da produção de bebidas, envolve elevado nível de despejo de efluentes, precisara ter uma estação de tratamento, já que em área rural dificilmente você terá acesso ao despejo sanitário da rede de esgotos e aguas. Ainda se tiver, precisará tratar e mensurar esse consumo.

Sobre a energia eletrica, o imovel rural tem disponibilidade de luz rural, enquanto restar em sua caracteristica essa, ser unidade rural, ou seja, produtora rural. Uma industria terá classificação propria, as tarifas mudam.
O proprio imposto territorial sofrerá alteração, vai passar a pagar IPTU de acordo com a metragem da planta.

Ademais, como citou, é uma área de preservação, será que conseguirá expedição de alvará da secretaria de meio ambiente para instalação de industria?


Vou acompanhar o tópico pois muitas das suas dúvidas também são minhas.

Boa sorte e nos mantenha informado!
 
Então, por i isso a idéia é ter uma planta pequena, pois facilitaria tudo isso que vc colocou. Com relação de zoneamento não terei problema com a prefeitura. Com relação ao tratamento dos efluentes pensei em usar tecnologia verde com filtros biológicos, uma tecnologia da permacultura que não é caro. Com relação a área de preservação permanente e reserva legal, já tenho mais área que o suficiente por lei e isso não será problema. Agora realmente essa questão da tarifa energética e IPTU realmente não tinha pensado.
 
Ressuscitando o post... tava procurando exatamente sobre "registro para cerveja", pois minha dúvida é a seguinte:

Depois que a cervejaria já está tudo regularizada e funcionando, para cada novo tipo de cerveja que ela fará será necessário um registro do produto no MAPA, certo?

E esse registro, tem algum custo?

Obrigado!
 

Latest posts

Back
Top