Registro para cerveja?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tomazhorn

New Member
Joined
Jun 27, 2015
Messages
4
Reaction score
0
Olá pessoal, faço cerveja em casa e volta e meia presenteio amigos com elas, e as vezes quando estou na magra vendo algumas garrafas para eles para pagar os insumos.

Muitos amigos tem me incentivado a vender a minha cerveja, inclusive um amigo me ofereceu para vender em um bar. Contudo não acho uma ideia muito bacana sair vendendo assim sem ter os devidos registros para a marca.

Alguém aqui já registrou sua cerveja e sabe os passos necessários, e se é que pode ou vale a pena (financeiramente)?

Obrigado!
 
Tomazhorn, tem um tópico bem completo sobre "profissionalização" do negocio! Da uma busca no fórum que tem dois tópicos recheados de informação!
 
@Tomazorhn, não sei se entendi direito a pergunta, mas não existe meio termo, ou seja, "faço cerveja em casa, quero simplesmente registrá-la e vender". Isso não existe.

Pra vender cerveja, tem que montar cervejaria: montar empresa, PJ, alugar um depósito, comprar equipamento profissional, entrar com processo no MAPA, etc etc etc.... e lá se vão 100 mil pra cima.

E detalhe... depois que gastar isso, a cerveja que tu vende hoje, sem pagar imposto..... tu vais começar a ter que pagar 60%..... aí tu vais começar a ver como o lucro é mínimo, e que cervejaria só empata as contas a partir de uns 10 mil litros por mês..... e aí...... acabou. :)

A realidade é completamente diferente do que aparenta.

Abraço,
 
aí a ambev põe milho e reclamamos (não querendo comparar as cervejas claro). Mas os caras se obrigam a fazer isso nesse país.
 
@Tomazorhn, não sei se entendi direito a pergunta, mas não existe meio termo, ou seja, "faço cerveja em casa, quero simplesmente registrá-la e vender". Isso não existe.

Pra vender cerveja, tem que montar cervejaria: montar empresa, PJ, alugar um depósito, comprar equipamento profissional, entrar com processo no MAPA, etc etc etc.... e lá se vão 100 mil pra cima.

E detalhe... depois que gastar isso, a cerveja que tu vende hoje, sem pagar imposto..... tu vais começar a ter que pagar 60%..... aí tu vais começar a ver como o lucro é mínimo, e que cervejaria só empata as contas a partir de uns 10 mil litros por mês..... e aí...... acabou. :)

A realidade é completamente diferente do que aparenta.

Abraço,
Fazendo coro a essa colocação do Guenther e complementando imagine uma planta com capacidade para 10 mil litros mensais eu acho que 100 mil reais é pouco, você tem que ter fermentadores, capacidade de brassagem de mais de 500 litros por dia (ou, sei lá, 5 mil litros por dia se for colocar tudo de uma vez pra fermentar), se for variar os tipos então terá que ter mais fermentadores, barris, máquinas de envase, etc.. Eu trabalho em uma indústria química e posso afirmar que as margens líquidas de lucro não chegam a 8%, dependendo do produto são bem menores, isso sobre o valor do produto sem agregar IPI e Substituição Tributária, sendo assim fazendo uma conta simplória onde você, de repente, vende sua cerveja a 10 reais o litro então você terá 8 mil reais por mês, ou seja, se você foi descontar o reinvestimento sobra pouco. Outra coisa que quero colocar é que gostar de fazer cerveja não necessariamente implica que você é um bom empresário, o mais acertado é você saber ser um bom empresário e daí entender da atividade poderá lhe ajudar no empreendimento. Repararam que cada vez mais, devido à grande difusão e adesão do homebrewing, o iniciante já aparece com a intenção de abrir um negócio? Abrir é fácil, no sentido de que legalmente é permitido, porém manter, prosperar e ganhar muito dinheiro, que é o que deduzo que seja a intenção desses iniciantes, poderá ser um caminho muito longo e sujeito a intempéries. Só aqui na minha cidade, que tem 80 mil habitantes, já estou sabendo que tem gente abrindo cervejaria, já ouvi falar de uma comarca aqui de minha cidade que tem também, em cada cidade vizinha daqui que eu vejo (sem considerar Ribeirão Preto!) que tem uma, duas ou três cervejarias (por ex. Araraquara, São Carlos, Brotas, etc..). Acho isso ótimo olhando o meu lado consumidor porém para o lado empreendedor me faz ser cauteloso. Tenho empresa e já tive bar em São Carlos no passado, demorei uns 5 meses na época para poder empatar as contas, abrir um BrewPub irá requerer um esforço muito maior. Aliás, outro dia estava conversando com um dono de um BrewPub e notei nele o desânimo pois quando eu perguntava pra ele se ele participava dos eventos da Acerva, encontros etc.. ele falou que não dá mais pra fazer isso, sinto que ele não vai durar pois é como estou dizendo não se trata somente do prazer e capacidade de fazer boa cerveja.
 
Ah e complementando post anterior, sobre trabalhar informalmente, com este aumento da quantidade de cervejarias regularizadas será natural que venham a denunciar os informais já que irão se sentir prejudicadas pela concorrência desleal.

*EDIT*=> E para as cervejarias regularizadas também será complicado à partir do ano que vem vender sem nota fiscal devido à nova obrigação fiscal (caso ela não venha a cair) de se informar o arquivo sped fiscal com o Bloco K que nada mais é do que os registros de produção, ou seja, o governo fará o seu controle de estoque e custos e se a movimentação de todos os materiais não bater você terá problemas.
 
Falando como curioso e um pouco técnico: alguém buscou informação sobre Micro Empresário Individual, APL, DRS, ou uma ação coletiva ou mandado de segurança para produção em pequena escala? Tem DRS de vários tipos de bebida, inclusive cachaça, com apoio da Embrapa, Sebrae, Mapa, etc...
 
Falando como curioso e um pouco técnico: alguém buscou informação sobre Micro Empresário Individual, APL, DRS, ou uma ação coletiva ou mandado de segurança para produção em pequena escala? Tem DRS de vários tipos de bebida, inclusive cachaça, com apoio da Embrapa, Sebrae, Mapa, etc...
Bom, teria que ver se o CNAE "1113502-Fabricação de cervejas e chopes" pode se enquadrar nessas categorias de empresa, com certeza o MEI não se enquadra.
 
Então acho que se souber empreender o negócio dará lucro sim e viver do negócio. Tudo vai depender do plano de negócio. É claro que se fizer um investimento a cegas, sem estudo de mercado, sair contratando qualquer mestre cervejeiro e ter um monte de sócio, acredito que com certeza não vai pra frente o negócio.
Mas se começar com o pé no chão, buscar muitos conhecimentos e fazer um negócio enxuto, acredito que tem tudo para dar certo. E é claro que tem que fazer uma cerveja top. Pois cervejas meia boca já tem de montão.
Já até cheguei a fazer as contas de montar uma cervejaria com uma cozinha de 500 lt e dois fermentadores de 1.000 lt para começar o negócio. Sendo vc próprio o cervejeiro e com um ajudante. Dá para tirar líquido de 15 a 20 mil no mês. E o investimento fuça na casa dos 350 mil. Retorno com 2,5 anos.
 
Então acho que se souber empreender o negócio dará lucro sim e viver do negócio. Tudo vai depender do plano de negócio. É claro que se fizer um investimento a cegas, sem estudo de mercado, sair contratando qualquer mestre cervejeiro e ter um monte de sócio, acredito que com certeza não vai pra frente o negócio.
Mas se começar com o pé no chão, buscar muitos conhecimentos e fazer um negócio enxuto, acredito que tem tudo para dar certo. E é claro que tem que fazer uma cerveja top. Pois cervejas meia boca já tem de montão.
Já até cheguei a fazer as contas de montar uma cervejaria com uma cozinha de 500 lt e dois fermentadores de 1.000 lt para começar o negócio. Sendo vc próprio o cervejeiro e com um ajudante. Dá para tirar líquido de 15 a 20 mil no mês. E o investimento fuça na casa dos 350 mil. Retorno com 2,5 anos.
Fernando, quantos litros por mês espera produzir tendo capacidade de tanques fermentadores de apenas 2 mil litros? Só um exemplo, visitei uma vez a cervejaria Invicta em Ribeirão que produz 54 mil litros por mês segundo eles mesmos disseram. Na planta deles eu contei uns 7 ou 8 fermentadores de uns 7 mil litros cada aproximadamente (eu fiz as contas aproximadas me baseando nas dimensões aproximadas que pude ver)! O tempo de produção de uma cerveja deles é de 25 dias, esses dados foram eles mesmo que me falaram! Sendo assim acredito que você deve ter cometido algum engano nas suas estimativas. Quanto ao valor do investimento eu concordo com você, é de 350 mil pra mais.
 
@FernandoAugusto , acredito que, além do espaço e projeto arquitetônico exigido citado, a ser aprovado, seguindo rígidas normas, sanitárias, técnicas, e etc, uma cervejaria precisa contar com uma equipe, alguns prodissionais específicos que assinem/respondam por determinadas áreas de uma cervejaria. Não creio ser tão simples assim essa questão pessoal/funcionários. É um projeto de médio prazo, esstou acompanhando a abertura de uma em andamento a mais de 2 anos.
 
Fernando, quantos litros por mês espera produzir tendo capacidade de tanques fermentadores de apenas 2 mil litros? Só um exemplo, visitei uma vez a cervejaria Invicta em Ribeirão que produz 54 mil litros por mês, segundo eles mesmos disseram, na planta deles eu contei uns 7 ou 8 fermentadores de uns 7 mil litros cada aproximadamente (eu fiz as contas aproximadas me baseando nas dimensões aproximadas que pude ver)! O tempo de produção de uma cerveja deles é de 25 dias, esses dados foram eles mesmo que me falaram! Sendo assim acredito que você deve ter cometido algum engano nas suas estimativas. Quanto ao valor do investimento eu concordo com você, é de 350 mil pra mais.

Ue to falando numa produção de no mínimo 2.000 lt/mês, mas com os 2 fermentadores de 1.000 lts dá pra chegar a pelo menos 3.000 lt/mês ou talvez até a 4.000 lt/mês. Não dá para comparar com a invicta que tem trocentos funcionários. To falando de um negócio para vc começar sozinho como cervejeiro, ADM, comercial , faz de tudo... Sacou a diferença. Aí vai crescendo naturalmente com o desenvolvimento do negócio. Pois com essa cozinha o crescimento só vai depender da aquisição de mais fermentadores e , com isso mais pessoal tb é claro. Dá pra chegar a uma produção de 30.000 ou mais potencialmente. Ou seja vc começa com um negócio enxuto e com alto potencial de crescimento_O maior erro que vejo é neguinho querer já começar dando o passo maior que a perna, aí vai tropeçar e cair, hehe.
 
Ue to falando numa produção de no mínimo 2.000 lt/mês, mas com os 2 fermentadores de 1.000 lts dá pra chegar a pelo menos 3.000 lt/mês ou talvez até a 4.000 lt/mês. Não dá para comparar com a invicta que tem trocentos funcionários. To falando de um negócio para vc começar sozinho como cervejeiro, ADM, comercial , faz de tudo... Sacou a diferença. Aí vai crescendo naturalmente com o desenvolvimento do negócio. Pois com essa cozinha o crescimento só vai depender da aquisição de mais fermentadores e , com isso mais pessoal tb é claro. Dá pra chegar a uma produção de 30.000 ou mais potencialmente. Ou seja vc começa com um negócio enxuto e com alto potencial de crescimento_O maior erro que vejo é neguinho querer já começar dando o passo maior que a perna, aí vai tropeçar e cair, hehe.

Fernando, penso no negócio neste formato que você descreveu acho mais viável e interessante. Você chefões os passos para implementar este negócio?
 
@FernandoAugusto , acredito que, além do espaço e projeto arquitetônico exigido citado, a ser aprovado, seguindo rígidas normas, sanitárias, técnicas, e etc, uma cervejaria precisa contar com uma equipe, alguns prodissionais específicos que assinem/respondam por determinadas áreas de uma cervejaria. Não creio ser tão simples assim essa questão pessoal/funcionários. É um projeto de médio prazo, esstou acompanhando a abertura de uma em andamento a mais de 2 anos.

Cara com certeza, se for fazer algo grande é mais complicado como descreveu. Mas um negócio pequeno, um galpão de 100 m2 atende, basta adequar ao MAPA que não é nenhum bicho de sete cabeça. Melhor ainda se vc tiver terreno rural.
 
Ue to falando numa produção de no mínimo 2.000 lt/mês, mas com os 2 fermentadores de 1.000 lts dá pra chegar a pelo menos 3.000 lt/mês ou talvez até a 4.000 lt/mês. Não dá para comparar com a invicta que tem trocentos funcionários. To falando de um negócio para vc começar sozinho como cervejeiro, ADM, comercial , faz de tudo... Sacou a diferença. Aí vai crescendo naturalmente com o desenvolvimento do negócio. Pois com essa cozinha o crescimento só vai depender da aquisição de mais fermentadores e , com isso mais pessoal tb é claro. Dá pra chegar a uma produção de 30.000 ou mais potencialmente. Ou seja vc começa com um negócio enxuto e com alto potencial de crescimento_O maior erro que vejo é neguinho querer já começar dando o passo maior que a perna, aí vai tropeçar e cair, hehe.
Ok, mas para 4 mil litros/mês renderem 20 mil reais líquidos, ou seja, descontando-se TODOS os custos diretos e indiretos, só se você vender tudo sem nota, mesmo assim acho que a conta não bate mesmo que vc trabalhe sozinho pra produzir e vender essa quantidade. É justamente esse o lance que quis alertar pois muitas vezes a gente não faz uma boa apuração de custos e tem a ilusão de que está ganhando quando não está, é por isso que a maioria das empresas quebram, principalmente as pequenas.
 
Ok, mas para 4 mil litros/mês renderem 20 mil reais líquidos, ou seja, descontando-se TODOS os custos diretos e indiretos, só se você vender tudo sem nota, mesmo assim acho que a conta não bate mesmo que vc trabalhe sozinho pra produzir e vender essa quantidade. É justamente esse o lance que quis alertar pois muitas vezes a gente não faz uma boa apuração de custos e tem a ilusão de que está ganhando quando não está, é por isso que a maioria das empresas quebram, principalmente as pequenas.


A conta que fiz foi considerando todos impostos e preço de venda a r$25,00/lt sendo a comercialização em garrafas de 500 ml ou seja vai chegar na revendedora a garrafa na casa dos r$20,00 que é o preço da maioria das boas cervejas.
Mas é claro que se for vender chopp esse plano de negócio já fica inviável.
 
A conta que fiz foi considerando todos impostos e preço de venda a r$25,00/lt sendo a comercialização em garrafas de 500 ml ou seja vai chegar na revendedora a garrafa na casa dos r$20,00 que é o preço da maioria das boas cervejas.
Mas é claro que se for vender chopp esse plano de negócio já fica inviável.

Pra mim como consumidor preço aceitável pra 500ml é uns 12(barato)-16(bom preço mas no limite do aceitável) reais.

20 seria alguma importada ou em algum lugar que é caro mesmo.
 
Pra mim como consumidor preço aceitável pra 500ml é uns 12(barato)-16(bom preço mas no limite do aceitável) reais.

20 seria alguma importada ou em algum lugar que é caro mesmo.

A 12-16 conto aqui em BH só as meia boca. As tops entre 20-25.
 
Cerveja iniciante já pensando 20 reais 500ml...
Schonstein, colorado, baden, invicta, backer, entre varias outras premiadas e consagradas são menos que 20
 
Então acho que se souber empreender o negócio dará lucro sim e viver do negócio. Tudo vai depender do plano de negócio. É claro que se fizer um investimento a cegas, sem estudo de mercado, sair contratando qualquer mestre cervejeiro e ter um monte de sócio, acredito que com certeza não vai pra frente o negócio.
Mas se começar com o pé no chão, buscar muitos conhecimentos e fazer um negócio enxuto, acredito que tem tudo para dar certo. E é claro que tem que fazer uma cerveja top. Pois cervejas meia boca já tem de montão.
Já até cheguei a fazer as contas de montar uma cervejaria com uma cozinha de 500 lt e dois fermentadores de 1.000 lt para começar o negócio. Sendo vc próprio o cervejeiro e com um ajudante. Dá para tirar líquido de 15 a 20 mil no mês. E o investimento fuça na casa dos 350 mil. Retorno com 2,5 anos.
Fernando... isso que vc falou é impossível. :)

Vá numa cervejaria de um porte desse, e veja o funcionamento, fora todos os custos.

Eu conheço a realidade diária de dezenas de cervejarias.

Abraço,
 
Fernando... isso que vc falou é impossível. :)

Vá numa cervejaria de um porte desse, e veja o funcionamento, fora todos os custos.

Eu conheço a realidade diária de dezenas de cervejarias.

Abraço,

Ghunter, pq vc diz ser impossível? Uma cervejaria de 500 lt, produzindo inicialmente 2.000 lt/ mês um cervejeiro com mais um ajudante não da conta de tocar? Tendo um rinser, engarrafador etc... Putz , então só é possível começar com grandes estruturas?

Abraço
 
Fernando, analise o seguinte: Por quê as revendas comprariam sua cerveja a preço de cervejas conceituadas se elas podem pagar o mesmo para as que realmente são conceituadas? Não faz sentido, para se posicionar no mercado tem que gastar, se você quer dar conceito à sua cerveja então tem que submeter a premiações para então propagandear os créditos, sendo assim da forma como você propõe não dá pra começar pequeno mesmo. E, repito, muito menos dá pra tirar 20 mil reais líquidos com 4 mil litros/mês!
Vamos reconhecer, não podemos ser ingênuos nisso, que quem tá começando não fica 100% na legalidade, à medida que vai se firmando a informalidade passa a não compensar os riscos (a concorrência denuncia mesmo!) e, como eu falei, o cerco fiscal está cada vez maior, eu estou vendo isso acontecer na prática.
Não é minha intenção aqui desestimular o empreendimento mas sim chamar a atenção à realidade, as pessoas estão tendo acesso ao know-how para produzir cerveja e estão achando que encontraram a mina de ouro, há que se tomar cuidado pra não quebrar as pernas, só isso. Torço pra que todos que se enveredarem nisso prosperem pois gera empregos, benefícios, mais cerveja boa pra escolher, etc..
 
Curiosidade.. quais são os requisitos técnicos para atender a(s) regulamentação(ões)?
Digo.. o que o mapa exige? o que a a anvisa exige? o que as prefeituras exigem (em comum, já que isso pode variar)? etc

Ex: divisão de ambientes, área mínima por ambiente, tipo de piso, tipo de parede, profissionais responsáveis, etc
 
Fernando, analise o seguinte: Por quê as revendas comprariam sua cerveja a preço de cervejas conceituadas se elas podem pagar o mesmo para as que realmente são conceituadas? Não faz sentido, para se posicionar no mercado tem que gastar, se você quer dar conceito à sua cerveja então tem que submeter a premiações para então propagandear os créditos, sendo assim da forma como você propõe não dá pra começar pequeno mesmo. E, repito, muito menos dá pra tirar 20 mil reais líquidos com 4 mil litros/mês!
Vamos reconhecer, não podemos ser ingênuos nisso, que quem tá começando não fica 100% na legalidade, à medida que vai se firmando a informalidade passa a não compensar os riscos (a concorrência denuncia mesmo!) e, como eu falei, o cerco fiscal está cada vez maior, eu estou vendo isso acontecer na prática.
Não é minha intenção aqui desestimular o empreendimento mas sim chamar a atenção à realidade, as pessoas estão tendo acesso ao know-how para produzir cerveja e estão achando que encontraram a mina de ouro, há que se tomar cuidado pra não quebrar as pernas, só isso. Torço pra que todos que se enveredarem nisso prosperem pois gera empregos, benefícios, mais cerveja boa pra escolher, etc..

Cleber concordo com tudo que vc disse. Mas vc acha que não seria viável, começar com um desenho pequeno desse, contratar uma boa consultoria de um respeitado cervejeiro para dar o startup e possibilitar que consiga concorrer a uma medalha e assim propagandear os créditos. Tudo bem os 20.000 líquidos pode até ser um exagero , mas no mínimo de r$10.000 da para tirar, não acha?
Supondo que a cervejaria seja instalada numa propriedade rural próximo a BH, com água mineral. Ou seja já eliminaria os custos com conta de água e aluguel... E ainda energia elétrica com tarifa rural.
 
Curiosidade.. quais são os requisitos técnicos para atender a(s) regulamentação(ões)?
Digo.. o que o mapa exige? o que a a anvisa exige? o que as prefeituras exigem (em comum, já que isso pode variar)? etc

Ex: divisão de ambientes, área mínima por ambiente, tipo de piso, tipo de parede, profissionais responsáveis, etc
Karkassa, não tenho os links agora mas dê uma procurada no Forum pois tem colega que postou sua consulta ao MAPA. Tem também um video que postaram ref. a uma entrevista com um fiscal que é muito interessante.
 
Cleber concordo com tudo que vc disse. Mas vc acha que não seria viável, começar com um desenho pequeno desse, contratar uma boa consultoria de um respeitado cervejeiro para dar o startup e possibilitar que consiga concorrer a uma medalha e assim propagandear os créditos. Tudo bem os 20.000 líquidos pode até ser um exagero , mas no mínimo de r$10.000 da para tirar, não acha?
Supondo que a cervejaria seja instalada numa propriedade rural próximo a BH, com água mineral. Ou seja já eliminaria os custos com conta de água e aluguel... E ainda energia elétrica com tarifa rural.
Fernando, agora o que eu falo é somente achismo pois minha experiência pessoal é somente de bar que não fabricava a própria cerveja. Na minha opinião, o local onde quer fazer, irá lhe reduzir os custos sim (aluguel, água e luz). Agora pra investir em um marketing você precisa ter um cacife muito mais alto e isso contrasta com uma capacidade de fermentação de 2 mil litros. Se eu fosse você, tendo 350 mil pra investir então aumentaria a capacidade de fermentação, se sua cozinha é de 500 litros/dia então coloca mais tanques ou aumente a capacidade. Eu não somente venderia em garrafas cujo custo de embalagem é grande e agrega valor no preço final, entregaria chopp na região e faria alguma parceria com bares. A Invicta mesmo entrega chopp em casa além de vender no seu bar. A cervejaria Bamberg idem.
O que quero dizer é que você está pensando em começar já no topo, criar posição de mercado é muito caro e de alto risco, não faz jus a uma produção baixíssima. Se você investir mais em equipamentos, caso não dê certo o negócio, tá todo mundo aí querendo abrir cervejaria então será fácil repassar pra eles, o prejuízo será menor rsrs.
 
Cleber concordo com tudo que vc disse. Mas vc acha que não seria viável, começar com um desenho pequeno desse, contratar uma boa consultoria de um respeitado cervejeiro para dar o startup e possibilitar que consiga concorrer a uma medalha e assim propagandear os créditos. Tudo bem os 20.000 líquidos pode até ser um exagero , mas no mínimo de r$10.000 da para tirar, não acha?
Supondo que a cervejaria seja instalada numa propriedade rural próximo a BH, com água mineral. Ou seja já eliminaria os custos com conta de água e aluguel... E ainda energia elétrica com tarifa rural.

Muito, mas MUITO difícil. Tens que contar também a depreciação e atualização do equipamento. Tens que lembrar também que teu produto, vendendo em garrafas, vai ter uma defasagem de no mínimo uns 60 dias entre compra dos insumos e efetivo pagamento. E durante este tempo, tu vai continuar pagando as próximas produções.

Conheço donos de cervejarias, e de todos que conheço, a maioria começou pelo caminho inverso do que tu propôs. Próximo ao que o @cleber mencionou. Começam vendendo pra eventos e bares em barris, e também organizam e participam de diversos eventos, o que promove a marca e faz a ponte direto com o consumidor final. Nestes eventos acabam vendendo alguma coisa em garrafa, mas o maior volume vai nas torneiras. Assim, conseguem fluxo sem investir quase nada em marketing.
Aqui em Porto Alegre, deve ter pelo menos um evento grande só de cervejarias por mês, que agregam pelo menos umas 6 cervejarias, e mais inúmeros eventos pequenos. Também, tem muita venda em torneira em bares, e se tu conseguir colocar teu chopp em bares especializados, vende bem independente da marca, vende até mais pelo estilo, porque o consumidor sabe que aquele bar não vai vender cerveja ruim. E o fluxo de cervejas em torneira é MUITO MAIOR que o de cervejas engarrafadas neste tipo de bar. O que sustenta micro cervejaria é este consumo, e não venda em supermercado.

Vou me dar como exemplo. Frequento muito aqui em Porto Alegre o bar Apolinário, que sempre tem 10 torneiras de cervejas artesanais, e não parece ter qualquer tipo de preferência ou exclusividade com qualquer marca. A única que sempre está no cardápio é a Alenda, que acho que é mais por terem excelentes cervejas de trigo do que por terem exclusividade em uma torneira. Pois bem, já tomei incontáveis marcas de cerveja nesse bar, e nunca me preocupo com a marca da cerveja, pois sei que eles não colocariam uma cerveja ruim lá. E até dou preferência por experimentar novas marcas e estilos.
 
ah, e concordo com o cleber. Vai investir? invista na parte fria do processo. O gargalo certamente é a fermentação/clarificação/maturação da cerveja. Com uma cozinha de 500 litros, tu consegue fazer NO MÍNIMO, e bem folgado, 10.000 litros/mês (uma brassagem por dia só em dias úteis). E o mercado não vai aceitar uma cerveja mal fermentada.

Um amigo meu está começando com a cervejaria dele, que é em zona rural. Atualmente, ele faz brassagens só 2 vezes por semana. Por quê? fermentação. E também porque tem que ter cliente pra escoar a produção.

Cara, e no primeiro ano, ainda mais com 2.000 litros/mês, se tu conseguir tirar alguma coisinha pra ti por mês, já tens que ficar feliz. R$ 10.000,00/mês é quase impossível.

Ah, e referência de preço? esse meu amigo vende a R$ 13,00/litro em garrafa. Eventos a uns R$ 11,00/litro + aluguel de equipamento. Há 2 anos e meio atrás, comprei a R$ 7,75/litro de outro conhecido, em barril.
R$ 25,00/litro acho que é bem fora da realidade. Cervejarias já com bastante nome talvez consigam cobrar isso, mas acho difícil.
A tupiniquim mesmo vende pro comércio, em média quantidade, a uns R$ 11,00 a Pilsen e uns R$ 12,50 as demais das que eles vendem de litro. Em alta quantidade, com certeza bem mais barato, pois R$ 12,50 e R$ 15,00 é preço de prateleira deles em supermercados. E eles ganharam prêmio de melhor cervejaria no último ano no concurso nacional.
 
Galera como essa discussão está construtiva ein, já tô economizando os r$20.000 que gastaria com consultoria, hehe.
Então o melhor seria começar com uma produção nas casas dos 10.000 lt/mês de pilsen para barril de chopp para depois pensar em engarrafar e produzir outros i estilos mais valorizados. Pois não dá para comparar preços de venda de chopp com com garrafas.
Sendo assim seria melhor começar com uma cozinha de 1.000 lts e 5 fermentadores de 2.000 lts fazendo 10 brasagem mês. O custo benefício é bem melhor que com uma cozinha de 500 lts e 10 fermentador de 1.000.
 
Galera como essa discussão está construtiva ein, já tô economizando os r$20.000 que gastaria com consultoria, hehe.
Então o melhor seria começar com uma produção nas casas dos 10.000 lt/mês de pilsen para barril de chopp para depois pensar em engarrafar e produzir outros i estilos mais valorizados. Pois não dá para comparar preços de venda de chopp com com garrafas.
Sendo assim seria melhor começar com uma cozinha de 1.000 lts e 5 fermentadores de 2.000 lts fazendo 10 brasagem mês. O custo benefício é bem melhor que com uma cozinha de 500 lts e 10 fermentador de 1.000.
Beleza, a minha parte da consultoria eu quero em cerveja quando eu for pra BH e vc estiver produzindo rsrs.
 
Cara, aí é uma questão de visão de negócio.
- Eu não acho necessário ter uma cozinha tão grande, continuaria na de 500 lts e faria 2 brassagens num dia nos teus picos de produção, de 10.000 litros/mês (tu consegue sobrepor as 2 em um equipamento bem pensado).
- não começaria com 10.000 litros mês. Faria um equipamento de mostura que desse conta disso, mas começaria com menos. Pense que tu vai ter que estocar o produto que não vender, e a maioria dos estilos são melhores quando mais frescos
- não faria só Pilsen. Acho que o maior público consumidor de cervejas artesanais é de pessoas que já conhecem este tipo de produto. E normalmente com este público, este não é o estilo que mais faz sucesso. Ah, e com certeza teria uma linha com 2 ou mais produtos (provavelmente uma lupulada, que agrada muita gente por aqui, e uma maltada, ambas Ales).
 
Cara, aí é uma questão de visão de negócio.
- Eu não acho necessário ter uma cozinha tão grande, continuaria na de 500 lts e faria 2 brassagens num dia nos teus picos de produção, de 10.000 litros/mês (tu consegue sobrepor as 2 em um equipamento bem pensado).
- não começaria com 10.000 litros mês. Faria um equipamento de mostura que desse conta disso, mas começaria com menos. Pense que tu vai ter que estocar o produto que não vender, e a maioria dos estilos são melhores quando mais frescos
- não faria só Pilsen. Acho que o maior público consumidor de cervejas artesanais é de pessoas que já conhecem este tipo de produto. E normalmente com este público, este não é o estilo que mais faz sucesso. Ah, e com certeza teria uma linha com 2 ou mais produtos (provavelmente uma lupulada, que agrada muita gente por aqui, e uma maltada, ambas Ales).

Então minha ideia é exatamente essa, tipo uma cozinha de 500 com 2 fermentadores de 1.000 para começar ai faria 4 brassagen e teria o restante do mes para trablhar a venda, engarrafar etc.
Começaria somente com um estilo, uma IPA foda pra ser carro chefe. Mas a galera tá falando que é impossivel dar certo, que tem que produzir no minimo 10.000 lts e ter uma estruturação maior.
Acho que se fizer uma cerveja com excelencia , tentar ganhar um concurso e principalmente agradar ao publico , o trabalho boca a boca já faz a divulgação. E claro fazer parcerias com distribuidores.

Valeu Tiefensee
 
Então minha ideia é exatamente essa, tipo uma cozinha de 500 com 2 fermentadores de 1.000 para começar ai faria 4 brassagen e teria o restante do mes para trablhar a venda, engarrafar etc.
Começaria somente com um estilo, uma IPA foda pra ser carro chefe. Mas a galera tá falando que é impossivel dar certo, que tem que produzir no minimo 10.000 lts e ter uma estruturação maior.
Acho que se fizer uma cerveja com excelencia , tentar ganhar um concurso e principalmente agradar ao publico , o trabalho boca a boca já faz a divulgação. E claro fazer parcerias com distribuidores.

Valeu Tiefensee
Fernando, não esqueça que além do mestre cervejeiro e o ajudante que você comentou, quem será seu químico que vai assinar pela empresa? Isto é despesa fixa.
 
Fernando, não esqueça que além do mestre cervejeiro e o ajudante que você comentou, quem será seu químico que vai assinar pela empresa? Isto é despesa fixa.

Claro Alceu, mas creio que isso não deve ser tão caro assim né? Tem noção quanto cobram no mercado?
 
Então minha ideia é exatamente essa, tipo uma cozinha de 500 com 2 fermentadores de 1.000 para começar ai faria 4 brassagen e teria o restante do mes para trablhar a venda, engarrafar etc.
Começaria somente com um estilo, uma IPA foda pra ser carro chefe. Mas a galera tá falando que é impossivel dar certo, que tem que produzir no minimo 10.000 lts e ter uma estruturação maior.
Acho que se fizer uma cerveja com excelencia , tentar ganhar um concurso e principalmente agradar ao publico , o trabalho boca a boca já faz a divulgação. E claro fazer parcerias com distribuidores.

Valeu Tiefensee

Fernando, a galera só está sendo sincera. Tudo isso leva tempo, o retorno é demorado e existem riscos, não existem garantias. Você pode começar menor, mas provavelmente vai precisar continuar com sua atividade econômica atual em paralelo até começar a colher os frutos. Comece cotando tudo que precisa, pondo tudo na ponta do lápis, fazendo estimativas com os pés no chão e veja se é viável. Tente pesquisar quanto uma boa cerveja consegue por litro, as margens dos distribuidores devem ser altas. Monte um plano de negócio, estime o fluxo de caixa, considere os gastos menores, etc. Você também pode procurar ajuda no Sebrae para ter uma visão mais clara.

Uma opção seria criar uma cervejaria cigana, você já deve ter lido sobre isso, mas seria criar sua receita, sua marca, e produzir em uma cervejaria com planta ociosa. O risco é alto, mas já é bem menor, e você pode ter retorno (também menor) de forma rápida. Isso serve como um termômetro pra saber se você tem boas chances no mercado ou não. Fazer cerveja em casa com certeza é agradável, vender cerveja pode não ser tão agradável quanto parece.
 
Fernando, a galera só está sendo sincera. Tudo isso leva tempo, o retorno é demorado e existem riscos, não existem garantias. Você pode começar menor, mas provavelmente vai precisar continuar com sua atividade econômica atual em paralelo até começar a colher os frutos. Comece cotando tudo que precisa, pondo tudo na ponta do lápis, fazendo estimativas com os pés no chão e veja se é viável. Tente pesquisar quanto uma boa cerveja consegue por litro, as margens dos distribuidores devem ser altas. Monte um plano de negócio, estime o fluxo de caixa, considere os gastos menores, etc. Você também pode procurar ajuda no Sebrae para ter uma visão mais clara.

Uma opção seria criar uma cervejaria cigana, você já deve ter lido sobre isso, mas seria criar sua receita, sua marca, e produzir em uma cervejaria com planta ociosa. O risco é alto, mas já é bem menor, e você pode ter retorno (também menor) de forma rápida. Isso serve como um termômetro pra saber se você tem boas chances no mercado ou não. Fazer cerveja em casa com certeza é agradável, vender cerveja pode não ser tão agradável quanto parece.

Valeu Karkassa, com certeza esses passos que descreveu são fundamentais. Por enquanto é só uma vontade pois tenho uma propriedade rural no sul de minas a 10 km de Lavras sem nada de estrada de terra , um local estratégico que da para atender o sul de minas e grande BH e possui muita água mineral, tenho 5 nascentes lá. Tem tb a UFLA, em Lavras que tem o departamento de engenharia de alimentos que tem potencial de fazer parcerias, inclusive para a assinatura da receita e disponibilização de estagiários. E a cervejaria seria uma ideia para torná a propriedade produtiva economicamente, pois mão tenho muita terra para plantio e sim muita mata e serra.
Estou só no estudo ainda, levantando esses custos fixos e variáveis e essas dicas da turma são muito boas para nos por de volta no chão, e evitarmos riscos desnecessários.

Abraço
 
Cada mês operando com 2000 litros mês, com tudo certinho, será mais um mês com saldo negativo no final do mês.

Há poucos meses, no II Congresso Técnico de em Florianópolis, tivemos um painel com donos de cervejarias, essa pergunta foi feita mais de uma vez, e a opinião unânime deles é que o EMPATE das contas, com tudo 100% certo, se dá aos 10, e em alguns casos relatados, só de deu a 12 mil litros por mês.

Uma coisa é já ter grana e ter cervejaria por hobby, onde não se dependa financeiramente.

Outra coisa é você viver exclusivamente da cervejaria e ter que pagar as contas com os lucros mensais, pro-labore, etc.

Conheço VÁRIOS donos de cervejaria que iniciaram de forma pequena, e nenhum que dependa só dela pra sobreviver, ou seja, todos já tinham uma puta grana antes disso, ou as esposas seguram completamente as contas, ou os caras tem um custo de vida baixíssimo, ou seja, raríssimo terem filhos, etc. E os que não eram nenhum desses casos, se deram conta, e acabaram adicionando sócios para poder investir mais pesado e aumentar o volume para uns 20 mil litros por mês para tornar a coisa realmente viável.

Não estou sendo pessimista, nem dando má sorte.... eu só estou dando informação para evitar mais uma cervejaria que vai falir daqui a alguns anos como vai acontecer com um monte das que estão sendo criadas simplesmente "no sonho" de viver da cerveja.

Tudo, absolutamente tudo que aconteceu nos EUA nos anos 70/80/90 está acontecendo aqui.... e o que aconteceu lá com milhares de cervejarias quebrando por falta de planejamento/qualidade/etc, também vai acontecer aqui... é uma simples questão de tempo. E é nessa hora que eu vou estar pronto pra comprar equipamentos usados que outros mandaram fazer novos. :)

Por que vocês acham que nos EUA tem toneladas que equipamentos bons usados à venda, e aqui não? :)

Abraço,

Guenther
 
Cada mês operando com 2000 litros mês, com tudo certinho, será mais um mês com saldo negativo no final do mês.

Há poucos meses, no II Congresso Técnico de em Florianópolis, tivemos um painel com donos de cervejarias, essa pergunta foi feita mais de uma vez, e a opinião unânime deles é que o EMPATE das contas, com tudo 100% certo, se dá aos 10, e em alguns casos relatados, só de deu a 12 mil litros por mês.

Uma coisa é já ter grana e ter cervejaria por hobby, onde não se dependa financeiramente.

Outra coisa é você viver exclusivamente da cervejaria e ter que pagar as contas com os lucros mensais, pro-labore, etc.

Conheço VÁRIOS donos de cervejaria que iniciaram de forma pequena, e nenhum que dependa só dela pra sobreviver, ou seja, todos já tinham uma puta grana antes disso, ou as esposas seguram completamente as contas, ou os caras tem um custo de vida baixíssimo, ou seja, raríssimo terem filhos, etc. E os que não eram nenhum desses casos, se deram conta, e acabaram adicionando sócios para poder investir mais pesado e aumentar o volume para uns 20 mil litros por mês para tornar a coisa realmente viável.

Não estou sendo pessimista, nem dando má sorte.... eu só estou dando informação para evitar mais uma cervejaria que vai falir daqui a alguns anos como vai acontecer com um monte das que estão sendo criadas simplesmente "no sonho" de viver da cerveja.

Tudo, absolutamente tudo que aconteceu nos EUA nos anos 70/80/90 está acontecendo aqui.... e o que aconteceu lá com milhares de cervejarias quebrando por falta de planejamento/qualidade/etc, também vai acontecer aqui... é uma simples questão de tempo. E é nessa hora que eu vou estar pronto pra comprar equipamentos usados que outros mandaram fazer novos. :)

Por que vocês acham que nos EUA tem toneladas que equipamentos bons usados à venda, e aqui não? :)

Abraço,

Guenther

Valeu Gunther pelas informações. Estou apenas começando a namorar a idéia. Concordo plenamente com esse cenário que descreveu. Por isso meu planejamento vai ser de no mínimo 2 anos, vou estudar, praticar e planejar muito. E nesse tempo com certeza um monte delas já vão ter quebrado. E como disse deverá achar ótimos equipamentos pela metade do preço atual. Bem provável de o simples já ter sido aprovado tb. Por isso é muito importante essa troca de informação.
Quando começar quero começar certo e bem afinado. Pois meu objetivo é viver disso e não preciso de muito para viver bem.

Valeu
 
Fernando a dica de ouro é um bom plano de negócios. O treco é quase que a "mãe diná". Alimentando bem ele vc vai começar a ter uma visão muito mais clara do futuro, antecipa uma série de questões que ainda não haviam sido pensadas ou que haviam sido mal pensadas e lá na frente iriam te encurralar. Eventualmente, pode até mostrar que o modelo de negócios atual não é sustentável.

Eu destacaria algumas questões que são mal pensadas
-> Capital de Giro - é necessário uma quantidade considerável de capital total do investimento reservado para girar o negócio principalmente nos primeiros meses de vida;

-> Custos fixos e variáveis (principalmente fixos), quando está na nossa cabeça é lindo "Ah, aluguel não vou pagar", "Ah, não vou precisar pagar salários", "Internet? Pra quê?? Custo desnecessário", "Pró-Labore? Nao precisa vou abrir mão nos primeiros meses". Quando a gente senta com calma pra por no lápis, a coisa muda de figura. Pró-labore por exemplo é uma obrigação colocarmos no plano, uma coisa é a empresa em início de vida e o empresário abrir mão do seu pró-labore para não comprometer o caixa. Outra é esse valor ficar fora do orçamento e vc calcular mal o seu ponto de equilíbrio pois esqueceu de incluir na conta o próprio salário.

-> Plano Operacional - Uma série de questões são subestimadas desde o processo produtivo quanto outras atividades acessórias.
Do tipo, produzir 12.000 litros mês? Rapaz, uma produção dessa vai precisar de PROCESSO, porquê esse volume de produção não vai perdoar erros. Entrega de Chopp? Quem entrega? Qual o traçado? Qual perímetro máximo? Quem vai, que horas vai, quando e onde abastece o carro (Opa, abastecer o carro é CUSTO! Volta pro plano de custo!)

Enfim, só meus 50 centavos. Como falei em outro tópico no meu primeiro post, estou passando justamente por esta etapa de construção de plano de negócios e viabilização de abertura de um empreendimento (Pub - Talvez Brew, Talvez não, o plano está me colocando em dúvidas rsrs..).
 
Back
Top