Refrigeração Direta - Fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eduardohvandrade

Well-Known Member
Joined
Sep 20, 2015
Messages
52
Reaction score
3
Pessoal, alguém aí já fez sistema de refrigeração direta no fermentador (externo, envolvendo com espuma térmica)?
Na verdade, queria saber como faço o esquema para serpentinas em contato com a parede do fermentador, usando motor de geladeira.
Vi que vendem condensador, relé, compressor, etc, mas não sei exatamente as peças para construir e como faço as conexões. Se alguém tiver um projetinho ou algo pra ajudar....

Valeu!!
Grande abraço!
 
olha, não sei se seria uma boa ideia fazer assim, porque a temperatura no evaporador é bem baixa, dependendo do refrigerante chega a -30°C podendo congelar o liquido perto das paredes..
 
Pessoal, alguém aí já fez sistema de refrigeração direta no fermentador (externo, envolvendo com espuma térmica)?
Na verdade, queria saber como faço o esquema para serpentinas em contato com a parede do fermentador, usando motor de geladeira.
Vi que vendem condensador, relé, compressor, etc, mas não sei exatamente as peças para construir e como faço as conexões. Se alguém tiver um projetinho ou algo pra ajudar....

Valeu!!
Grande abraço!

Acredito que funcione sim, já vi projetos desse tipo... O problema não são as peças pra montagem, mas a montagem em si. Vc precisaria de uma bomba de vácuo, manômetros, gás refrigerante, conjunto pra soldar cobre, etc... isso tudo custa meio caro pra usar num projeto só. As vezes vale mais a pena vc montar o projeto, comprar as peças e levar pra alguem que trabalhe com refriegeração montar pra vc.
 
Cervejeiro, talvez uma solução usando placas peltier e caixa térmica seja mais interessante. Estou pensando em um projeto neste sentido
 
Cervejeiro, talvez uma solução usando placas peltier e caixa térmica seja mais interessante. Estou pensando em um projeto neste sentido

já pensei e até comecei a fazer um projeto desse mas não compensa, a eficiência das pastilhas peltier são baixas, e o consumo de energia é bem grande, uma pastilha de 120w consome aproximadamente 10A.. chega num ponto que acaba se tornando inviável pelo tamanho da fonte que tu vai precisar usar..
 
Com o controle por um termostato (tipo um fullgauge) eu conseguiria.. na verdade a ideia seria fazer uma geladeira, tendo por parede o próprio fermentador, coberto com uma espuma térmica é massa plástica. Já até vi um projeto assim, mas com cônicos de inox. O problema maior é só fazer o motor ligado nas serpentinas!! Não tenho mto conhecimento, se tivesse a lista do que comprar, acho que compensa pq quero fazer outros se der tudo certo!
A questão é, como construir o "motor da geladeira" ligado em uma serpentina (que vai abraçar o fermentador).
 
Com o controle por um termostato (tipo um fullgauge) eu conseguiria.. na verdade a ideia seria fazer uma geladeira, tendo por parede o próprio fermentador, coberto com uma espuma térmica é massa plástica. Já até vi um projeto assim, mas com cônicos de inox. O problema maior é só fazer o motor ligado nas serpentinas!! Não tenho mto conhecimento, se tivesse a lista do que comprar, acho que compensa pq quero fazer outros se der tudo certo!
A questão é, como construir o "motor da geladeira" ligado em uma serpentina (que vai abraçar o fermentador).

nesse caso, a serpentina que tu diz, é o evaporador, porem, o compressor, condensador e capilar devem ser dimensionados junto com o evaporador, e isso não é tao simples de fazer, como comentei em outro tópico, vale mais a pena comprar uma unidade condensadora pronta e usar um evaporador indicado para a mesma. Ja vi uma unidade dessa por R$ 370,00.

Tendo isso em mãos, monta com o evaporador ja em volta do fermentador e leva em alguem que faz manutenção em refrigeradores, pede pra soldar e dar uma carga de gás. Assim voce garante que não vai te dar dor de cabeça.
 
nesse caso, a serpentina que tu diz, é o evaporador, porem, o compressor, condensador e capilar devem ser dimensionados junto com o evaporador, e isso não é tao simples de fazer, como comentei em outro tópico, vale mais a pena comprar uma unidade condensadora pronta e usar um evaporador indicado para a mesma. Ja vi uma unidade dessa por R$ 370,00.

Tendo isso em mãos, monta com o evaporador ja em volta do fermentador e leva em alguem que faz manutenção em refrigeradores, pede pra soldar e dar uma carga de gás. Assim voce garante que não vai te dar dor de cabeça.

Boa cara!!

Se não importar, tem como me mandar um link do condensador e do evaporador?
 
Legal demais a dica!!
Se não importar, poderia me mandar um link do que encontrou de condensador e compressor pronto? Além disso, há algo mais a ser comprado?
Valeu!!
 
eu tinha visto no mercado livre, porem ja foi vendida e só tem umas com o preço bem elevado, a Frigelar aqui de Curitiba eu sei que vende com essa faixa de preço porem nao compensa pra ti pelo custo do frete, da uma pesquisada na sua cidade em lojas especializadas em refrigeração, com certeza tu vai encontrar algo, só nao sei dizer a que preço.
 
Esse é o problema também, estou procurando uma unidade condensadora de 1/2 CV e so acho por 15oo reais.
 
Back
Top