Refratometro com problema?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2013
Messages
520
Reaction score
53
Pessoal, usei água destilada para calibrar o meu refratometro, porém ao medir a densidade, no caso Pre-boil, ele apresentou uma diferença de mais de 0,005 para mais quando comparado com o densímetro. Aí peguei então um resultado do densímetro (corrigindo a temperatura para 20C) e calibrei de novo o refratometro. Ao medir a OG (já considerando a leitura a 20C para o densímetro), de novo valor maior que o densímetro. Será que o meu refratometro vai pro saco? Ou acham que pode ser o densímetro? Detalhe: todas as medições do densímetro bateram com os valores esperados da receita estimadas pelo BS com eficiência de 72%, o que me leva a crer que se há algo errado (estragado), esse uma me parece ser o refratometro.

Alguma dica?

Sds,

Fabiano
 
@Fdamata,

Sabe o que fiz? Fiz diversas soluções com açúcar, cada aumentando a densidade do líquido, medi todas elas com o refratômetro e com o densímetro, comparando os resultados e montando uma planilha.

Se não estiver batendo, faça uma média dos valores e monte uma fórmula para correção dos valores medidos.

No meu caso, as densidades bateram, algumas delas ficavam com diferença de no máximo 0,002.
 
Back
Top