Refratômetro pós fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

irontonhao

Member
Joined
Jun 7, 2013
Messages
5
Reaction score
2
Fala pessoal.

Estou postando aqui um problema que tive estes dias e acabou me ajudando muito o uso do fórum. Pra quem quiser, o link original está aqui: http://www.homebrewtalk.com/f163/repitching-yeast-415301/

Durante um tempo notei que todos os meus lotes de cerveja não estavam fermentando direito, ou assim eu pensava. Lembro que fiz uma Imperial Stout com OG de 1.089 e que ficou com FG de 1.050, uma IPA com OG 1.061 e FG de 1.035, entre outras. Estava realmente preocupado. Será que eu sempre errava em alguma parte do processo? Não oxigenava direito o mosto? Temperatura muito alta?

Enfim descobri que nada estava errado, exceto o instrumento de medição. Eu media a densidade sempre com um refratômetro.

Após o post no forum americano e alguma pesquisa, vi que auferir a densidade com um refratômetro após o inicio da fermentação não é adequado.

Aqui está um link de correção de medidas (não sei o quão confiável é) : http://pintwell.com/2012/jan/21/calculating-finishing-gravity-refractometer-nuts/

Por fim, queria levantar uma dúvida e ver quem sabe respondê-la: por que auferir a densidade com um refratômetro após o inicio da fermentação não é adequado? Qual a explicação física disso? Algum artigo acadêmico sobre isso?

Abraços
 
Ola, você ate esta certo em partes, isso ocorre pela presença de álcool apos a fermentação mas para isso usamos calculadoras que fazem essa correção.
abç.
Stetison
 
Olá, exatamente...após iniciar a fermentação temos que usar as calculadoras para estimar a densidade e importante o refratômetro estar sempre aferido!
abçs
Toninho.
 
Boa!

Mesmo fazendo a correção, o refratômetro não é uma ferramenta ideal para medir a densidade final das cervejas. Hoje em dia já existem provetas e hidrômetros mais curtos que conseguem medir a densidade final desperdiçando apenas uns 80 ml de cerveja.

Essas fórmulas de correção para o álcool presente no mosto já fermentado não são 100% confiáveis porque assumem muitas coisas que podem variar de uma cerveja para outra.

Hades
 
ok...para acompanhar a conversão serve...depois de finalizar a queda de densidade meça a FG com um densímetro, que também não é 100%...o ideal seria determinar o peso de etanol por destilação de uma amostra do vinho...mas não vamos complicar! heheheh...
abçs,
Toninho.
 
Eu usava meu refratômetro pra medir, mas sinceramente, nunca achei uma calculadora que convertesse perfeitamente, então cansei e só uso densímetro pra medir FG.

Abraço,

Guenther
 
Comprei e recomendo o mini densímetro da Lamas Brew Shop. Precisa só de 70-80ml de cerveja para fazer a medição.
 
Fabito,

tinha visto esse link quando estava pesquisando. Mas ele apenas dá detalhes sobre a análise estatística que ele fez (que é bem razoável na minha singela opinião). Mas o que eu fiquei mesmo curioso é alguma explicação física do porque o índice de refração na presença do álcool não representa a densidade do líquido como antes.

Mas a discussão tá legal. :ban:

Abraço
 
Fabito,

tinha visto esse link quando estava pesquisando. Mas ele apenas dá detalhes sobre a análise estatística que ele fez (que é bem razoável na minha singela opinião). Mas o que eu fiquei mesmo curioso é alguma explicação física do porque o índice de refração na presença do álcool não representa a densidade do líquido como antes.

Mas a discussão tá legal. :ban:

Abraço

É bem simples. O refratômetro na verdade mede o índice de refração do líquido.
Quando temos água pura, temos um índice (1,3321). A medida que dissolvemos sólidos na água, este índice vai alterando proporcionalmente a quantidade dissolvida.

Acontece, que o índice de refração do álcool (1,3600) é diferente do índice de refração da água, o que altera a leitura. Ou melhor, altera as constantes do modelo matemático utilizado para converter a refração na escala que lemos.

O que as calculadoras fazem, é estimar a quantidade de álcool presente, e corrigir o índice de refração. Por isso a imprecisão, pois não é possível estimar bem o teor alcoólico.
 
Pela minha experiência, a leitura final corrida com refratômetro geralmente fica muito próxima em cervejas de densidade baixa. Já fiz teste comparativo algumas vezes, e em cervejas com OG abaixo de 1.060 nunca me deu variação maior que 0.001. Já em cervejas com OG maior começa a variar bastante, como já cheguei a diferenças maiores de 0.005 pontos em cevas com OG de 1.110 por exemplo.
 
O bom foi ler o post e saber que minha Belgian Blond Ale, realmente vai ser uma Belgian Blond Ale.

Tava medindo OG 17brix e FG 9.2brix pelo refratometro, que pelos calculos + priming daria uns 4,2%, fora da faixa da Belgian Blond Ale.

Mas vou medir hj com densímetro pra ver como realmente está.
Pelas calculadoras indicadas aqui, vai pra uns 6,4% fora priming. :tank:
 
Cada calculadora que eu uso dá uma resposta diferente... Como vocês fazem normalmente?

Minha leitura inicial foi de 1052 (13 brix) e 1024 (6 brix).

Qual a FG mais próxima da real?
 
Cada calculadora que eu uso dá uma resposta diferente... Como vocês fazem normalmente?

Minha leitura inicial foi de 1052 (13 brix) e 1024 (6 brix).

Qual a FG mais próxima da real?

Se OG 1,052 e FG 6 BRIX = FG 1,008 5,93% ABV, utilisando o aplicativo BrewCalc.

:tank::mug:
 
Todo refratometro precisa correção depois de iniciada a fermentação ? Inclusive os SG Wort ?
 
olá pessoal. Estou com um problema mais chato do que isso. Comprei um refratômetro da China e ele não mostra nitidamente a linha horizontal que indica em brix ou densidade já (no meu mostra os dois já).

Usando a água para calibrar o refratômetro a linha fica perfeitamente visível. Mas quando eu coloco o mosto, fica horrível de saber se está em 1,030 ou 1,020.

qual será o problema que causa isso?
 
olá pessoal. Estou com um problema mais chato do que isso. Comprei um refratômetro da China e ele não mostra nitidamente a linha horizontal que indica em brix ou densidade já (no meu mostra os dois já).

Usando a água para calibrar o refratômetro a linha fica perfeitamente visível. Mas quando eu coloco o mosto, fica horrível de saber se está em 1,030 ou 1,020.

qual será o problema que causa isso?

Tu tá colocando o mosto/cerveja limpinho ou tem algum sólido na amostra? Com algum sólido costumam ficar assim borrado. Basta coletar bem limpo ou deixar decantar um pouco a amostra.
 
nao tem sólido no mosto... mas eu retiro o mosto e ja coloco no refratometro, vou testar deixar um tempo parado o mosto pra ver se decanta alguma coisa sólida talvez e meço com o refratometro, se der certo eu aviso aqui, caso contrario tambem, hehe
 
Bom minha duvida é a seguinte. Como faco apenas 5 litros de cerveja e quero economiza-la posso acompanhar atraves do refratometro se a fermentacao do mosto ja parou? Exemplo: se medir durante tres dias seguidos no refratometro e a densidade nao mudar quer dizer q a fermentacao parou. Ou o alcool fica alterando essa densidade mesmo apos o termino da fermentacao?
 
Bom minha duvida é a seguinte. Como faco apenas 5 litros de cerveja e quero economiza-la posso acompanhar atraves do refratometro se a fermentacao do mosto ja parou? Exemplo: se medir durante tres dias seguidos no refratometro e a densidade nao mudar quer dizer q a fermentacao parou. Ou o alcool fica alterando essa densidade mesmo apos o termino da fermentacao?
Sim. Se ficar 3 dias sem alterar quer dizer que a fermentação acabou.
 
Back
Top