Refratômetro com problema?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

skabeludo

New Member
Joined
Apr 18, 2016
Messages
3
Reaction score
1
Boa tarde,

Comprei um refratômetro no Mercado Livre e quando chegou parecia tudo certo. Coloquei água no prisma e indicava o resultado de 0 BRIX, aproximadamente.

Ontem, ao tentar fazer minha primeira cerveja, não consegui utilizar o refratômetro, pois ao invés de indicar qualquer marcação na escala BRIX, o fundo azul da escala ficava apenas azul mais claro em todo o espaço, sem indicar nenhuma marcação.

Pergunto: estou fazendo alguma coisa errada ou o refratômetro está com problema? Estou pingando algumas gotas do líquido e olhando contra a luz. No começo parecia funcionar, mas pelo visto não está mais.

Obrigado!
Abs.
 
Boa tarde,

Comprei um refratômetro no Mercado Livre e quando chegou parecia tudo certo. Coloquei água no prisma e indicava o resultado de 0 BRIX, aproximadamente.

Ontem, ao tentar fazer minha primeira cerveja, não consegui utilizar o refratômetro, pois ao invés de indicar qualquer marcação na escala BRIX, o fundo azul da escala ficava apenas azul mais claro em todo o espaço, sem indicar nenhuma marcação.

Pergunto: estou fazendo alguma coisa errada ou o refratômetro está com problema? Estou pingando algumas gotas do líquido e olhando contra a luz. No começo parecia funcionar, mas pelo visto não está mais.

Obrigado!
Abs.

Ao que me parece esse líquido estava turvo. Tente medir depois de clarificada (colocar a amostra na geladeira ajuda a decantar).
 
Pode testar diluindo um pouco de açúcar em água. Mas devia estar turvo teu mosto mesmo. Faz o teste com açúcar que não tem erro.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
@skabeludo, tudo blz?
Cara, duas coisas:
1ª) Calibra o refratômetro com água desionizada/destilada antes de utiliza-lo. Tu vais ficar mais tranquilo e com 100% que ele esta calibrado.
2ª) Eu tive problemas desse tipo no começo até que um dia notei que precisava dar uma leve pressionada na tampa plástica contra a lâmina de vidro, retirando bolhas de ar e excesso de líquido que se forma e fica junto a lâmina. Já tive falhas bem feias de aferição por causa disso, com diferenças nas leituras. Hoje pra mim é praxe, coloco o líquido e dou uma pressionada leve na lâmina, sem mais problemas.
Abraço!
 
Obrigado a todos pelas respostas!

Problema resolvido!
O que aconteceu é que tinha uma lente solta e resolvi tudo desmontando e montando novamente o refratômetro.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top