Recirculação com Fundo Falso

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pirajax

Member
Joined
Jun 3, 2015
Messages
17
Reaction score
1
Olá mestres, cervejeiros experientes e colegas iniciantes,

Tenho visto uma indicação sobre recirculação e fundo falso que considero bastante lúcida e adequada. O Guenther Sehn tem recomendado a recirculação nas brassagens com o propósito de evitar o aumento de temperatura inadequado embaixo do fundo falso e de melhorar o padrão de formação da cama de grãos.

Minha dúvida: posso começar a brassagem, assim que adicionar os grãos à água quente, recirculando imediatamente?

Obrigado pelas dicas, grande abraço,
Pirajá.
 
Não tem necessidade.
tu só precisa circular o mosto quando o fogo / resistência estiver ligado, pra não caramelizar.

se calcular certo a troca de temperatura na adição dos grãos, em geral recirculação só quando aquecer pro mash out.

Só muda se for processo automatizado - termostato liga resistência + bomba, daí dá pra trabalhar, por exemplo, com recirculação contínua...
 
mas se caso quiser recircular o tempo todo, deve-se dar um tempo para os grãos assentarem antes de iniciar o processo.
 
como você é fisico, se quiser estudar a teoria, nosso chamado "filtro" nada mais é que um leito fixo. voce pode ler mais sobre isso em livros de operações unitárias.
 
Eu sempre espero uns 10 minutos para os grãos "incharem" antes de começar a recircular.
 
Olá mestres, cervejeiros experientes e colegas iniciantes,

Tenho visto uma indicação sobre recirculação e fundo falso que considero bastante lúcida e adequada. O Guenther Sehn tem recomendado a recirculação nas brassagens com o propósito de evitar o aumento de temperatura inadequado embaixo do fundo falso e de melhorar o padrão de formação da cama de grãos.

Minha dúvida: posso começar a brassagem, assim que adicionar os grãos à água quente, recirculando imediatamente?

Obrigado pelas dicas, grande abraço,
Pirajá.
Só é válido fazer isso num sistema que controle a temperatura da mosturação automaticamente, como sistemas RIMS ou HERMS.

Recircular e controlar a temperatura manualmente? Esquece... só desvantagens. Recirculação faz perder muita temperatura, e tua vida será um inferno. :)

Abraço,
 
Obrigado mais uma vez pelas respostas, em especial a disposição do Guenther, sempre solícito com os novatos!
 
Obrigado mais uma vez pelas respostas, em especial a disposição do Guenther, sempre solícito com os novatos!

@Guenther também estou montando meu equipamento e estou nessa dúvida, irei utilizar fogareiro para a mostura, a princípio iria monta-lo no sistema básico misturando a cama com á agua durante todo processo, como vou utilizar fundo falso vi que é uma péssima idéia e que vai entupir a filtragem. Como eu li num tópico que vc falou não precisa estar movimentando a cama de graos pensei na recirculação constante, como voce falou que esse processo não é necessário também fica a minha dúvida, pois geralmente o pessoal fala que a temperatura do fundo da panela não é a mesma do que a do topo, não seria necessário de vez em quando com o fogo ligado fazer recirculação afim de homogenizar a temperatura?

Minha intenção é comprar uma bombinha simples que vende nos sites cervejeiros ate 100,00 reais
Grato pela atenção
 
@Guenther também estou montando meu equipamento e estou nessa dúvida, irei utilizar fogareiro para a mostura, a princípio iria monta-lo no sistema básico misturando a cama com á agua durante todo processo, como vou utilizar fundo falso vi que é uma péssima idéia e que vai entupir a filtragem. Como eu li num tópico que vc falou não precisa estar movimentando a cama de graos pensei na recirculação constante, como voce falou que esse processo não é necessário também fica a minha dúvida, pois geralmente o pessoal fala que a temperatura do fundo da panela não é a mesma do que a do topo, não seria necessário de vez em quando com o fogo ligado fazer recirculação afim de homogenizar a temperatura?

Minha intenção é comprar uma bombinha simples que vende nos sites cervejeiros ate 100,00 reais
Grato pela atenção
Chegou a ler o tópico fixo que escrevi sobre isso na área de equipamentos? Dá uma olhada.

Mas resumindo, não, não tem que ficar recirculando, nem homogeneizando, nem nada.

Recirculação constante só deve ser utilizada em sistemas cuja temperatura de mosturação é controlada automaticamente por termostato. Tirando esse caso (sistemas RIMS e HERMS) só há desvantagens em fazer isso.

Abraço,
 
Back
Top