Receita Witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
@diegooo
Obrigado pela resposta.
Vou testar fazer no final da maturação, quando for engarrafar.
Posto o resultado mais pra frente.
Abç
 
@diegooo
Obrigado pela resposta.
Vou testar fazer no final da maturação, quando for engarrafar.
Posto o resultado mais pra frente.
Abç

Obrigado a você, Marcelo. Na verdade, depois que você veio com esse assunto eu procurei a respeito e vou fazer isso na minha leva de Witbier que está fermentando.

Procurei bastante e vou fazer com o coentro como se fosse um chá de lúpulo. De todas as técnicas que procurei, a que gostei mais é a de esquentar um pouco de água e deixar em infusão por 20 minutos a 75º C e então adicionar esse "chá" ao fermentador quando a fermentação primária estiver concluída.

Abs.
 
Galera, a segunda Wit que fiz, segui basicamente a receita anterior, aumentando bem pouco a aveia, e um pouco o coentro. O fermento usei o t-58 dessa vez, que depois de maturar ficou muito bom! Engarrafei com 7g/L.

Seguindo as dicas aqui postadas, diminuí um pouco a parada proteica. Também fiz temperatura única de infusão um pouco mais alta do que anteriormente, e me deu uma fg de 1013, que casou muito bem.

A cerveja ficou muito boa, com apenas 4,6% de álcool, e "bebabilidade" muito grande. :)

Agora pretendo seguir essa receita fazendo uma variação de condimentos e talvez umas adições de frutas. Quero tb alterar entre o t-58 e o bio4.

Abraços,

Fábio
 

Attachments

  • IMG-20160217-WA0022.jpg
    IMG-20160217-WA0022.jpg
    117 KB · Views: 172
Obrigado a você, Marcelo. Na verdade, depois que você veio com esse assunto eu procurei a respeito e vou fazer isso na minha leva de Witbier que está fermentando.

Procurei bastante e vou fazer com o coentro como se fosse um chá de lúpulo. De todas as técnicas que procurei, a que gostei mais é a de esquentar um pouco de água e deixar em infusão por 20 minutos a 75º C e então adicionar esse "chá" ao fermentador quando a fermentação primária estiver concluída.

Abs.

@diegooo
Legal.
Vou fazer algo parecido. Depois comparamos os resultados. Estou fazendo 20 litros. Acho que 20 gramas de semente de coentro está ok. O que acha?
No desespero de tentar achar coentro, quase que coloquei um maço inteiro, igual faço com manjerição no molho de tomate...kkkk

Abrço
 
@Fhenr Fábio, a aparência dela está show de bola, com a turbidez característica de uma wit. A espuma, ponto que até agora não consegui acertar, também parece estar bem persistente (a minha rapidinho some rsrs)

Acho que a melhor parte de você fazer a sua cerveja é justamente essa, poder experimentar. Está certo que hora ou outra vamos acabar errando em alguma leva, mas poder experimentar sabores e aromas a vontade vale a pena. Como tenho dois baldes fermentadores de 5 litros com a mesma receita, vou fazer um "chá" com coentro e no outro balde estou pensando em fazer esse chá de gengibre, mas ambos bem suaves, só para poder comparar as duas levas! Depois posto o resultado!

@marcelodezena Honestamente, acho que o problema seria mais o gosto, comprei anteontem a semente de coentro em loja especializada em produtos naturais, é totalmente diferente da folha de coentro rsrs Sobre a quantidade, talvez valha a pena considerar, nesse caso, errar para menos, para que a sua cerveja não fique com muito gosto de semente de coentro. Comece talvez com 0,5g para cada litro. Se você achar pouco, na próxima leva você adapta. Pelo menos é isso que farei.

Ps.: para fazer o chá, comprei gaze e barbante para fazer a "trouxinha" que vai à água.

Abraços.
 
Vou fazer minha primeira wit (e primeira cerveja) em breve, por isso venho acompanhando esse tópico. Com as dicas daqui, vou tentar fazer uma brassagem o menos traumática possível. Na receita que tenho aqui não vai flocos de aveia e trigo. Só malte de trigo e cevada pilsen 2r. Quem tem experiência pode dizer se faz muita diferença?
Venho lido aqui muito sobre o coentro. Dificuldade de achar, casa especializada, etc. A não ser ques eja um coentro diferente, todo supermercado pequeno ou médio tem um cantinho com saquinhos onde se acha essas coisinhas como, louro, canela em pó e cavaco, bicarbonato, colorau, pimenta-do-reino e... coentro. Procurem em alguma vendinha perto de casa. Provavelmente terá
abraço a todos e obrigado pelas dicas
 
Vou fazer minha primeira wit (e primeira cerveja) em breve, por isso venho acompanhando esse tópico. Com as dicas daqui, vou tentar fazer uma brassagem o menos traumática possível. Na receita que tenho aqui não vai flocos de aveia e trigo. Só malte de trigo e cevada pilsen 2r. Quem tem experiência pode dizer se faz muita diferença?
Venho lido aqui muito sobre o coentro. Dificuldade de achar, casa especializada, etc. A não ser ques eja um coentro diferente, todo supermercado pequeno ou médio tem um cantinho com saquinhos onde se acha essas coisinhas como, louro, canela em pó e cavaco, bicarbonato, colorau, pimenta-do-reino e... coentro. Procurem em alguma vendinha perto de casa. Provavelmente terá
abraço a todos e obrigado pelas dicas

Oi Harley.

Ainda não fiz com trigo maltado, mas farei no futuro.

Tenho um amigo que só faz wit com trigo maltado e é excelente, pode fazer que vai ficar boa. Ele ainda sempre faz um dry hop com bastante gengibre, muito mesmo, e fica sensacional.

Abraços,

Fábio
 
@Fhenr Fábio, a aparência dela está show de bola, com a turbidez característica de uma wit. A espuma, ponto que até agora não consegui acertar, também parece estar bem persistente (a minha rapidinho some rsrs)

Acho que a melhor parte de você fazer a sua cerveja é justamente essa, poder experimentar. Está certo que hora ou outra vamos acabar errando em alguma leva, mas poder experimentar sabores e aromas a vontade vale a pena. Como tenho dois baldes fermentadores de 5 litros com a mesma receita, vou fazer um "chá" com coentro e no outro balde estou pensando em fazer esse chá de gengibre, mas ambos bem suaves, só para poder comparar as duas levas! Depois posto o resultado!

@marcelodezena Honestamente, acho que o problema seria mais o gosto, comprei anteontem a semente de coentro em loja especializada em produtos naturais, é totalmente diferente da folha de coentro rsrs Sobre a quantidade, talvez valha a pena considerar, nesse caso, errar para menos, para que a sua cerveja não fique com muito gosto de semente de coentro. Comece talvez com 0,5g para cada litro. Se você achar pouco, na próxima leva você adapta. Pelo menos é isso que farei.

Ps.: para fazer o chá, comprei gaze e barbante para fazer a "trouxinha" que vai à água.

Abraços.

Diego, na primeira que fiz com um tempo de parada proteica grande, formava a espuma mas sumia rapidamente. Esta, com uma pequena parada, a espuma tá se mantendo bem!!

Abs,

Fábio
 
Diego, na primeira que fiz com um tempo de parada proteica grande, formava a espuma mas sumia rapidamente. Esta, com uma pequena parada, a espuma tá se mantendo bem!!

Abs,

Fábio

Boa dica, Fábio! Vou levar em consideração na próxima leva. Eu já tinha lido a respeito do tempo de parada protéica poder prejudicar a espuma no livro do Palmer e no post fixo do Guenther sobre espuma, mas particularmente tenho uma dificuldade grande de lembrar de tudo na hora que estou fazendo. Preciso primeiro fazer errado para depois aprender o jeito certo hehe

Ontem, depois de 4 dias do início da fermentação primária, medi a densidade e ainda estava em 1022. Nas minhas duas primeiras levas (de IPA) a atenuação foi bem mais rápida. Estou tentando manter a temperatura de fermentação um pouco mais alta (por volta dos 21ºC, 22ºC), para ver se acelera o processo da fermentação primária.

Aproveitando que você já concluiu duas levas, você também ficou com essa impressão? Ah, assim como muitos do fórum, também fiquei com a impressão daquele "azedo" do T-58.

Abraços!
 
Ola amigo @Fhenr, ficou muito bonita essa sua wit. Pretendo fazer a minha primeira wit e gostaria de saber se vc poderia postar a receita final com as rampas e tudo mais explicado visto que nao tenho muita experiencia, vai ser a minha quarta brassagem =).

muito legal o forum, estou aprendendo muito com todos voces!

muito obrigado galera
 
Back
Top