Receita Saison

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Bom dia galera.
Para o final do ano estou querendo fazer uma saison e queria a opinião de vocês na receita:

HOME BREW RECIPE:
Title: Saison
Author: frk

Brew Method: BIAB
Style Name: Saison
Boil Time: 60 min
Batch Size: 21 liters (fermentor volume)
Boil Size: 28.5 liters
Boil Gravity: 1.036
Efficiency: 70% (brew house)

STATS:
Original Gravity: 1.049
Final Gravity: 1.009
ABV (standard): 5.26%
IBU (tinseth): 19.25
SRM (daniels): 9.54

FERMENTABLES:
500 g - German - Acidulated Malt (9.6%)
1 kg - German - Munich Light (19.2%)
200 g - Flaked Oats (3.8%)
3.5 kg - pilsen agrária (67.3%)

HOPS:
20 g - Tettnanger, Type: Pellet, AA: 4.5, Use: Boil for 60 min, IBU: 12.3
10 g - Tettnanger, Type: Pellet, AA: 4.5, Use: Boil for 30 min, IBU: 4.72
10 g - Tettnanger, Type: Pellet, AA: 4.5, Use: Boil for 10 min, IBU: 2.23

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 63 C, Time: 80 min, Amount: 25 L
2) Sparge, Temp: 62 C, Amount: 7 L

YEAST:
Danstar - Belle Saison Yeast
Starter: No
Form: Dry
Attenuation (avg): 80%
Flocculation: Low
Optimum Temp: 17.22 - 23.89 C
Fermentation Temp: 20 C
Pitch Rate: 0.75 (M cells / ml / deg P)

Estou com algumas dúvidas no seguinte:
1- Tenho em casa um pacote de T-58 que vai logo estragar...será que vale usar ele nessa receita ou parto pro Belle Saison?
2 - Usar os dois juntos será que dá liga?
3 - Pensei em usar frutas e condimentos junto pra dar um up, mas não tenho certeza ainda. Estava pensando numa combinação entre 1kg de polpa de amora ou de morango no final da fervura com uns 20g de pimenta dedo de moça, o que vocês acham? O fermento já diz puxar uma certa picância, será que não é exagero?
4 - fermentação: olhando outros tópicos, acho que vou usar o Belle Saison, começando a fermentação em 20ºC e deixando ela subir a vontade até o limite de 28°C. Por enquanto aqui em Jlle-Jguá está chovendo bastante e nao esta muito quente, mas nos dias de sol bate 35 frouxo.
 
Estou com algumas dúvidas no seguinte:
1- Tenho em casa um pacote de T-58 que vai logo estragar...será que vale usar ele nessa receita ou parto pro Belle Saison?

cara, fiz uma Saison recentemente e, de tudo que eu andei lendo, dizem que o que realmente faz a diferença é o fermento.. O grain bill pode ser praticamente qualquer coisa... Então, mete fermento de saison nela.

Usei esse Belle Saison, só que não sabia que esse bicho atenua pra caralho. Caí na besteira fazer uma ceva relativamente fraca (1.050), mosturar a 64°C e usar quase 10% de açúcar. Resumo da história, o troço atenuou pra abaixo de 1.000. Ficou alcoólica pra burro e eu achei que ficou uma bosta.

Outra coisa que eu fiz e não gostei do resultado foi esse negócio de inocular e deixar ele subir até onde quer. Isso que inoculei a 18°C. Gerou aquele álcool que aquece a garganta e dá no meio da cabeça. Ficou bem difícil de tomar. Nâo gostei nem um pouco, na próxima não vou fazer mais isso.

Abraço!
 
Bom saber! Vou tentar uma fermentação mais controlada. Trabalhar na faixa dos 20 graus e vou aumentar um pouco a OG.
 
Fiz algumas alterações na receita, principalmente no grain bill, incluindo mais uns 500g de pilsen para aumentar a OG e nas adições de lúpulo. QQ acham?

HOME BREW RECIPE:
Title: Saison
Author: frk

Brew Method: BIAB
Style Name: Saison
Boil Time: 60 min
Batch Size: 21 liters (fermentor volume)
Boil Size: 28.5 liters
Boil Gravity: 1.040
Efficiency: 70% (brew house)

STATS:
Original Gravity: 1.054
Final Gravity: 1.010
ABV (standard): 5.77%
IBU (tinseth): 21.32
SRM (daniels): 10.37

FERMENTABLES:
500 g - German - Acidulated Malt (8.8%)
1 kg - German - Munich Dark (17.5%)
200 g - Flaked Oats (3.5%)
4 kg - pilsen agrária (70.2%)

HOPS:
20 g - Tettnanger, Type: Pellet, AA: 4, Use: First Wort, IBU: 6.39
20 g - Tettnanger, Type: Pellet, AA: 4, Use: Boil for 40 min, IBU: 9.25
20 g - Saaz, Type: Pellet, AA: 3.5, Use: Boil for 20 min, IBU: 0
20 g - Saaz, Type: Pellet, AA: 3.5, Use: Whirlpool for 15 min at °C, IBU: 0

MASH GUIDELINES:
1) Infusion, Temp: 63 C, Time: 80 min, Amount: 25 L
2) Sparge, Temp: 62 C, Amount: 7 L

YEAST:
Danstar - Belle Saison Yeast
Starter: No
Form: Dry
Attenuation (avg): 80%
Flocculation: Low
Optimum Temp: 17.22 - 23.89 C
Fermentation Temp: 20 C
Pitch Rate: 0.75 (M cells / ml / deg P)

Resolvi não fazer a adição de frutas em todo o lote, talvez separe uns 5 litros para fazer isso. Só não sei ainda se faço isso na secundária ou na fervura.
 
Acabei fazendo mais algumas mudanças na receita. Eliminei o malte munich, resolvi usar só o pilsen mesmo.

Fora isso, pensei em usar uns 35g de hibisco no final da fervura, uns 5 min pra dar aquela cor, acidez e sabor de frutas vermelhas. Dependendo do resultado coloco mais um pouco na maturação.
 
Como ficou o resultado final? Estou querendo fazer uma leva de Saison e buscando inspirações!
 
Então, ela ainda está arredondando um pouco mais no fermentador, mas a ultima vez que eu fui lá ver as minhas impressões foram essas:

No dia 9/12: Cheiro meio sulfuroso, mas já nota-se um frutado no fundo. Cor laranja bem bonita, mas nada do rosa do hibisco.

Bem seca e mais ácida, mas ao mesmo tempo com um sabor doce de frutas vermelhas. Um álcool que aquece a barriga. No geral está bem interessante.

Tic setado para 24graus deixar a temp subir sozinha

No dia 16/12: Bem ácida e com um amargozinho no fundo cheiro de álcool. Gosto tb. Acho que ela se beneficiaria de mais um tempo de maturação a 22 graus .

Bem, ela deu uma boa puxada no álcool superior. Não sei se vai arredondar mais. Vou deixar mais um pouco pra ver.

A fg deu 1.008 e a fermentação aconteceu a 20 graus.
 
Estou querendo fazer uma leva e deixar em temperatura ambiente (moro no Rio de Janeiro). O quê acha?

Parece estar bem interessante, mas o alcool puxou tanto assim?

Li que a alta temperatura sugere a formação de Off-flavours, mas queria deixar um tempo de maturação um pouco maior para dar essa 'ajustada' no sabor.
 
Back
Top