Receita Rauchbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andrethales

New Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
4
Reaction score
0
Boa tarde pessoal,
Estou planejando minha primeira rauchbier, entretanto ainda não tenho nenhuma receita confiável. Minha procura aqui no site não encontrou resultados e tenho dúvidas quanto ao malte defumado:
- embora o BJCP diga que possa ser utilizado até 100%, em algumas conversas já me indicaram usar proporções bem menores, como algo em torno de 10% dos grãos, usar 100% resultaria em uma cerveja intragável, confere?
- existe diferença entre o defumado Weyermann e o "peated" da Castle? Já vi pessoas dizendo que existem profundas diferenças, e que a aplicação de cada é para propósitos diferentes.
Alguém para opinar?
Abraços.
André
 
Esquece o turfado (peated). Ele não serve pra Rauchbier. Usa o Weyermann ou o novo da Castle (Castle Smoked), defumado em fogo de faia.

10% é muito pouco para uma Rauch, eu sugiro no mínimo 30%. Quanto a 100% tornar a cerveja intragável, isso depende do seu paladar. PAra muita gente a Schlenkerla é intragável, mas é a cerveja clássica do estilo.

Boa sorte!
 
*50% pilsen/50% defumado Weyermann dá uma Rauch pra lá de boa!
*Um bom fermento lagger (neutro, tipo German Ale) pra enfatizar o malte;
*Fementação em baixa temperatura pra dar uma segurada no frutado e um bom tempo de laggering;
*Muito pouco lúpulo de amargor, só pra balancear o adocicado do lupulo, nada de aroma de lúpulo.

Bem essa é a minha "Rauch Crááááááássica"
As minhas atuais são "puro bacon", 100% defumada!!!
 
Obrigado pessoal! Vou começar com uma 50/50, depois acompanho o amigo Luis e vou pro puro bacon, para mim a Schlenkerla é sensacional.
Abraços.
 
Uma dúvida básica quanto a esta receita: faria sentido utilizar um fermento tipo Ale para uma rauchbier?

Ainda não tive condi$$õe$ favorávei$ para montar um controlador de temperatura então estou me restringindo a ales por hora :p
 
Cara fica bem diferente de uma rauch, pq o fermento lager é um fermento mais "leve". Já com fermento Ale, vai virar uma smoked ale, mas não quer dizer que fique ruim, fica com um pouco mais personalidade. Eu particularmente enjoei de Ale, prefiro fazer lager. Acho que tem um maior drinkability.....
 
Eu to doido pra fazer minha primeira larger, to até com um projeto de fazer uma mini câmara fria imitando o sistema daqueles refrigeradores de ar de caminhões, acho que devo construir tudo com menos de 200 dilmas (fora o termostato) mas ainda estou em dúvida com a manutenção, já que vou ter que ficar botando gelo.
 
Achei essa receita bacana na Zymurgy também:

Quest for Utopia Rauchbier
ALL-GRAIN RECIPE
INGREDIENTS
for 5 U.S. gallons (19 liters)
9.0 lb (4 08 kg) rauch malt
3.0 lb (1.36 kg) Munich malt
2.0 oz (57 g) Carafa I malt (mashout)
1.0 oz (28 g) Mt. Hood hops, 6.1% a.a.
(90 min)
0.5 oz (14 g) Tettnang hops, 7.6% a.a.
(5 min)
0.5 tsp (2.46 g) calcium chloride
1.0 tsp (5 g) Irish moss
Wyeast Oktoberfest lager yeast (starter)
Boil: 90 minutes
Target Original Gravity: 1.071
Approximate Final Gravity: 1.016
Approximate color: 16 SRM
IBUs: 26

DIRECTIONS
Use a decoction mash with 12 quarts (11 . 4
L) 145° F (63° C) water. Mash in at 131 o F
(55° C). Remove 1/3 of the mash. Raise to
158° F (70° C) for 1 0 minutes, then bring to
a boil. Boil 20 minutes, then recombine with
main mash. Hold main mash at 156° F (69°
C) for one hour. Remove 1/3 of the mash
again and boil for 20 minutes. Recombine
with main mash and hold at 168° F (76.
C) for a 1 0-minute mash-out. Sparge with
5 gallons (19 L) of 170° F (77° C) water.
Ferment at 50° F (1 oo C) for seven days. Raise
to 65° F (18° C) for a three-day diacetyl rest,
lower temperature to 36° F (2° C) and hold
for 30 days. Package.
 
Alguém aqui tem uma indicação legal de perfil de água pra Rauchbier?

Como é um post antigo, a galera que ja fez poderia relatar como foi a experiência? Minha dúvida maior é qual o % ideal de malte defumado (ao menos encontrado por algum ou recomendado, após a experiência de brassar)? Li relatos em outros posts sobre 40% de malte defumado ficar sutil ou pouco referencial. Quem usou tal quantidade recomendou 80%. Aqui ta todo mundo nessa referência (ou até acima disso)?
 
Uma coisa que eu já observei em rauchs (ao menos em uma minha) é que a maturação ajuda elas demais.

Alguém usa maturação para rauchbiers? E quanto tempo?
 
Back
Top