Receita de Uma Belgian Dubbel 18b

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Huller

Member
Joined
Dec 16, 2018
Messages
17
Reaction score
9
Location
Campo Grande - MS
Bom Dia pessoal!

Sou apreciador deste ramo a uns 2 anos e já fiz muitas receitas, 30, mas a que mais me deixou apaixonado foi esta que estou lhes passando. Esta é um clone, mas com todo respeito, está perfeito. segue abaixo:

Receita para 30 litros finais.

Belgian Dubbel

6,250 kg de Chateau pale ale 8,0 ebc rampas utilizadas:
0,700 kg de chateau munich 19,7 ebc 40 graus ------------ 10 min.
0,500 kg de chateau bicuit 39,4ebc 52 graus ------------ 10 min.
0,500 kg de chateau cristal 112,3 ebc 69 graus ------------ 90 min.
0,300 kg de chateau Special B 230,5 ebc 78 graus ------------- 10 min
0,300 kg de flocos de aveia 2,0 ebc fervura ------------- 60 min
1,000 kg de geleia de morango fervura 30 min.
0,80 g de German Tettnang fervura 60 min.
4,0 pct de Mangrove Jack's #M27

OG - 1070
Fg - 1,017

Se for útil, ficarei contente!
Até mais e ótima brassagem!!

Huller.
 
Só uma questão que não ficou bem quando anexei esta receita no site, que foi as rampas, seguem abaixo:

40 graus ------------ 10 min.
52 graus ------------ 10 min.
69 graus ------------ 90 min.
78 graus ------------- 10 min.
fervura ------------- 60 min
 
Fermentação demorou 10 dias à 18 graus, deixei o densímetro se igualar durante 3 dias.
Esperando mais sabor, pois estava sem pressa, ( viagem...) deixei maturar à 3 graus por 20 dias , mas acho isso desnecessário, acho que 7 dias é suficiente.
Depois coloquei no barril, fiz uma carbonatação forçada e ......depois e fui para o vira copos!!!!
Abraço!
Huller.
 
Olá, Conte- nos como foi a degustação, o morango apareceu?
Quanto mais ou menos de abv tem essa breja?
 
O morango apareceu suavemente, do jeito que esperava, não dando a nota tônica, mas deixando o seu sabor agradável .. .... pra mim, ficou perfeito.
Segundo o abv, não tenho certeza exata, mas segundo a receita deve ter ficado uns 8,0% mais ou menos... Acho que vale a pena tentar..quando puder que tentar fazer outra colocando geleia de amora.
Até mais! Huller
 
Poderia dar mais detalhes dessa receita?
Quantos litros de água para fazer o Mash, e quantos litros para a lavagem?
20 e 30?
 
Boa Noite! Então fiz esta cerveja no sistema Biab, então tenho o costume de fazer o seguinte, e acho que foi isso que aconteceu nesta, pois sou da tese de que time que está ganhando não se mexe!! Usava 37 litros para o mosto e mais 11 litros de lavagem à 78 como costume. Segundo muitos cervejeiros, não se faz lavagem com sistema Biab, mas eu fazia e o negocio dava certo! Acho que vai depender muito do seu costume, se você já deu a volta no seu sistema, continue com ele, e faça uma adaptação! Boa breja! Até mais! Huller
 

Latest posts

Back
Top