Reaproveitamento da levedura (Apenas duas fases)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rei.moreira

Well-Known Member
Joined
Nov 19, 2018
Messages
57
Reaction score
4
Olá cervejeiros.
Retirei ontem a levedura de uma American Lager (W 34/70) (leva de 60 litros cada) e coloquei em um vidro de 3 litros. Fiquei aguardando a separação em três fases (Líquido, Levedura e Trub), mas após 8 horas só separou em duas fases (Liquido e uma sólida)

Não sei como proceder, pois minha intenção era fazer a lavagem, mas não separa o trub da levedura.

Vou anexar uma foto.

Alguém pode me ajudar?
 

Attachments

  • Levedura.jpeg
    Levedura.jpeg
    66.2 KB · Views: 27
Fiz reaproveitamento duas vezes, as duas ela ficou assim como a sua, separou apenas a água e usei sem medo. Ela funcionou perfeitamente, só jogar fora essa água que fica por cima e guardar bem...dependendo do tempo que vc deixar guardado pode ser que separa mais alguma coisa.

Abraço
 
Obrigado Cassiano.

Ontem eu dilui com mais água esterilizada e ai ele decantou novamente. Será que essa faixinha de cor bem embaixo é o trub e o restante é tudo levedura?
 

Attachments

  • Levedura2.jpeg
    Levedura2.jpeg
    41.8 KB · Views: 35
Obrigado Cassiano.

Ontem eu dilui com mais água esterilizada e ai ele decantou novamente. Será que essa faixinha de cor bem embaixo é o trub e o restante é tudo levedura?
Nesta foto a levedura começou a separar, é a parte mais clara em cima (bem pouco), o trub é a parte mais escura bem pequena no fundo. Isto por que faltou água na lavagem da levedura.
Coloque um vidro deste no pote de 3 litros que você citou e adicione mais um pote deste de água (na mesma temperatura da levedura) e depois tampe e dê uma boa chacoalhada. Depois é só repetir o passo de aguardar decantar.

Depois conta ai se deu certo!
 
Nesta foto a levedura começou a separar, é a parte mais clara em cima (bem pouco), o trub é a parte mais escura bem pequena no fundo. Isto por que faltou água na lavagem da levedura.
Coloque um vidro deste no pote de 3 litros que você citou e adicione mais um pote deste de água (na mesma temperatura da levedura) e depois tampe e dê uma boa chacoalhada. Depois é só repetir o passo de aguardar decantar.

Depois conta ai se deu certo!
Exato, quando demora para separar fases (mais do que 15-30min) ou quando menos de 3 fases aparecem, o problema é a pouca diluição. A primeira fase, logo ao fundo do pote, não deve apenas conter o resíduo que passou da brassagem para o fermentador, mas também o grande número de leveduras mortas após o processo de fermentação. Por isso, identificar 3 fases é importante sempre. Caso contrário, um grande número de leveduras mortas acabam sendo guardadas também.
 
Nesta foto a levedura começou a separar, é a parte mais clara em cima (bem pouco), o trub é a parte mais escura bem pequena no fundo. Isto por que faltou água na lavagem da levedura.
Coloque um vidro deste no pote de 3 litros que você citou e adicione mais um pote deste de água (na mesma temperatura da levedura) e depois tampe e dê uma boa chacoalhada. Depois é só repetir o passo de aguardar decantar.

Depois conta ai se deu certo!
Então Henrique. Esse pote da foto jé é de 3 litros. nessa segunda foto eu ja havia dividido o conteúdo de um vidro em dois com mais água. e mesmo assim não separou. Cada vidro é de uma leva de 60 litros.
 
Exato, quando demora para separar fases (mais do que 15-30min) ou quando menos de 3 fases aparecem, o problema é a pouca diluição. A primeira fase, logo ao fundo do pote, não deve apenas conter o resíduo que passou da brassagem para o fermentador, mas também o grande número de leveduras mortas após o processo de fermentação. Por isso, identificar 3 fases é importante sempre. Caso contrário, um grande número de leveduras mortas acabam sendo guardadas também.
Então em uma leva de 60 litros tenho que usar recipientes de quantos litros? Por ex em levas de 20, qual o tamanho dos vidros?
 
Pra fazer a lavagem do fermento é preciso diluir utilizando uma quantidade de água de 3 a 4x em relação a quantidade de fermento, abaixo dessa diluição a separação de fases não ocorre adequadamente.

A separação deve ocorrer em alguns minutos, normalmente de 15 minutos a meia já dá pra ver as 3 fases. Transfira as partes de cima para outro pote sanitizado, deixando essa parte escura pra trás.

Quando a lavagem é bem feita, a camada de levedura fica bem clara, quase branca.

Abraço
 
Então Henrique. Esse pote da foto jé é de 3 litros. nessa segunda foto eu ja havia dividido o conteúdo de um vidro em dois com mais água. e mesmo assim não separou. Cada vidro é de uma leva de 60 litros.
O que tem ai é levedura misturada com matérias mortas.
Na segunda foto, após a segunda lavagem ficou igual a minha, tenta tirar todo o líquido de cima deixar só o decantado e encher com mais água. Mas tem que ser em temperatura ambiente e deixar umas 3 horas.

Flw abraço
 
Tiago e Henrique,
Obrigado pelas dicas. Vou tentar usar assim mesmo e da próxima vez seguirei as dicas
 
Então em uma leva de 60 litros tenho que usar recipientes de quantos litros? Por ex em levas de 20, qual o tamanho dos vidros?
Certo, vi que já houve ótimas respostas dos demais participantes. Apenas faço uma ressalva. Eu guardo apenas a 2a. fase. Cuidadosamente, descarto a 1a. fase e depois repasso a 2a. para recipiente sanitizado.
 
Back
Top