Qual o estilo?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

SViterbo

Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
13
Reaction score
2
Vamo inaugurar esse forum que promete!

Na tentativa de reproduzir a minha primeira leva, fiz uma leva a uns dias que pelos padrões seria uma Extra Special Bitter (Pale Ale), mas não utilizei Pale Ale pois de tão :drunk::drunk: que estava troquei por Abbey. Abaixo a receita:

Pilsen 69%
Abbey 24,8%
Munich 6,2%
125G Magnum
106G Tettanang
100g Hallertau
Whirfloc
T-58 (2)
WB06 (1) - Sim, depois de cinco dias adicionei mais fermento

OG 1054
IBU 46,4
EBC 19,19
ABV 5,3

Pergunta: qual seria o melhor estilo para defini-la?
 

Attachments

  • Mad Dani 2.pdf
    52.1 KB · Views: 151
Só uma consideração: se vai fazer um estilo inglês, então use lúpulos ingleses! E não precisa colocar mais fermento, principalmente um WB-06 que não tem absolutamente nada a ver com o estilo. Tá certo que se ele ainda achar algum açúcar para consumir ele não vai gerar tanto o perfil fenólico que se espera dessa levedura, mas ele tem uma sedimentação ruim e pode deixar a cerveja turva. E o T-58 é completamente inadequado para o estilo, teria que ser um S-04 se a tua opção é usar fermento seco.

Tá mais para um híbrido entre Belgian Pale Ale e German IPA isso aí! Da próxima vez tenta fazer algo mais fácil para começar!

Hades
 
Vlw Hades! Realmente não faria o uso de nenhuma dessas combinações hoje em dia, essa foi uma receita que usei um ano atrás com o que tinha da primeira compra, mas a cerveja ficou boa e mesmo contra minha vontade e mais para atender o pedido da dona patroa tentei recriar. O fato de ter usado dois fermentos foi por que na época fiz merda na temperatura e o fermento não trabalhou bem, e novamente joguei o que tinha...
Resumo da obra: uma mutação que deu certo e agradou, vai entender né...

Costumo dizer que na pior hipótese teremos mais cerveja e esta foi a aplicação perfeita da frase. A cerveja ficou com um aroma frutado agradável e lúpulo marcante, o que para os que não estavam muito acostumados com cervejas caseiras foi bom. Nenhum off flavour foi detectado. Vou engarrafar daqui uns dias e posto uma foto...

Acho que essa fica sem estilo definido, assim como desde o começo...
 
Fiquei surpreso em não ter nenhum off-flavor com voce usando dois fermentos diferentes e tres tipos de malte.
Voce fermentou a que temperatura e por quanto tempo Samuel ?
 
Cara,

da primeira vez 20C, mas dessa mantive em 19 pra não gerar muito aroma frutado visto que utilizei fermento além da conta. Hoje estou colocando a 2C...
 
Na minha opinião, temos de ser honestos. Ou começamos projetando a receita para um determinado estilo ou esquecemos dos estilos de vez. Melhor oferecer "minha cerveja" que uma cerveja que tem nada ou pouco a ver com o estilo prometido. Não estou criticando vc Samuel, até porque todos passam por isso. Só queria deixar registrada a minha opinião sobre o assunto.
 
Acho importante a colocação do John pois é muito comum ver o pessoal dizendo que fez "tal estilo" só que cheio de modificações (inclusive adicionando um monte de ingredientes extras). Se modificaram, então eles não fizeram tal estilo.
Existe um romantismo em adicionar outros ingredientes, mas a boa cerveja não precisa nada disso. É inclusive apelativo.
 
Back
Top