Qual a maneira certa de armazenar as garrafas cheias?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FAGAN

Active Member
Joined
Jun 25, 2015
Messages
30
Reaction score
0
É uma duvida de iniciante de iniciante mesmo!!! Procurei nos outros post e não encontrei uma resposta para minha duvida.
Depois da fermentação ter acontecido, sei que se a pressão não parar de subir, deve-se colocar as garrafas na geladeira a baixa temperatura em até 0º para encerrar a fermentação e deixar a garrafa piloto com o manômetro fora para ver se realmente minhas suspeitas estavam corretas em relação a pressão e o perigo de explosão. Até ai beleza, mas e depois elas vão ter que ficar na geladeira o resto da vida, até a degustação, ou podemos deixar em temperatura ambiente? E se a fermentação ocorreu tudo belezinha tenho que colocar ela na geladeira ou não precisa? Se sim, por quanto tempo? Posso tirar ela depois e deixar em temperatura ambiente?
 
É uma duvida de iniciante de iniciante mesmo!!! Procurei nos outros post e não encontrei uma resposta para minha duvida.
Depois da fermentação ter acontecido, sei que se a pressão não parar de subir, deve-se colocar as garrafas na geladeira a baixa temperatura em até 0º para encerrar a fermentação e deixar a garrafa piloto com o manômetro fora para ver se realmente minhas suspeitas estavam corretas em relação a pressão e o perigo de explosão. Até ai beleza, mas e depois elas vão ter que ficar na geladeira o resto da vida, até a degustação, ou podemos deixar em temperatura ambiente? E se a fermentação ocorreu tudo belezinha tenho que colocar ela na geladeira ou não precisa? Se sim, por quanto tempo? Posso tirar ela depois e deixar em temperatura ambiente?

Colocar na geladeira para parar refermentação na garrafa somente é necessário quando você cometeu erros, para prevenir explosões. Se você fez a fermentação completa e calculou o primming corretamente não precisa botar na geladeira que não vai explodir.

Se fez tudo certo, pode deixar fora da geladeira e gelar para tomar, ela pode mudar seu perfil, ajustar sabores, maturar, etc, mas não vai explodir por gás em excesso.

Se fez errado, deve deixar sempre na geladeira, pois no momento que tirar e atingir temperatura ambiente ela começará a fermentar novamente e vai gerar gás pra explodir.

Simplificando é isso.
 
Valeu!!!
Obrigado, é que vou começar meu primeiro envase este final de semana e ai já sabe, duvidas vão surgindo, surgindo....
 
Back
Top