Propagação de levediuras

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Use a calculadora do Brewers: http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

Seleciona Liquid - Packs/Vials e informa a data em que terminou sua propagação. Ali indicará a viabilidade do fermento, que em uma semana terá uma perda de 5% de sua viabilidade

Huuummm... bom saber!! Não sabia q aquele campo servia TAMBÉM para isso!!

Terminando de propagar um / dois dias antes de inocular, devo manter o fermento na geladeira, fora da geladeira ou deixá-lo agitando no stir plate??

Valeu!
 
Huuummm... bom saber!! Não sabia q aquele campo servia TAMBÉM para isso!!

Terminando de propagar um / dois dias antes de inocular, devo manter o fermento na geladeira, fora da geladeira ou deixá-lo agitando no stir plate??

Valeu!

Deixe na geladeira. em 1 ou 2 dias quase toda levedura irá decantar, então você pode descartar boa parte do sobrenadante...
 
Bom dia a todos.
Sobre essa questão de manter a temperatura maior que a ambiente, eu uso um método para fazer iogurte que pode servir para vocês.
Eu coloco o pote onde vai ser feito o iogurte dentro de uma caixa. Já usei isopor e madeira. Da no mesmo.
Dentro eu coloco um ferro de solda de 100 watts. Para o tamanho da caixa que eu uso funciona bem.
E coloco um controlador de temperatura desses comuns, sendo que ele tem que ser configurado para ligar quando a temperatura baixa e desligar quando atinge o ponto que eu quero.
Pronto.
Quando a temperatura fica mais baixa que o necessário, o ferro de solda liga e quando atinge o ponto ideal ele desliga.
Acho que deve servir para usar com fermento também.

Um abraço.
 
Bom dia a todos.
Sobre essa questão de manter a temperatura maior que a ambiente, eu uso um método para fazer iogurte que pode servir para vocês.
Eu coloco o pote onde vai ser feito o iogurte dentro de uma caixa. Já usei isopor e madeira. Da no mesmo.
Dentro eu coloco um ferro de solda de 100 watts. Para o tamanho da caixa que eu uso funciona bem.
E coloco um controlador de temperatura desses comuns, sendo que ele tem que ser configurado para ligar quando a temperatura baixa e desligar quando atinge o ponto que eu quero.
Pronto.
Quando a temperatura fica mais baixa que o necessário, o ferro de solda liga e quando atinge o ponto ideal ele desliga.
Acho que deve servir para usar com fermento também.

Um abraço.

Não vejo necessidade alguma em se elevar ou controlar temperatura para fazer starter. Dificilmente dentro de casa teremos uma temperatura inferior a 15C ou superior a 35C, por exemplo e nessa faixa vai rolar starter da mesma maneira.

A gente controla temperatura para fazer cerveja, pois não queremos off-flavours nelas, já no starter isso não é problema, pois o líquido do starter, descartanto o sobrenadante, por mais que tenham off-flavours, não irão afetar as características finais da cerveja...

Normalmente o starter fica 24h ligado, usar um ferro de solda ou qualquer outra parafernalha pode causar um incêndio...
 
Não vejo necessidade alguma em se elevar ou controlar temperatura para fazer starter. Dificilmente dentro de casa teremos uma temperatura inferior a 15C ou superior a 35C, por exemplo e nessa faixa vai rolar starter da mesma maneira.

A gente controla temperatura para fazer cerveja, pois não queremos off-flavours nelas, já no starter isso não é problema, pois o líquido do starter, descartanto o sobrenadante, por mais que tenham off-flavours, não irão afetar as características finais da cerveja...

Normalmente o starter fica 24h ligado, usar um ferro de solda ou qualquer outra parafernalha pode causar um incêndio...

Sobre meu comentário, eu não quis dar uma opinião sobre a melhor forma de se fazer starter, eu só quis dizer como eu faço iogurte e se a maneira ajudasse alguém seria legal.
E quanto a manter o ferro de solda ligado 24 horas, não é bem assim. Eu disse que mantenho tudo em uma caixa térmica, com controlador de temperatura, então ele só liga quando necessita aumentar a temperatura, depois desliga. Da forma que eu coloco nunca tive problema e volto a dizer que, para iogurte funciona legal, para starter até pode ser desnecessário.
Colocar esse tipo de ideia aqui, pode até não ser importante para o tema do tópico, mas as vezes podemos usá-la em outra necessidade, por isso gosto de ler as ideias dos outros e dar minhas soluções se eu tiver alguma.
 
Back
Top