Projeto single vessel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Olá amigos, depois de algum tempo consegui finalizar e testar o equipamento.
Panela de 45 litros, uma panela de 35 litros dentro, cortei o fundo e coloquei uma tela de inox 2mm, furei a lateral com broca 2,5mm, uns 10cm de altura.
Resistencia de 4000w e uma bombinha comum.
Controlador com dimmer, controle da bomba automático/manual.
Sensor do controlador coloquei um na panela, que não uso,
coloquei um externo grande de 20cm que fica no meio dos grãos,
esse que controla a temperatura da resistência.
Na prática:
Receita Pale Ale, OG 1.053.
6,2kg de malte
38 litros de agua total.( 23 litros na mostura + 15 litros lavagem).
Rendimento 25,5 litros envasados.
Perdas: 1,5 litros no fermentador e 3,5 litros na panela( trub )
Eficiência mostura segundo brewfather 76,5%.
Moagem grossa dos grãos.
Mostura de 90 minutos, mexendo de tempo em tempo, nos últimos 20 minutos deixei circular sem mexer a cama de grãos. Clarificou legal.

Esse é meu equipamento, depois de alguns erros estou contente com o resultado .


Edbeer,

Consegue recircular bem com essa malha? Ou vc acha q abertura menor/maior, seria melhor?
 
Edbeer,

Consegue recircular bem com essa malha? Ou vc acha q abertura menor/maior, seria melhor?
Consegue, porém moagem grossa melhora bastante. Outra coisa que fiz foi fazer furos na lateral da panela. No começo vai precisar diminuir a vazão da bomba, mas depois vai embora.
 
Consegue, porém moagem grossa melhora bastante. Outra coisa que fiz foi fazer furos na lateral da panela. No começo vai precisar diminuir a vazão da bomba, mas depois vai embora.

Vou montar o cesto com panela de inox.. fazer vários furos na lateral vai ser complicado..rs
 
Fala Galera, beleza?

Eu fiz uma "adaptação técnica" que funciona super bem! Cortei o fundo, coloquei uma forma de pizza inox (Rebitada) e por cima uma tela inox também. Não precisa fazer furo nenhum, a vazão é perfeita e não entope!

É gambiarra mas funciona! uhaauha

Valeu
 

Attachments

  • IMG_20200702_084545193.jpg
    IMG_20200702_084545193.jpg
    57.4 KB · Views: 76
  • IMG_20200702_084554194.jpg
    IMG_20200702_084554194.jpg
    67.6 KB · Views: 78
  • IMG_20200702_084557191_HDR.jpg
    IMG_20200702_084557191_HDR.jpg
    136.1 KB · Views: 77
Fala Galera, beleza?

Eu fiz uma "adaptação técnica" que funciona super bem! Cortei o fundo, coloquei uma forma de pizza inox (Rebitada) e por cima uma tela inox também. Não precisa fazer furo nenhum, a vazão é perfeita e não entope!

É gambiarra mas funciona! uhaauha

Valeu
Opa..blz?

Qual a abertura desta tela inox? Sabe dizer?
 
Galera, desculpe se eu estiver ressuscitando o post mas acho que minha dúvida encaixa nele já que é sobre a parte elétrica do meu projeto Single Vessel....
Não sou dá área de elétrica e me baseei em informações aqui do fórum... Gostaria de uma luz sobre a ligação que estou pretendendo fazer aqui, mas bateu dúvida quanto a sua coerência! Espero que alguém da área da elétrica possa me dizer se meu esquema dá certo e se ele é viável funcionando da forma descrita abaixo! 🙏
A ideia é a bomba de recirculação funcionando individualizada, e a resistência de 2500W funcionando de duas maneiras:
Com o termostato atuando na mosturação.
Sem o termostato, funcionando manualmente durante a fervura.
Desde já agradeço a atenção! 👍👍👍😉😉😉
ESQUEMA ELETRICO.jpg
 
Fala Galera, beleza?

Eu fiz uma "adaptação técnica" que funciona super bem! Cortei o fundo, coloquei uma forma de pizza inox (Rebitada) e por cima uma tela inox também. Não precisa fazer furo nenhum, a vazão é perfeita e não entope!

É gambiarra mas funciona! uhaauha

Valeu
caramba que massa... quem sabe faço isso na minha panela heim!!!!
 
Galera, desculpe se eu estiver ressuscitando o post mas acho que minha dúvida encaixa nele já que é sobre a parte elétrica do meu projeto Single Vessel....
Não sou dá área de elétrica e me baseei em informações aqui do fórum... Gostaria de uma luz sobre a ligação que estou pretendendo fazer aqui, mas bateu dúvida quanto a sua coerência! Espero que alguém da área da elétrica possa me dizer se meu esquema dá certo e se ele é viável funcionando da forma descrita abaixo! 🙏
A ideia é a bomba de recirculação funcionando individualizada, e a resistência de 2500W funcionando de duas maneiras:
Com o termostato atuando na mosturação.
Sem o termostato, funcionando manualmente durante a fervura.
Desde já agradeço a atenção! 👍👍👍😉😉😉
View attachment 126940
seu esquema ficou top demais... fiz o mesmo aqui porém o meu é uma resistência de 7500w então uso rede bifásica... como eu faria a ligação dos Leds? uma vez que não tenho o Neutro.
 
seu esquema ficou top demais... fiz o mesmo aqui porém o meu é uma resistência de 7500w então uso rede bifásica... como eu faria a ligação dos Leds? uma vez que não tenho o Neutro.
Sou leigo na questão de elétrica como já havia dito, mas acho que se seus leds forem 220V, seria fase e fase..... não?🤔
 
Sou leigo na questão de elétrica como já havia dito, mas acho que se seus leds forem 220V, seria fase e fase..... não?🤔
sim, imaginei isso, liguei dessa forma... só que ela fica aceso direto quando está ligado no disjuntor que aciona o controlador... minha dúvida é justamente essa, se ligo direto do disjuntor bipolar ou puxo a saída do relé ssr.
 
Entendi....
Não tem o esquema elétrico ai não? fica mais facil de visualizar e buscar alternativas...
Eu mesmo só cheguei nesse esquema porque eu ia estudando item por item e suas ligações, colocando no papel... ai só depois eu fiz a conexão entre eles com base na Elétrica 🤔
Agora a pouco, o Paulo, membro daqui do fórum, me deu uma ideia... troquei dois disjuntores por uma chave seletora.. Já fui lá e modifiquei o esquema... tenho certeza que alguém aqui vai te dar uma luz!😉
ESQUEMA ELETRICO.jpg
 
Olá amigos, depois de algum tempo consegui finalizar e testar o equipamento.
Panela de 45 litros, uma panela de 35 litros dentro, cortei o fundo e coloquei uma tela de inox 2mm, furei a lateral com broca 2,5mm, uns 10cm de altura.
Resistencia de 4000w e uma bombinha comum.
Controlador com dimmer, controle da bomba automático/manual.
Sensor do controlador coloquei um na panela, que não uso,
coloquei um externo grande de 20cm que fica no meio dos grãos,
esse que controla a temperatura da resistência.
Na prática:
Receita Pale Ale, OG 1.053.
6,2kg de malte
38 litros de agua total.( 23 litros na mostura + 15 litros lavagem).
Rendimento 25,5 litros envasados.
Perdas: 1,5 litros no fermentador e 3,5 litros na panela( trub )
Eficiência mostura segundo brewfather 76,5%.
Moagem grossa dos grãos.
Mostura de 90 minutos, mexendo de tempo em tempo, nos últimos 20 minutos deixei circular sem mexer a cama de grãos. Clarificou legal.

Esse é meu equipamento, depois de alguns erros estou contente com o resultado .
Muito legal amigo. Parabéns!
 
Olá! Tenho um sistema semelhante a sua proposta exceto pelo tamanho da panela (22.5 litros) que me serve como cesto de grãos. Fiz o meu cesto de grãos com furos de 1.8 mm e e ele tem se mostrado insuficiente para dar vazão e com afetando muito a recirculação. Não sei dizer se seria pelo tamanho dos furos ou pela quantidade, mas uma coisa eu tenho certeza, fazer furos demanda muito tempo. Para fazer a quantidade de furos para cobrir boa parte do fundo demorei quase 3 dias, fora o trabalho que tive limpando as rebarbas. Como não tenho obtido resultados satisfatórios com meu cesto, vou mudar meu projeto cortando o fundo da panela e instalar um fundo falso.
olá amigo. Com esta panela de 22,5L consegues colocar quantos Kg de malte na brassagem?
 
Entendi....
Não tem o esquema elétrico ai não? fica mais facil de visualizar e buscar alternativas...
Eu mesmo só cheguei nesse esquema porque eu ia estudando item por item e suas ligações, colocando no papel... ai só depois eu fiz a conexão entre eles com base na Elétrica 🤔
Agora a pouco, o Paulo, membro daqui do fórum, me deu uma ideia... troquei dois disjuntores por uma chave seletora.. Já fui lá e modifiquei o esquema... tenho certeza que alguém aqui vai te dar uma luz!😉View attachment 126949



Massa. Estou fazendo um projeto similar a esse.
Depois da inclusão da chave seletora ficou show. Vale a pena conferir: os bornes de saída do controlador, o dimensionamento do disjuntor da carga, bitola do fio, capacidade da contactora e do potenciômetro.
 
Back
Top