Projeto single vessel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Olá amigos, sou novo por aqui, estou pensado em construir um projeto tipo single vessel.
Panela de 38 litros com uma resistência de 3000w .
bomba de circulação , e controlador control beer.
Cesto com uma panela de 15 litros com furos no próprio fundo da panela, 2mm.
o que vocês acham ?
meu primeiro conjunto foi feito assim, só que com um controlador que eu mesmo desenhei usando módulos baratos de temperatura e timers.
única coisa é que usei uma panela 32 e outra 28 sendo o fundo todo furado (furos de 25mm) e duas peneiras de inox com malhas de 3mm outra de 0,8mm.
de vez em quando, uso para lotes de 15 litros
 
Ontem realizei a primeira brassagem. Pois bem, o que tive de problema, usei 4.800kg de malte encheu a panela de malte e ficou pouca água. Lembrando que meu equipamento é uma panela de 45litros e dentro uso outra panela com fundo e lateral furada e mais um saco de voil.
Tive que usar mais água na mostura e menos na lavagem do grão. Mas segui o volume total da receita.
Bom outro problema foi que o voil cria um vaco e não desce muito bem a água . Então tive que ficar controlando com a bomba pra não deixar transbordar.
No final deu tudo certo, era uma receita de 20l de amber Ale. Consegui levar pro fermentador aproximadamente uns 19 litros e ficou na OG esperada.
O que tiro de conclusão, uma panela maior como cesto , ou seja, quanto maior for melhor eu acho. O saco de voil vou trocar por um de algodão que acredito ser melhor pois não é tão fino e vai melhorar a recirculação .
 
Ontem realizei a primeira brassagem. Pois bem, o que tive de problema, usei 4.800kg de malte encheu a panela de malte e ficou pouca água. Lembrando que meu equipamento é uma panela de 45litros e dentro uso outra panela com fundo e lateral furada e mais um saco de voil.
Tive que usar mais água na mostura e menos na lavagem do grão. Mas segui o volume total da receita.
Bom outro problema foi que o voil cria um vaco e não desce muito bem a água . Então tive que ficar controlando com a bomba pra não deixar transbordar.
No final deu tudo certo, era uma receita de 20l de amber Ale. Consegui levar pro fermentador aproximadamente uns 19 litros e ficou na OG esperada.
O que tiro de conclusão, uma panela maior como cesto , ou seja, quanto maior for melhor eu acho. O saco de voil vou trocar por um de algodão que acredito ser melhor pois não é tão fino e vai melhorar a recirculação .
Nobre,
Dá uma analisada no cesto de inox. O Leandro tem muito material sobre isso.
 
Exato! Já passei pela mesma situação sua (panela muito pequena como cesto, saco de voal, controle da bomba, etc.). O projeto que estou montando vou fazer um projeto semelhante ao do confrade que postou aí em cima.
Você está no caminho certo! Vai brassando e testando, logo você estará adaptado ao seu sistema e as cervejas vão saindo melhores que as anteriores!
Prost!!!

Ontem realizei a primeira brassagem. Pois bem, o que tive de problema, usei 4.800kg de malte encheu a panela de malte e ficou pouca água. Lembrando que meu equipamento é uma panela de 45litros e dentro uso outra panela com fundo e lateral furada e mais um saco de voil.
Tive que usar mais água na mostura e menos na lavagem do grão. Mas segui o volume total da receita.
Bom outro problema foi que o voil cria um vaco e não desce muito bem a água . Então tive que ficar controlando com a bomba pra não deixar transbordar.
No final deu tudo certo, era uma receita de 20l de amber Ale. Consegui levar pro fermentador aproximadamente uns 19 litros e ficou na OG esperada.
O que tiro de conclusão, uma panela maior como cesto , ou seja, quanto maior for melhor eu acho. O saco de voil vou trocar por um de algodão que acredito ser melhor pois não é tão fino e vai melhorar a recirculação .
 
Meu projetinho tá quase pronto! Só que imprevistos acontecem.kkkk
 

Attachments

  • IMG_20200425_162312.jpg
    IMG_20200425_162312.jpg
    75 KB · Views: 163
  • IMG_20200425_150632.jpg
    IMG_20200425_150632.jpg
    87.5 KB · Views: 162
  • IMG_20200425_150730.jpg
    IMG_20200425_150730.jpg
    82 KB · Views: 161
  • IMG_20200425_150716.jpg
    IMG_20200425_150716.jpg
    21.4 KB · Views: 163
  • IMG_20200425_162302.jpg
    IMG_20200425_162302.jpg
    82.5 KB · Views: 168
Muito bom heim! curti, tá parecido com o meu projeto... Já fiz uma brassagem com ele e deu tudo certo, na terça farei outra e vou postar minhas impressões...
 
Uma panela furada de nº38 por dentro de uma de nº40 ficaria pequena?
Estava pensando em fazer com as minhas...
 
Uma panela furada de nº38 por dentro de uma de nº40 ficaria pequena?
Estava pensando em fazer com as minhas...
Acho que ficaria bom.
Dica: usa fundo falso, eu não uso, mas fiz furos de 4mm e utilizo saco para filtrar. Tentei fazer furos de 2mm estilo fundo falso, mas é quase impossível fazer ... Pela quantidade e também pelo espaçamento entre eles.
 
Acho que ficaria bom.
Dica: usa fundo falso, eu não uso, mas fiz furos de 4mm e utilizo saco para filtrar. Tentei fazer furos de 2mm estilo fundo falso, mas é quase impossível fazer ... Pela quantidade e também pelo espaçamento entre eles.

Já tenho o fundo falso, estava pensando nisso mesmo.
Vou por resistência no fundo e um controlador. Só não comecei pois as coisas estão na casa dos meus pais e estamos em isolamento.
 
Ontem realizei a primeira brassagem. Pois bem, o que tive de problema, usei 4.800kg de malte encheu a panela de malte e ficou pouca água. Lembrando que meu equipamento é uma panela de 45litros e dentro uso outra panela com fundo e lateral furada e mais um saco de voil.
Tive que usar mais água na mostura e menos na lavagem do grão. Mas segui o volume total da receita.
Bom outro problema foi que o voil cria um vaco e não desce muito bem a água . Então tive que ficar controlando com a bomba pra não deixar transbordar.
No final deu tudo certo, era uma receita de 20l de amber Ale. Consegui levar pro fermentador aproximadamente uns 19 litros e ficou na OG esperada.
O que tiro de conclusão, uma panela maior como cesto , ou seja, quanto maior for melhor eu acho. O saco de voil vou trocar por um de algodão que acredito ser melhor pois não é tão fino e vai melhorar a recirculação .
Eu resolvi em partes esse problema do voal colocando ele por fora da panela de dentro, ou seja, vestir a panela furada com o saco de voal. Dá mais vazão e exige menor controle da bomba... Uso assim até hoje!
 
Olá amigos, depois de algum tempo consegui finalizar e testar o equipamento.
Panela de 45 litros, uma panela de 35 litros dentro, cortei o fundo e coloquei uma tela de inox 2mm, furei a lateral com broca 2,5mm, uns 10cm de altura.
Resistencia de 4000w e uma bombinha comum.
Controlador com dimmer, controle da bomba automático/manual.
Sensor do controlador coloquei um na panela, que não uso,
coloquei um externo grande de 20cm que fica no meio dos grãos,
esse que controla a temperatura da resistência.
Na prática:
Receita Pale Ale, OG 1.053.
6,2kg de malte
38 litros de agua total.( 23 litros na mostura + 15 litros lavagem).
Rendimento 25,5 litros envasados.
Perdas: 1,5 litros no fermentador e 3,5 litros na panela( trub )
Eficiência mostura segundo brewfather 76,5%.
Moagem grossa dos grãos.
Mostura de 90 minutos, mexendo de tempo em tempo, nos últimos 20 minutos deixei circular sem mexer a cama de grãos. Clarificou legal.

Esse é meu equipamento, depois de alguns erros estou contente com o resultado .
 

Attachments

  • IMG-20210122-WA0023.jpeg
    IMG-20210122-WA0023.jpeg
    56.9 KB · Views: 144
  • IMG-20210122-WA0019.jpeg
    IMG-20210122-WA0019.jpeg
    44.7 KB · Views: 156
  • IMG_20200408_135628_BEAUTY.jpg
    IMG_20200408_135628_BEAUTY.jpg
    31.3 KB · Views: 141
Tb não entendi. O ideal é forçar a passagem só pelo fundo.
 
Boa tarde Galera
Eu montei uma single vessel (similar a beermax) com o auxilio do confrade Helton Fagner do canal Cerveja 5.0 do You Tube.

Se quiserem dar uma olhada de como ficou la no canal dele...

Se quiserem também, podem me chamar no WhatsApp que tenho o projeto 3D da panela e posso compartilhar para quem tenha interesse!

Saúde!
 
Ajudando o tópico, segue algumas fotos dos meu setups, as primeiras fotos da primeira panela q montei, e a ultima o setup atual com 2 panelas de Inox uma de 130L e outra de 100L com fundo falso, resistência de 7000W, controlador BeerMax, um guindaste para 350Kg um chiller de 50 placas, e uma bomba padrão. Brasso a cada 15 dias, nunca tive problema com nada. Demorei chegar nessa panela, montei cestos de Inox(não funcionou) depois furei uma panela de Aluminio(1º set up), funcionou pefeito, fiquei com essa panela por +/- 1 ano e meio, ai fui comprando as de Inox em promoção, e utilizei todas as peças da minha antiga panela para a nova. Ficou muito bom.
20190531_194930.jpg
20190615_103047.jpg
20200622_154421.jpg
20200627_100801.jpg
20200905_061347.jpg
 
Porque voce fez esses furos laterais?
No princípio não tinha os furos na lateral, mas aí a recirculação não ficou fluindo muito bem, mesmo com grão moído grosso. Os furos na lateral aumentaram a vazão da bomba.. E como falei, ficou com uma eficiência de 76.5%.
 
Boa tarde Galera
Eu montei uma single vessel (similar a beermax) com o auxilio do confrade Helton Fagner do canal Cerveja 5.0 do You Tube.

Se quiserem dar uma olhada de como ficou la no canal dele...

Se quiserem também, podem me chamar no WhatsApp que tenho o projeto 3D da panela e posso compartilhar para quem tenha interesse!

Saúde!
Bom dia. Cara se vc puder ficarei agradecido em receber esse projeto. Também acompanho o Cerveja 5.0. Estou fazendo o fermentador portatil e uma panela elétrica ( mas a panela eu estou usando várias referências). Quebraria um galho, compartilhando o seu projeto de panela.
Meu e-mail é ([email protected])
 
Bom dia. Cara se vc puder ficarei agradecido em receber esse projeto. Também acompanho o Cerveja 5.0. Estou fazendo o fermentador portatil e uma panela elétrica ( mas a panela eu estou usando várias referências). Quebraria um galho, compartilhando o seu projeto de panela.
Meu e-mail é ([email protected])
Opa!, me chame no WhatsApp que lhe envio cara! 11 98437-5997
Abraço
 
Nasceu a criança..
Dimmer sempre ligado.
Controle da resistência via ReX ou direto da rede sem passar pelo controlador e relé.
Controle da bomba, funciona só na mostura, posso deixar sempre ligada ou quando a resistência liga.
Sinalizador é para indicar que a resistência está liga.
Coloquei uma chave no ReX ele liga independente .
Quando chegar a resistência vou fazer alguns testes, falta comprar a bomba de recirculação..

Opa, bom dia.

Estou pensando em montar um painel exatamente assim.. com o rex e dimmer..
O seu esquema é 220v?
Poderia mostrar o esquema de ligação?
Obg!
 
Opa, bom dia.

Estou pensando em montar um painel exatamente assim.. com o rex e dimmer..
O seu esquema é 220v?
Poderia mostrar o esquema de ligação?
Obg!
Opa,
Esse sistema não estou utilizando mais.
Na prática optei por deixar ele mais simples.
Utilizo o ReX ligado a um relé, para mostura, e na fervura utilizo uma das fases direto na rede e a outra no dimmer.

Porém se fosse hoje, colocaria apenas um dimmer, utilizaria o termômetro de mercúrio básico e a bomba utilizaria controle manual.

Porque o sensor no fundo da panela, marca uma temperatura diferente da temperatura que está no mosto. Então vai ter que colocar o sensor no meio do mosto, utilizei por um tempo um poço termômetrico.

Bom mas o esquema: eu tenho um rabisco da ligação que compartilhei, vou ver se encontro e posto aqui.
 
Opa,
Esse sistema não estou utilizando mais.
Na prática optei por deixar ele mais simples.
Utilizo o ReX ligado a um relé, para mostura, e na fervura utilizo uma das fases direto na rede e a outra no dimmer.

Porém se fosse hoje, colocaria apenas um dimmer, utilizaria o termômetro de mercúrio básico e a bomba utilizaria controle manual.

Porque o sensor no fundo da panela, marca uma temperatura diferente da temperatura que está no mosto. Então vai ter que colocar o sensor no meio do mosto, utilizei por um tempo um poço termômetrico.

Bom mas o esquema: eu tenho um rabisco da ligação que compartilhei, vou ver se encontro e posto aqui.
https://www.homebrewtalk.com.br/threads/resistência-elétrica-panela.415184/post-5181989
 
Opa,
Esse sistema não estou utilizando mais.
Na prática optei por deixar ele mais simples.
Utilizo o ReX ligado a um relé, para mostura, e na fervura utilizo uma das fases direto na rede e a outra no dimmer.

Porém se fosse hoje, colocaria apenas um dimmer, utilizaria o termômetro de mercúrio básico e a bomba utilizaria controle manual.

Porque o sensor no fundo da panela, marca uma temperatura diferente da temperatura que está no mosto. Então vai ter que colocar o sensor no meio do mosto, utilizei por um tempo um poço termômetrico.

Bom mas o esquema: eu tenho um rabisco da ligação que compartilhei, vou ver se encontro e posto aqui.

Então.. busco simplicidade tbm, mas vou tentar montar esse esquema de PID+relé pra controlar a mostura com acionamento automático da bomba toda vez q acionar a resistência..

Depois terei o acionamento manual da bomba para recircular..

E por fim, a resistência passando direto e controlada apenas pelo dimmer para fervura..

Sobre a temperatura, tô pensando em colocar um poço térmico na tampa da panela (removível) pra controlar a temperatura do centro do cesto de grãos.
 
Então.. busco simplicidade tbm, mas vou tentar montar esse esquema de PID+relé pra controlar a mostura com acionamento automático da bomba toda vez q acionar a resistência..

Depois terei o acionamento manual da bomba para recircular..

E por fim, a resistência passando direto e controlada apenas pelo dimmer para fervura..

Sobre a temperatura, tô pensando em colocar um poço térmico na tampa da panela (removível) pra controlar a temperatura do centro do cesto de grãos.

Eu estou acompanhando os posts pq também quero, em breve, mudar meu setup, para 20l finais, para resistência elétrica, porém, sou um zero a esquerda no assunto eletricidade, mas planejo o meu painel com PID+relé e também um dimmer para controlar a potência da resistência na hora da fervura.

Quanto ao sensor, a minha ideia é utilizar recirculação contínua, com botão liga/desliga no painel e fazer a leitura no sparge, antes do mosto retornar para a panela. Desta forma teria uma leitura precisa e o sensor ficaria em uma posição de fácil acesso.

Mas tenho que estudar bastante para tentar entender como farei na prática, principalmente em relação ao dimmer, que pelo que vi, tem que ser um mais parrudo para aguentar tocar uma resistência de 4k.
 
Eu estou acompanhando os posts pq também quero, em breve, mudar meu setup, para 20l finais, para resistência elétrica, porém, sou um zero a esquerda no assunto eletricidade, mas planejo o meu painel com PID+relé e também um dimmer para controlar a potência da resistência na hora da fervura.

Quanto ao sensor, a minha ideia é utilizar recirculação contínua, com botão liga/desliga no painel e fazer a leitura no sparge, antes do mosto retornar para a panela. Desta forma teria uma leitura precisa e o sensor ficaria em uma posição de fácil acesso.

Mas tenho que estudar bastante para tentar entender como farei na prática, principalmente em relação ao dimmer, que pelo que vi, tem que ser um mais parrudo para aguentar tocar uma resistência de 4k.

Opa, boa tarde.

Cara, tbm não entendo mto de elétrica.. mas depois q começa a ver alguma coisa, fica um pouco mais simples. Depois posto o esquema que bolei aqui. Basicamente o q vc quer é o mesmo q eu, mas vou usar resistência de 8kw.

Quanto ao sensor, seria mto interessante mesmo, mas eu não penso em recirculacao continua por enquanto.

O dimmer tem no ML, pra sua resistência um de 40a, 220v (r$100) daria conta com sobra..
Eu tô vendo um que aguenta 12kw pro meu sistema.
 
Meu esquema abaixo.

Se alguém com mais experiência puder avaliar e dizer se tá ok fazendo dessa forma, agradeço.

Funcionamento:

1- mostura ligada - luz verde acesa. Resistência e bomba controladas pelo PID - recirculaçao sempre q a resistência ligar. E sempre q acionadas, as respectivas luzes vermelha e azul acendem.

2- opção de ligar a bomba direto para clarificação/filtração. Luz azul acesa. PID e resistência desligada

3- mostura desligada e resistência ligada direta (controlada pelo dimmer) - luz verde apagada e PID desligado. Luz vermelha acesa e bomba desligada.

4- sistema desligado - uso da bomba apenas para resfriamento.
 

Attachments

  • IMG_20210511_165139~2.jpg
    IMG_20210511_165139~2.jpg
    61.1 KB · Views: 35
Meu esquema abaixo.

Se alguém com mais experiência puder avaliar e dizer se tá ok fazendo dessa forma, agradeço.

Funcionamento:

1- mostura ligada - luz verde acesa. Resistência e bomba controladas pelo PID - recirculaçao sempre q a resistência ligar. E sempre q acionadas, as respectivas luzes vermelha e azul acendem.

2- opção de ligar a bomba direto para clarificação/filtração. Luz azul acesa. PID e resistência desligada

3- mostura desligada e resistência ligada direta (controlada pelo dimmer) - luz verde apagada e PID desligado. Luz vermelha acesa e bomba desligada.

4- sistema desligado - uso da bomba apenas para resfriamento.
O seu esquema está de acordo com a sua proposta, conseguirá ter controles independentes do que quiser durante a brassagem. Eu incluiria uma chave liga/desliga geral logo na alimentação do controlador que também serviria como chave de emergência caso alguma coisa der errado. Não vejo necessidade de coincidir os ciclos da bomba e da resistência, talvez isso requeira uma atenção no processo que seja o oposto do que você procura, mas como há a opção de desligar ou ligar manualmente não chega a ser um problema.
 
O seu esquema está de acordo com a sua proposta, conseguirá ter controles independentes do que quiser durante a brassagem. Eu incluiria uma chave liga/desliga geral logo na alimentação do controlador que também serviria como chave de emergência caso alguma coisa der errado. Não vejo necessidade de coincidir os ciclos da bomba e da resistência, talvez isso requeira uma atenção no processo que seja o oposto do que você procura, mas como há a opção de desligar ou ligar manualmente não chega a ser um problema.

Boa tarde, Alexandre.

Obrigado por avaliar meu esquema!

A questão da bomba ligar junto com a resistência é pra evitar temperatura maior no fundo da panela em relação ao centro do cesto de grãos, onde pretendo deixar meu sensor. (Pode ser q nem seja necessária essa correção de temperatura ao longo da mostura, mas por via das dúvidas a bomba ligaria pra subir esse mosto mais quente).

Quanto a chave antes do controlador, já seria a da mostura, visto q o controlador só vai ligar se essa chave estiver ligada. (Penso em usar um disjuntor de 40A pra servir de interruptor/chave).
 
Boa tarde, Alexandre.

Obrigado por avaliar meu esquema!

A questão da bomba ligar junto com a resistência é pra evitar temperatura maior no fundo da panela em relação ao centro do cesto de grãos, onde pretendo deixar meu sensor. (Pode ser q nem seja necessária essa correção de temperatura ao longo da mostura, mas por via das dúvidas a bomba ligaria pra subir esse mosto mais quente).

Quanto a chave antes do controlador, já seria a da mostura, visto q o controlador só vai ligar se essa chave estiver ligada. (Penso em usar um disjuntor de 40A pra servir de interruptor/chave).

Interessante este esquema.

Usarei minha panela atual, de 32l, como cesto de grãos dentro de uma nova de 45/48l, onde estará a resistência.

Bem o que penso. Só retiraria o esquema de ligar a bomba junto com a resistência.

E usarei uma caixa maior porque num futuro pretendo adicionar um outro controlador só para uma resistência de 2 ou 3k para aquecer a água da lavagem
 
Ajudando o tópico, segue algumas fotos dos meu setups, as primeiras fotos da primeira panela q montei, e a ultima o setup atual com 2 panelas de Inox uma de 130L e outra de 100L com fundo falso, resistência de 7000W, controlador BeerMax, um guindaste para 350Kg um chiller de 50 placas, e uma bomba padrão. Brasso a cada 15 dias, nunca tive problema com nada. Demorei chegar nessa panela, montei cestos de Inox(não funcionou) depois furei uma panela de Aluminio(1º set up), funcionou pefeito, fiquei com essa panela por +/- 1 ano e meio, ai fui comprando as de Inox em promoção, e utilizei todas as peças da minha antiga panela para a nova. Ficou muito bom.
View attachment 126127View attachment 126128View attachment 126129View attachment 126130View attachment 126131

Opa..
Oq usa no fundo da panela de inox? Chapa furada igual de fundo falso Ou malha inox? Se for malha, qual abertura da malha?
Estou pensando em montar algo parecido..

Aproveitando, de quantas placas é seu chiller? Resfriar só com água ou tem banco de frio?
 
Back
Top