Projeto Single Vessel - Keg 50L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mariopareto

Well-Known Member
Joined
Mar 10, 2016
Messages
138
Reaction score
46
Boa noite!

Faço brassagens de 20L a dois anos e estou querendo aumentar minha produção para 40L, o que fica complicado por limitações de espaço e caloríficas do fogão que tenho em casa. Com isso, estou iniciando o processo da construção de um sistema elétrico single vessel em que o container externo será um keg de 50L.

Gostaria da ajuda dos camaradas com os seguintes temas.

1 - Idéias do que pode ser usado como cesto de grãos.

Normalmente, quando se monta o sistema com panelas as pessoas pegam uma panela de número menor e usam internamente. Porém, o barril possui a razão de aspecto (altura x diametro) bem diferente de uma panela e estou enfrentando dificuldades em achar algo que possa ser utilizado como cesto de grãos. Alguma sugestão?

2 - Esquema elétrico.

A idéia é usar uma tomada 220v/20A convencional de casa (rede do microondas, disjuntor dedicado e fiação 2.5mm2) com duas fases de 110v e terra. Estou pensando em operar meio no limite, com uma resistência de 4500W, imagino que eu não terei muitos problemas mas se for o caso vou montar uma tomada dedicada para isso.

Coloquei em anexo um desenho conceitual do sistema de controle da panela, tendo uma contatora na entrada que é acionada por uma chave on/off em série com um botão de pânico. Gostaria de sugestões de melhorias no diagrama, estou visando fazer um sistema para durar um bom tempo e não me incomodo de gastar um pouco mais para ter algo confiável e seguro.

Abs!!:D
 

Attachments

  • Capturar.PNG
    Capturar.PNG
    177 KB · Views: 185
Bom... há um tempo eu fiz uma panela com keg em que utilizei uma lixeira em inox, porém o fundo é de alumínio e na parte de cima tampei com uma forma de pizza que coube certinho. O ruim foi fazer os furos, tanto na forma do quanto no fundo. Furos de 2mm distanciados em 4mm. Numa forma de 30min de diâmetro aproximadamente.

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 
Bom... há um tempo eu fiz uma panela com keg em que utilizei uma lixeira em inox, porém o fundo é de alumínio e na parte de cima tampei com uma forma de pizza que coube certinho. O ruim foi fazer os furos, tanto na forma do quanto no fundo. Furos de 2mm distanciados em 4mm. Numa forma de 30min de diâmetro aproximadamente.

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk

Boa idéia amigo, adicionei aqui na lista. Vi um gringo que usou tubulação de chaminé (tipo as de cozinhas industriais) e vi que o preço também não é muito alto.

Quanto a parte elétrica, teria dicas para me dar?

Abs!
 
Boa idéia amigo, adicionei aqui na lista. Vi um gringo que usou tubulação de chaminé (tipo as de cozinhas industriais) e vi que o preço também não é muito alto.

Quanto a parte elétrica, teria dicas para me dar?

Abs!

Fiz mais ou menos como a tua, porém a minha resistência é de 4000w em 220, o que dá uns 18A. Uso uma tomada exclusiva só pra ela.
 
Fiz mais ou menos como a tua, porém a minha resistência é de 4000w em 220, o que dá uns 18A. Uso uma tomada exclusiva só pra ela.

Bacana! Faz qual litragem com 4000w? Ferve bem? Se puder posta umas fotos aí!
 
Bacana! Faz qual litragem com 4000w? Ferve bem? Se puder posta umas fotos aí!
Faço uns 30 litros em média, fervendo até uns 45 litros. Estou sem muitas fotos no celular. Depois tento achar mais.
bba5c5b023b80bd0f51fee443bc39813.jpg
d27925e7705bbf5e7651c94310382b5d.jpg
0f10e07b17c8d1ab2bca264a73a1bbed.jpg


Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 
Ótima ideia. O setup que estou montando vai nessa mesma direção mas com algumas ideias diferentes. Para controlar a temperatura estou montando o BrewManiacEx (tem tópico já sala de DIY).

Para o cesto interno minha ideia é ir a uma empresa que faz utensílios em inox e pedir para fabricarem/calandrarem uma chapa de aço de ~ 1mm de espessura e soldar. Ficará um tubo vazado.
No fundo vou soldar uma chapa de aço inox vazada /moeda conforme abaixo.


mg_1963.jpg


E depois disso eu compro/mando fazer um filtro circular com furos de 0,6 ou 0,8 mm para usar no fundo como elemento filtrante.

Gosto da ideia do filtro separado porque será possível substituir quando danificar ou até mesmo utilizar um filtro com furos menores para maltes que tenha sido triturado demais ou para receitas com trigo.
 
Bacana! Faz qual litragem com 4000w? Ferve bem? Se puder posta umas fotos aí!
Faço uns 30 litros em média, fervendo até uns 45 litros. Estou sem muitas fotos no celular. Depois tento achar mais.
bba5c5b023b80bd0f51fee443bc39813.jpg
d27925e7705bbf5e7651c94310382b5d.jpg
0f10e07b17c8d1ab2bca264a73a1bbed.jpg


Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 
Faço uns 30 litros em média, fervendo até uns 45 litros. Estou sem muitas fotos no celular. Depois tento achar mais.
bba5c5b023b80bd0f51fee443bc39813.jpg
d27925e7705bbf5e7651c94310382b5d.jpg
0f10e07b17c8d1ab2bca264a73a1bbed.jpg


Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk

Excelente! Este tubo no meio é um tubo de overflow, similar ao que tem no grainfather? Ele atravessa a panela e vai direto para a bomba? Ela suga tanto o que vem do overflow quanto o que vem pelo anular das panelas? Não entendo muito bem como funciona este sistema...

Abs!
 
Excelente! Este tubo no meio é um tubo de overflow, similar ao que tem no grainfather? Ele atravessa a panela e vai direto para a bomba? Ela suga tanto o que vem do overflow quanto o que vem pelo anular das panelas? Não entendo muito bem como funciona este sistema...

Abs!

Não... na verdade eu inverti o barril e aproveitei a própria saída de chopp para colocar uma válvula de esfera que é ligada à bomba. O "tubo" na verdade não é um tubo, mas sim uma barra roscada de inox que consegui acoplar na válvula original de saída de chopp (pra isso usei uma arruela em inox lá embaixo, duas porcas e a própria mola da válvula pra segurar o conjunto).
O fluxo da panela é ascendente e não descendente como na grainfather, mas eu boto fé que dê pra fazer no estilo da grainfather usando o próprio tubo sifão original do barril.
 
Não... na verdade eu inverti o barril e aproveitei a própria saída de chopp para colocar uma válvula de esfera que é ligada à bomba. O "tubo" na verdade não é um tubo, mas sim uma barra roscada de inox que consegui acoplar na válvula original de saída de chopp (pra isso usei uma arruela em inox lá embaixo, duas porcas e a própria mola da válvula pra segurar o conjunto).
O fluxo da panela é ascendente e não descendente como na grainfather, mas eu boto fé que dê pra fazer no estilo da grainfather usando o próprio tubo sifão original do barril.

Ahh entendi. Beleza! Pois é, mas o barril que arrumei numa pechincha já veio cortado como panela, então cortaram a parte superir com a válvula S. Vou ter que inventar algo...
 
Ahh entendi. Beleza! Pois é, mas o barril que arrumei numa pechincha já veio cortado como panela, então cortaram a parte superir com a válvula S. Vou ter que inventar algo...

Bom... é uma sugestão. Faz um furo no meio, no diâmetro da barra roscada e o furo da bomba faz descentralizado mesmo. Foi meio xarope utilizar esse esquema de inverter o barril e adaptar as coisas, principalmente porque eu achei que as bordas do tubo de malte (lixeira) não iriam encostar no fundo, devido à válvula do barril.
 
Back
Top