Projeto de panela eletrica para falta de espaço

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcosjost

Member
Joined
Aug 11, 2013
Messages
19
Reaction score
4
Boa tarde pessoal, ja acompanho o forum a alguns anos, inclusive ja dei pitacos la no topico do clone da braumeister.
Bom, o tempo passou e resolvi de fato começar a fazer cerveja. Como mudei para um apt menor o espaço se tornou o maior empecilho.
So tenho disponivel uma parte da bancada da cozinha ( algo em torno de 1 x 0,5 mts), por isso o equipamento tem que ser o mais compacto e enxuto possível.
Nao pretendo fazer grandes quantidades, 5 Lts sera mais que suficiente por um bom tempo. Ja estou partindo para equipamento eletrico pela facilidade no controle do processo e repetição da receita.
Pretendo usar o ardbir, depois se desejar aumentar minha capacidade so movo ele para outra panela.

Vi o topico do ardbir aqui, e o topico da The braumiser, la no .com:
http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=299192

Minha idéia, para 5lts, essas panelas espagueteiras de 6 lts serveria?
http://produto.mercadolivre.com.br/...ira-inox-6-litros-3-pecas-hercules-xpa101-_JM
Nesse caso basta adicionar resistencia e torneira nela.

Pensei num caldeirao de 10 lts tambem, tipo esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/...a-linha-hotel-industrial-3mm-n24-10litros-_JM

Mas ele perde pontos na questao espaço.

Qualquer ajuda é bem vinda. Vou colocando aqui a evolução do projeto com fotos.
-------
Edi do edit editado
Agora que me toquei que o caldeirao é 7,5 lts, pouca coisa maior que a espagueteira
custa 60,00 , mais uns 100 de fundo falso....fica com mais volume e mais em conta que a espagueteira de 6 ou 7 lts



----
Edit
Achei uma de 7 lts, o que me preocupa é o espaço entre o fundo do cesto e o funda da panela. Perguntei a alguns vendedores, estou esperando as respostas.
Para colocar o registro e resistencia acho que precisa de uns 4 cm livres

Foto da panela:
 

Attachments

  • 1espagueteira-em-aco-inox-6-litros-3-pecas-hercules-pa101-363011-MLB20460143219_102015-F.jpg
    1espagueteira-em-aco-inox-6-litros-3-pecas-hercules-pa101-363011-MLB20460143219_102015-F.jpg
    161.9 KB · Views: 213
Achei um caldeirao, 12.5 lts no 26...por 49,00
Tem 25 cm de altura....nao ocupa muito espaço
A espqgueteira de 7 lts da pra colocar a resistenci no fundo.
Mas ela com frete sai quase 300 reais, sem resistencia e sem torneira
Com 50 reais a monto nesse caldeirao de 12,5 com resitencia e fundo falso.
A parede dele é de 3mm em aluminio
 

Attachments

  • caldeiro-panela-linha-hotel-industrial-n26-127-litros-924601-MLB20350758246_072015-O.jpg
    caldeiro-panela-linha-hotel-industrial-n26-127-litros-924601-MLB20350758246_072015-O.jpg
    18.4 KB · Views: 194
Com a espagueteira fica algo assim como na foto ( tirada de um anuncio no ML), so que em vez do PID o ardibr.
O fator custo com a espagueteira aumenta em torno de R$ 150,00. Espagueteira em INOX claro.
 

Attachments

  • panela-cervejeira-eletrica-cerveja-caseira-biab-sous-vide-449201-MLB20298274763_052015-F.jpg
    panela-cervejeira-eletrica-cerveja-caseira-biab-sous-vide-449201-MLB20298274763_052015-F.jpg
    175.1 KB · Views: 300
Bem próximo do que eu planejava fazer, caldeirão de 12. Mas estagnei na indecisão sobre a parte elétrica para o uso da resistência.

Vu acompanhar esse tópico, interessante pra mim.
 
A parte eletrica é bem tranquila, no mercado livre econtra vendedores de resistencia que fazem no tamanho que precisar. Depois é so furar a panela, instalar ela e ligar ao controlador, pid, ou o que for fazer o controle de temperatura. Aqui no foruns tem alguns topicos que falam disso.

DEixo mais alguns topicos com outras ideias

https://rotenfussbier.wordpress.com/2013/02/21/montando-a-panelinha/

https://vergilio.wordpress.com/2013/02/26/cerveja-de-galao-mais-simples-impossivel/

Essas duas estao sem resistencia, vao ao fogao. Mas podem receber tranquilamente

Tem um modelo de espagueteira de 10 Lts, seria perfeito, mas é dificil achar. A de 7 lts, para receitas de 5 ja basta.

O projeto pode ser adptado a qualquer tamanho de panela.

EDIT1 -
Recebi ontem a conta eletrica do mes....estou pensando seriamente em fazer como nos links acima....hehehehe...direto no fogao....
RS tem o icms mais alto do pais , e acho que uma das energias eletricas mais caras tambem.
Vou fazer o calculo do que uma panela com resistencia de 1500w em 110v vai me dar......
Brincadeiras a parte, passado o susto da conta, vou manter o projeto eletrico sim.... :)
 
Mais um para a busca da panela:
Achei essa aqui, inox, 12.7 lts com valvula, fundo falso ( da para colocar a resistencia) e a tampa ja tem um chuveiro de aluminio circular. Bem interessante. 260,00 ela completa.....è o preço da espagueteira de 7 lts sem nada.....E se resolver fazer 10 lts essa panela comporta...
http://www.faztuaceva.com.br/caldeirao-cervejeiro-de-aluminio-com-registro

A foto do chuveiro dentro da tampa
 

Attachments

  • caldeiro-com-fundo-falso-cerveja-artesanal-228l-32cm-956701-MLB20372056047_082015-F.jpg
    caldeiro-com-fundo-falso-cerveja-artesanal-228l-32cm-956701-MLB20372056047_082015-F.jpg
    134.7 KB · Views: 217
Maneiro.

É, já tinha lido esses links, obrigado. O projeto tá na fila ainda, adiei um tanto por conta dessa parte de aterramento, moro em apartamento. Ia fazer sem o aterramento mesmo, mas aí resolvi antes testar o método que quero fazer com fogão mesmo, e ficando legal, aí penso em instalar a resistência na panela.

Cheguei a levantar os preços de tudo. Mas vou acompanhar seu projeto, bem legal também.
 
Bom, resolvi deixar de lado um pouco o projeto eletrico por uma serie de fatores pessoais.
Mas se fosse adiante, provavelmente optaria pela panela inox de 7 lts, unica e exclusivamente para economia de espaço e uso de menos equipamento possivel. Me daria a producao de uns 5 lts no maximo, num sistema BIAB adaptado.
Como nao me interessariam rampas, um controlador PID simples resolveria a questao. Ardibr, so que para trabalhar o lado prof pardal mesmo....

De momento vou usar apenas uma panela de 10 Llts com sistema BIAB.

O lado professor pardal vai pra desenvolver uma minigeladeira para ferventacao. Ja que nao tenho espaço para uma normal.
Basicamente sera uma caixa isolada, feita sob medida para um armario que tenho, que comporte um balde de 12 lts. Usarei o sistema com placas peltier e um controlador para manter a temperatura.
Ja tive um frigobar com esses sitema, e sei o quao chato ele é ....mas por enquanto é o que temos.....
 
De momento vou usar apenas uma panela de 10 Llts com sistema BIAB.

O lado professor pardal vai pra desenvolver uma minigeladeira para ferventacao. Ja que nao tenho espaço para uma normal.
Basicamente sera uma caixa isolada, feita sob medida para um armario que tenho, que comporte um balde de 12 lts. Usarei o sistema com placas peltier e um controlador para manter a temperatura.

Excelente escolha. Tinha problemas de espaço quando comecei, e fiz o mesmo. Fermentava em caixa térmica e mosturava com BIAB.

Sobre placas de peltier, veja se não consegue um motor de geladeira ou ar condicionado no ferro velho/casas de refrigeração, se for interesante, é claro.
 
Ola jalexandre, acabei de ver seu topico sobre o fermentador com cooler
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405242
Bem legal.

Bom, quanto ao uso do motor, pensei nele....mas ele me rouba um espaço precioso, alem da condensação que ele gera.
Esse ferventador vai ficar escondido num armario, entao qualquer cm conta...hehehehe

Talvez ate opte por um cooler adptado.....
 
Ola jalexandre, acabei de ver seu topico sobre o fermentador com cooler
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405242
Bem legal.

Bom, quanto ao uso do motor, pensei nele....mas ele me rouba um espaço precioso, alem da condensação que ele gera.
Esse ferventador vai ficar escondido num armario, entao qualquer cm conta...hehehehe

Talvez ate opte por um cooler adptado.....

Não vi ninguém relatando sucesso com peltier, por isso a sugestão de usar um motor velho.

De qualquer maneira, eu acho que a parte principal desse projeto é o isolamento térmico.

Se ele for bem feito, peltier, cooler ou gelo devem resolver a fermentação de Ales. Lagers, eu tenho minhas dúvidas. :D

Abraços,
 
Não vi ninguém relatando sucesso com peltier, por isso a sugestão de usar um motor velho.

De qualquer maneira, eu acho que a parte principal desse projeto é o isolamento térmico.

Se ele for bem feito, peltier, cooler ou gelo devem resolver a fermentação de Ales. Lagers, eu tenho minhas dúvidas. :D

Abraços,
Como é pequena, vai comportar um balda de 12 lts , acho que nao terei muitos problemas...vejamos....sim, por enquanto so Ales.
Motor fica ruim para mim pq do material que precisa, gaz,solda,ferramental....

Abraço
 
Olá amigos como vcs também tenho problema de espaço no meu Apto e fui obrigado a fazer minha própria panela, estou trabalhando nela a 2 meses e daqui alguns dias vou fazer a primeira braçagem, ela é constituída de uma única panela e com sistema de controle ardbir, recirculação e de refrigeração para resfriamento do mosto em conjunto com chiller para abaixar rápido a temperatura. O sistema é usado pra controlar a temperatura durante a fermentação. Da uma olhada como ta ficando...:mug:
 

Attachments

  • IMG-20160223-WA0015.jpg
    IMG-20160223-WA0015.jpg
    181.7 KB · Views: 177
  • IMG-20160223-WA0011.jpg
    IMG-20160223-WA0011.jpg
    159.5 KB · Views: 173
Back
Top