Projeto Chopeira Elétrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pois é... Na verdade minha duvida é mais no sentido de: será que uma serpentina de gás refrigerante mais comprida vai gelar mais?

Não tenho fotos ainda do projeto pois como estou correndo com outras coisas, estou mais em fase de planejamento. Pretendo comprar o que falta semana q vem e tocar ficha, aí vou mandando as fotos...

Até então em meus esboços calculando o perímetro de um círculo para conforme o diâmetro do tubo esboçar quantas voltas devo dar e mais ou menos que diâmetro vai ter q ter a minha serpentina para que no final fique mais ou menos com a mesma altura que das para cerveja (que no meu caso têm 10m cada...)

15m de serpentina de cobre foi o que chutou o cara da loja de refrigeração.. mas ele pode estar viajando horrores, já que não entende de chopeiras né...

Minha ideia era descontar o que vou gastar do compressor até a camara de gelo ida e volta, dividir o resto por 2 e a partir disso ver como faço pra chegar na altura q quero..

Logicamente é tudo "mais ou menos".. Só pra partir de alguma coisa..

Há braços galera :)

faz um monde com fio rigido antes, depois vc multiplica pelo tanho ideal , assim vc vai ter a tamanho correto para compra do material


abraços
 
Pois é... Na verdade minha duvida é mais no sentido de: será que uma serpentina de gás refrigerante mais comprida vai gelar mais?

Não tenho fotos ainda do projeto pois como estou correndo com outras coisas, estou mais em fase de planejamento. Pretendo comprar o que falta semana q vem e tocar ficha, aí vou mandando as fotos...

Até então em meus esboços calculando o perímetro de um círculo para conforme o diâmetro do tubo esboçar quantas voltas devo dar e mais ou menos que diâmetro vai ter q ter a minha serpentina para que no final fique mais ou menos com a mesma altura que das para cerveja (que no meu caso têm 10m cada...)

15m de serpentina de cobre foi o que chutou o cara da loja de refrigeração.. mas ele pode estar viajando horrores, já que não entende de chopeiras né...

Minha ideia era descontar o que vou gastar do compressor até a camara de gelo ida e volta, dividir o resto por 2 e a partir disso ver como faço pra chegar na altura q quero..

Logicamente é tudo "mais ou menos".. Só pra partir de alguma coisa..

Há braços galera :)


nop, se tu pressurizar o sistema (exemplificando) com 1 ou 10 bar, quando desligado o sistema (condensador/evaporador), vão estar em equilíbrio, quando o compressor for acionado, vai criar uma diferença de pressão no sistema, quando o gás é comprimido ele aquece, passa pelo trocador de calor para perder esse calor gerado, quando passa pelo tubo capilar (ou válvula de expansão), a pressão pra frente do sistema cai e consequentemente a temperatura também (isso é explicado pela termodinâmica). Então a capacidade de refrigeração está diretamente ligada com o tamanho (obviamente) e diferença de pressão gerada pelo compressor no ciclo como um todo. Então a pressão na carga do gás varia em cada equipamento, e qual deve ser ela não sei dizer, teria que dar uma pesquisada a fundo em cada componente em separado.. pressão de menos, vai perder rendimento, pressão de mais, pode ocasionar vazamentos ou ruptura de algum componente..

Não sei se consegui me expressar bem, mas qualquer duvida eu tento explicar de volta.

abraços
 
segue foto chopeira expansão direta

anmvkg.jpg


2l8xfgj.jpg


5ukdg9.jpg
 
Pois é... Na verdade minha duvida é mais no sentido de: será que uma serpentina de gás refrigerante mais comprida vai gelar mais?

Não tenho fotos ainda do projeto pois como estou correndo com outras coisas, estou mais em fase de planejamento. Pretendo comprar o que falta semana q vem e tocar ficha, aí vou mandando as fotos...

Até então em meus esboços calculando o perímetro de um círculo para conforme o diâmetro do tubo esboçar quantas voltas devo dar e mais ou menos que diâmetro vai ter q ter a minha serpentina para que no final fique mais ou menos com a mesma altura que das para cerveja (que no meu caso têm 10m cada...)

15m de serpentina de cobre foi o que chutou o cara da loja de refrigeração.. mas ele pode estar viajando horrores, já que não entende de chopeiras né...

Minha ideia era descontar o que vou gastar do compressor até a camara de gelo ida e volta, dividir o resto por 2 e a partir disso ver como faço pra chegar na altura q quero..

Logicamente é tudo "mais ou menos".. Só pra partir de alguma coisa..

Há braços galera :)

man desculpa, onde tu escreveu COMPRIDA, eu li mais COMPRIMIDA kkkk

mas respondendo a sua pergunta, vale o que eu falei ali em cima sobre a capacidade do compressor, não adianta ter um sistema super dimensionado e o compressor não dar conta do recado
 
Sabia q a tendencia era complicar.

Vamos ver se estou entendendo.. (estou dando mais uma estudada por aí pra ver se o mecanismo fica mais claro..)

Me avisa se eu estiver dizendo alguma besteira:

- Conforme o modelo do meu compressor, ele terá uma pressão ideal na parte de baixa e de alta pressão e tb terá um limite de diferença entre essas pressões para diminuir as chances de danos ao sistema;

- Para manter essa diferença que serve o tubo capilar ou a válvula de expansão.
- CAPILAR: comprimento, espessura e o número de voltas define o quanto vai diminuir a pressão.
- VÁLVULA: orifício da válvula e do número de voltas serve para definir essa diminuição.

- Como o condensador já vem pronto nessas unidades condensadoras, terei um limite de comprimento da minha serpentina/capilar para não desequilibrar demais as pressões quando ligar o compressor e danificar o equipamento.

Então para saber o tamanho que deve ter meu capilar, tenho que saber o diâmetro interno dele, a temperatura final a que quero chegar, o modelo do meu compressor e o tipo de gás q ele utiliza e então consultar uma tabela tipo essa:
http://www.clubedarefrigeracao.com.br/wp-content/uploads/2014/03/catalogo.pdf

isso??

Nesse caso, quanto maior o diâmetro interno do capilar, mais comprido ele deverá ser, já que precisará de mais superfície de contato para gerar atrito com o gás...

Essa tabela me dará tb a ideia de quantos litros por hora conseguirei gerar...

Ok.. Minha duvida continua a mesma.. como saber que tamanho deve ter minha serpentina?

Vou seguir estudando para descobrir como calcular isso... Mas só me digam se não estou entendendo tudo errado até agora, por favor.

E se puderem me dar o caminho para calcular da forma correta, em bom caipirês: "Gradicido"!

Valeu galera!
Abração!



nop, se tu pressurizar o sistema (exemplificando) com 1 ou 10 bar, quando desligado o sistema (condensador/evaporador), vão estar em equilíbrio, quando o compressor for acionado, vai criar uma diferença de pressão no sistema, quando o gás é comprimido ele aquece, passa pelo trocador de calor para perder esse calor gerado, quando passa pelo tubo capilar (ou válvula de expansão), a pressão pra frente do sistema cai e consequentemente a temperatura também (isso é explicado pela termodinâmica). Então a capacidade de refrigeração está diretamente ligada com o tamanho (obviamente) e diferença de pressão gerada pelo compressor no ciclo como um todo. Então a pressão na carga do gás varia em cada equipamento, e qual deve ser ela não sei dizer, teria que dar uma pesquisada a fundo em cada componente em separado.. pressão de menos, vai perder rendimento, pressão de mais, pode ocasionar vazamentos ou ruptura de algum componente..

Não sei se consegui me expressar bem, mas qualquer duvida eu tento explicar de volta.

abraços
 
Relax Brow!

estou tentando entender a coisa na marra mesmo e é bem provável q eu pergunte alguma besteira ;-)


man desculpa, onde tu escreveu COMPRIDA, eu li mais COMPRIMIDA kkkk

mas respondendo a sua pergunta, vale o que eu falei ali em cima sobre a capacidade do compressor, não adianta ter um sistema super dimensionado e o compressor não dar conta do recado
 
Muito elegante a montagem velho!

Não vou nem me esforçar muito pra entender o funcionamento da câmara de expansão direta ainda.. Primeiro tenho q estar tinindo no ciclo de refrigeração e conseguir fazer a de expansão indireta com o mínimo de trauma possível! hahahahaha

Abraço!

segue foto chopeira expansão direta
 
Somente postei as fotos da expansão direta , para os amigos ver
Não aconselho fazer sem ter conhecimento técnico do sistema , é perigoso .
Pode ocorrer explosão da câmara de expansão , a pressão de trabalho dentro da câmara é alta chega 160 psi ou 11bar com motor parado em dias quentes .
Vou fazer o pre resfriado para naja expansão direta , com uma chopeira que tenho aqui parada para reforma , ai posto aqui o andamento do projeto
abraços



Muito elegante a montagem velho!

Não vou nem me esforçar muito pra entender o funcionamento da câmara de expansão direta ainda.. Primeiro tenho q estar tinindo no ciclo de refrigeração e conseguir fazer a de expansão indireta com o mínimo de trauma possível! hahahahaha

Abraço!
 
não entendo muito de refrigeração estou estudando , teoricamente é isso mesmo .




Sabia q a tendencia era complicar.

Vamos ver se estou entendendo.. (estou dando mais uma estudada por aí pra ver se o mecanismo fica mais claro..)

Me avisa se eu estiver dizendo alguma besteira:

- Conforme o modelo do meu compressor, ele terá uma pressão ideal na parte de baixa e de alta pressão e tb terá um limite de diferença entre essas pressões para diminuir as chances de danos ao sistema;

- Para manter essa diferença que serve o tubo capilar ou a válvula de expansão.
- CAPILAR: comprimento, espessura e o número de voltas define o quanto vai diminuir a pressão.
- VÁLVULA: orifício da válvula e do número de voltas serve para definir essa diminuição.

- Como o condensador já vem pronto nessas unidades condensadoras, terei um limite de comprimento da minha serpentina/capilar para não desequilibrar demais as pressões quando ligar o compressor e danificar o equipamento.

Então para saber o tamanho que deve ter meu capilar, tenho que saber o diâmetro interno dele, a temperatura final a que quero chegar, o modelo do meu compressor e o tipo de gás q ele utiliza e então consultar uma tabela tipo essa:
http://www.clubedarefrigeracao.com.br/wp-content/uploads/2014/03/catalogo.pdf

isso??

Nesse caso, quanto maior o diâmetro interno do capilar, mais comprido ele deverá ser, já que precisará de mais superfície de contato para gerar atrito com o gás...

Essa tabela me dará tb a ideia de quantos litros por hora conseguirei gerar...

Ok.. Minha duvida continua a mesma.. como saber que tamanho deve ter minha serpentina?

Vou seguir estudando para descobrir como calcular isso... Mas só me digam se não estou entendendo tudo errado até agora, por favor.

E se puderem me dar o caminho para calcular da forma correta, em bom caipirês: "Gradicido"!

Valeu galera!
Abração!
 
Sabia q a tendencia era complicar.

Vamos ver se estou entendendo.. (estou dando mais uma estudada por aí pra ver se o mecanismo fica mais claro..)

Me avisa se eu estiver dizendo alguma besteira:

- Conforme o modelo do meu compressor, ele terá uma pressão ideal na parte de baixa e de alta pressão e tb terá um limite de diferença entre essas pressões para diminuir as chances de danos ao sistema;

- Para manter essa diferença que serve o tubo capilar ou a válvula de expansão.
- CAPILAR: comprimento, espessura e o número de voltas define o quanto vai diminuir a pressão.
- VÁLVULA: orifício da válvula e do número de voltas serve para definir essa diminuição.

- Como o condensador já vem pronto nessas unidades condensadoras, terei um limite de comprimento da minha serpentina/capilar para não desequilibrar demais as pressões quando ligar o compressor e danificar o equipamento.

Então para saber o tamanho que deve ter meu capilar, tenho que saber o diâmetro interno dele, a temperatura final a que quero chegar, o modelo do meu compressor e o tipo de gás q ele utiliza e então consultar uma tabela tipo essa:
http://www.clubedarefrigeracao.com.br/wp-content/uploads/2014/03/catalogo.pdf

isso??

Nesse caso, quanto maior o diâmetro interno do capilar, mais comprido ele deverá ser, já que precisará de mais superfície de contato para gerar atrito com o gás...

Essa tabela me dará tb a ideia de quantos litros por hora conseguirei gerar...

Ok.. Minha duvida continua a mesma.. como saber que tamanho deve ter minha serpentina?

Vou seguir estudando para descobrir como calcular isso... Mas só me digam se não estou entendendo tudo errado até agora, por favor.

E se puderem me dar o caminho para calcular da forma correta, em bom caipirês: "Gradicido"!

Valeu galera!
Abração!


Exatamente, a pressão de carga de gás refrigerante vai ser baseada no catalogo de fabricante do compressor, só não esquece de ver se os outros componentes do sistema são compatíveis com essa pressão.
Quanto ao capilar, é isso mesmo, porem ele é usado em sistemas menores, geladeira, frigobar etc. A válvula de expansão não sei exatamente como ela funciona, nunca pesquisei sobre isso, porem ela é usada em sistemas de grande porte, como por exemplo refrigeração industrial e tal, porem seu preço é bem superior.
Pra saber o comprimento total do capilar, é um pouco mais complicado, entram na jogada variáveis como você mesmo disse, diâmetro, temperatura alvo, a diferença de pressão e tal, porem os cálculos pra dimensionar com precisão o quanto vai ser essa queda de temperatura são um tanto quanto complicados, e envolvem mais variáveis ainda, como a vazão do compressor, temperatura de entrada do gás, troca de calor do capilar com o ambiente. Na entrada do calipar a temperatura é uma, no meio outra e na saída outra, então não é taaao simples dimensionar ele. Lembrando que não adianta ter o capilar correto sendo que o trocador de calor do condensador não consegue resfriar o gas com eficiência.
Quanto ao diâmetro interno, não é proporcional apenas ao comprimento, mas também a vazão do compressor. O difícil é estimar a perda de carga (o “atrito”) que você mendionou. Resumindo, você precisa estrangular a passagem do gas para que ocorra a queda de pressão, então não adianta um tubo muito longo com diâmetro elevado e nem um tubo mais fino porem curto.
Eu até tava pensando em pegar todas as equações necessárias, quais variáveis que precisamos conhecer e tal para dimensionar o sistema como um todo, mas da uma trabalheira do ca.. E eu estou sem tempo pra parar e elaborar algo do gênero. Porque num sistema desse, é uma porrada de coisa que influencia, temperaturas em vários locais, pressões, vazão, velocidade do ar que resfria o condensador, eficiência do condensador, e por ai vai, a lista é grande..
Então agora não tenho como explicar detalhadamente como dimensionar o capilar, mas quando der um tempo eu explico aqui. Até poderia falar pra super dimensionar o sistema, mas seria um crime falar isso sendo estudante de engenharia kkkkk
abraços
 
Senhores, bom dia.
Gostei muito desse tópico e estou pensando em fazer uma. Sou engenheiro de Materiais, mas da parte de refrigeração e troca térmica sei muito pouco.
Algumas duvidas que tenho:
Qual a mistura água/glicol que vcs usam?
Eu vi na Elgin unidade condensadora por 1600 reais de 1/2CV, onde acharam por 400 reais?

obrigado.
 
Boas, quanto a proporçao de cada um nao sei dizer, mas eu particularmente usaria agua pura pelas caracteristicas dela em relaçao ao glicol, e quanto a unidade, nao sei se posso postar link aqui, entao qualquer coisa alguem apaga kkkkkk www.frigelar.com.br porem a loja é aqui de curitiba

To sem tempo agora, mas depois eu explico o porque de usar apenas a agua.

Abraços
 
Somente postei as fotos da expansão direta , para os amigos ver
Não aconselho fazer sem ter conhecimento técnico do sistema , é perigoso .
Pode ocorrer explosão da câmara de expansão , a pressão de trabalho dentro da câmara é alta chega 160 psi ou 11bar com motor parado em dias quentes .
Vou fazer o pre resfriado para naja expansão direta , com uma chopeira que tenho aqui parada para reforma , ai posto aqui o andamento do projeto
abraços

Boa tarde! Galera,

Estava procurando na internet sobre chopeiras, e por felicidade achei esse forum. Esse forum esta realmente ajudando muito!

Gostaria de fazer uma pergunta Adriano, no projeto de expansão direta que vc postou, gostaria de saber por onde o chopp entra e por onde ele sai?

Abraço!
 
Drago

o chopp entra na parte inferior da camara, sai na parte superior , que na verdade já é a rosca da torneira

abraços
 
Muito obrigado pela informação Adriano.

Estou tentando descobrir como fazer o calculo para dimensionar esse tipo de trocador de calor.

E como dimensionar o evaporador tbm.

Abraço!
 
Somente postei as fotos da expansão direta , para os amigos ver
Não aconselho fazer sem ter conhecimento técnico do sistema , é perigoso .
Pode ocorrer explosão da câmara de expansão , a pressão de trabalho dentro da câmara é alta chega 160 psi ou 11bar com motor parado em dias quentes .
Vou fazer o pre resfriado para naja expansão direta , com uma chopeira que tenho aqui parada para reforma , ai posto aqui o andamento do projeto
abraços


segue link abraços

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5119817#post5119817
 
Esses tais tanques sao bem simples... Serpentina da cerveja corre do lado da serpentina que passa o gas gelado. Tudo isso eh preenchido com uma espuma que isola a temperatura do resto da chopeira....
 
Boa tarde pessoal, este tópico ainda esta vivo?
Alguém conseguiu fazer uma chopeira?
Eu estava procurando com fazer uma achei este tópico comprei todos os itens, porem estou com duvidas sobre a serpentina..

Alguém pode me dar uma luz?

att,
Mauricio
 
Amigo, o recipiente que estão as duas serpentinas que neste caso você colocou água, quais são as medidas? Ele é tampado né! Outra pergunta, a entrada e saída dos tubo das serpentinas são na parte superior?
 
A passo de tartarugas completei ontem a compra de todas as peças, vou iniciar a montagem. Estou ansioso para ver ela funcionando. Se alguém tiver conseguido entra em contato por favor, se quiser mando fotos tambem da minha.
Abraço
 
Olá pessoal, vi que as postagens são antigas.
Estou tentando fazer minha propria choppeira. Alguém conseguiu?

O que há detro da camara de expansao direta? Apenas a serpentina que passa o Chopp? O gás é liberado dentro da camara de expansao direta pelo capilar?
De qual material deve ser fabricada a camara de expansao?

Se alguém tiver alguma dica ou fotos...
 
Pessoal,
Baseado no que andei lendo aqui nesse tópico eu fiz um projeto de uma chopeira usando como base uma geladeira. Estou ainda fazendo algumas melhorias, pois apos todo o processo de desenvolvimento da câmara de expansão direta tive vários problemas com a parte da geladeira. A chopeira que eu fiz consiste de cinco sistemas básicos.
1- Refrigeração da câmara.
2- Refrigeração interna da geladeira para manter o barril a 4 graus.
3- Sistema do gela copos.
4- Sistema do esgoto da pingadeira, gela copos e captação de condensação interna.
5- Sistema de extração do chopp.
Tive que aprender sobre refrigeração, solda de materiais como cobre e alumínio, termodinâmica e extração de chopp. Sou engenheiro eletrônico e a parte elétrica foi barbada.
Mas um dos maiores problemas que tive foi a construção da câmara de expansão. Comprimento da serpentina e formato; Disposição dentro da câmara; Qual liquido para transporte de temperatura usar e quantidade; Isolamento térmico da câmara.
Estou nesse momento fazendo ajustes nos 5 sistemas e ao final mostrarei todo o projeto.:mug:
 

Attachments

  • IMG-20170831-WA0038.jpeg
    IMG-20170831-WA0038.jpeg
    382.5 KB · Views: 283
  • 20170831_102743.jpg
    20170831_102743.jpg
    659.1 KB · Views: 274
boa noite entao comprei uma torneira belga para a chopeira so que quando vou instalar ela fica virada para cima.....eu nao sei se precisa desmontar ela ou fazer alguma coisa para instalar ela numa torre naja ela tem um lugar que da para colocar uma chavinha pq tem um parafuso eu nao sei se precisa tirar esse parafuso para instalar ela certo se alguem souber obrigado
 
Quem fabrica tanques para expansão direta e onde se encontra para vender? To procurando isso na internet e não consigo achar...Mas deve ter...
 
Sim amigo a camará de expansão e complicada vai muito calculo , olhando ela pronta parece simples , mais não é.
Não vou passar os detalhes da minha pois é um projeto que pretendo colocar no mercado , mas posso ajudar vcs no Maximo possível
Entrei neste fórum para aprender fazer cerveja rsrsr ai vi o top da chopeira

e bem mais fácil fazer a chopeira igual o amigo esta fazendo ai com duas serpentina expansão indireta

Eu fiz teste com glicol e água 4 litros, motor 1/8 de potencia , tempo para uso 1 horas atinge 0 grau

Glicol ele gela , não congela , não forma banco de gelo , para uso de pouca vazão de chopp funciona bem , tem que tomar cuidado para não baixar muito a temperatura é congelar o chopp , desvantagem variação de temperatura na saída do chopp , talvez um bom isolamento externo resolva , ou compressor com maior potencia

Com água pura sem aditivos , funciona como banco de gelo , consegue uma vazão de chopp maior com menos variação de temperatura , pois o gelo fica envolta da serpentina agindo como uma reserva extra de energia

camara de expansão direta funciona de forma diferente , tempo para uso 5 a 10 minutos , pouca varição de temperatura

Abraços
Como seria essa expansao direta, tem como me mandar fotos 51-999446655
 
Seguem imagens do que já tenho aqui para montar minha chopeira.
Motor de geladeira:
http://www.homebrewtalk.com.br/attachment.php?attachmentid=115945&stc=1&d=1440610118

Serpentina onde passa o gás refrigerante:
http://www.homebrewtalk.com.br/attachment.php?attachmentid=115946&stc=1&d=1440610118

Serpentina de cerveja:
http://www.homebrewtalk.com.br/attachment.php?attachmentid=115947&stc=1&d=1440610118

Obs. Evitem de deixar uma serpentina encostando na outra, pode acontecer de congelar a cerveja no ponto que estiver encostando.
Você fez a chopeira com expansão direta?
 
Bom dia pessoal!
As fotos não estão carregando mais... será que alguém teria as fotos para postar novamente?
Estou pensando em fazer uma chopeira mais estou com duvidas na parte do balde onde vai a serpentina.
Queria ver umas ideias.
 
Back
Top