Projeto Chopeira Elétrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Motor 1/4hp.
Chopeira com apenas uma torneira.

vc vai precisar de um motor desses tipo de geladeira, um condensador (radiador), eletroventilador (ventoinha), um tubo capilar, filtro secador e os canos de cobre.
Além de solda para tubos de cobre. (Procura na internet maçarico refrigeração) é bem barato, uns R$120 mais uns 30 do gás.
Tenho um da Suryha, funciona muito bem.
E varetas de solda para cobre.
Também um termostato pra controlar a temperatura.
Como sou um pouco enjoado, vou por uma contatora(relê) e um Tic17.

Eu estou fazendo a minha chopeira e gostaria de saber o tamanho ideal para os canos de cobre, digo, o tubo que faz a refrigeração no balde da chopeira.
Tenho um motor de 1/3HP (TCM-0020-E).
 

Attachments

  • Elgin TCM-0020-E.JPG
    Elgin TCM-0020-E.JPG
    37.6 KB · Views: 38
OLá pessoal. Percebi que as postagens são antigas. Estou fazendo a minha chopeira com expansão indireta. Na verdade ela já esta pronta e funcionando, porém quero melhorá-la. Ela não esta eficiente. Esta fazendo 5 litros hora, o que eu penso ser muito pouco. Alguem pode ajudar? VoCÊs que ja fizeram, funcionou bem???
 
OLá pessoal. Percebi que as postagens são antigas. Estou fazendo a minha chopeira com expansão indireta. Na verdade ela já esta pronta e funcionando, porém quero melhorá-la. Ela não esta eficiente. Esta fazendo 5 litros hora, o que eu penso ser muito pouco. Alguem pode ajudar? VoCÊs que ja fizeram, funcionou bem???

Olá, Maurício!

Eu ainda não montei a minha, estou terminando de ajeitar os materiais. Vou fazer seguindo o projeto do canal do chopp que tem uma eficiência média de 50l/h.

Como vc montou a sua?
Qnts metros serpentina?
Qual motor usou?
Qual líquido usou?

Posta umas fotos ai pra gente ver! Principalmente do reservatório da serpentina.

Abs.
 
Olá, Maurício!

Eu ainda não montei a minha, estou terminando de ajeitar os materiais. Vou fazer seguindo o projeto do canal do chopp que tem uma eficiência média de 50l/h.

Como vc montou a sua?
Qnts metros serpentina?
Qual motor usou?
Qual líquido usou?

Posta umas fotos ai pra gente ver! Principalmente do reservatório da serpentina.

Abs.

Inicialmente eu segui a ideia dele tb (Canal do Chopp), porém aumentei muito o projeto. Eu to usando uma Naja de duas saídas. Coloquei duas serpentinas de 30 metros cada pro chopp. A evaporadora eu tinha feito com 7 metros na primeira vez, e o balde com 20 litros de uma mistura de glicol e agua (25% glicol). Usei um tubo capilar 0,50.
Não ficou boa. O tempo pra sair de 35 graus pra -3 graus estava em 5 horas.
Daí refiz a chopeira. Basicamente aumentei o tamanha da evaporadora pra 28 metros. Também aumentei o balde pra 45 litros (dessa vez fiz um balde de inox) e mudei o capilar para 0,42.
Mantive o mesmo motor de 1/3 e a condensadora pra motor de 1/4.
O tempo pra sair de 25 graus pra zero graus baixou pra 2 horas, mas percebi que quando chega abaixo de zero ela tem muita dificuldade em baixar mais. Ontem fiz um teste aqui com 5 amigos. Bebemos 15 litros em 3 horas. O chopp tava gelado, mas ela não conseguiu manter no começo. Na primeira hora quando o consumo estava alto ele não conseguiu recuperar, mas depois que baixou o consumo então ela melhorou o desempenho. Daí deixei ela ligada a noite toda e ela atingiu -3,6 graus
IMG_20191230_122649000.jpg
IMG_20191230_122705629.jpg
 

Attachments

  • IMG_20191230_122710835.jpg
    IMG_20191230_122710835.jpg
    39.9 KB · Views: 76
  • IMG_20191230_122740572.jpg
    IMG_20191230_122740572.jpg
    41.8 KB · Views: 79
Inicialmente eu segui a ideia dele tb (Canal do Chopp), porém aumentei muito o projeto. Eu to usando uma Naja de duas saídas. Coloquei duas serpentinas de 30 metros cada pro chopp. A evaporadora eu tinha feito com 7 metros na primeira vez, e o balde com 20 litros de uma mistura de glicol e agua (25% glicol). Usei um tubo capilar 0,50.
Não ficou boa. O tempo pra sair de 35 graus pra -3 graus estava em 5 horas.
Daí refiz a chopeira. Basicamente aumentei o tamanha da evaporadora pra 28 metros. Também aumentei o balde pra 45 litros (dessa vez fiz um balde de inox) e mudei o capilar para 0,42.
Mantive o mesmo motor de 1/3 e a condensadora pra motor de 1/4.
O tempo pra sair de 25 graus pra zero graus baixou pra 2 horas, mas percebi que quando chega abaixo de zero ela tem muita dificuldade em baixar mais. Ontem fiz um teste aqui com 5 amigos. Bebemos 15 litros em 3 horas. O chopp tava gelado, mas ela não conseguiu manter no começo. Na primeira hora quando o consumo estava alto ele não conseguiu recuperar, mas depois que baixou o consumo então ela melhorou o desempenho. Daí deixei ela ligada a noite toda e ela atingiu -3,6 grausView attachment 122897 View attachment 122898
Fala Pessoal!
A minha primeira montagem foi igual a do canal do chope, com pequenas variações. infelizmente como deixei mergulhada a serpentina de alumínio no glicol ela furou toda, acho que já falei isso num post anterior....bom refiz a minha agora utilizando uma cx térmica da MOR de 6 litros com uma geometria parecida com aquela do canal do chope, mas acho que pequei em utilizar apenas 5 metros de tubo de cobre, ela gela muito bem.....mas se retirar chope muito seguido ela sobe a temperatura, mas volta tranquila a -4/-6ºC...para cehagr a -4ºC leva em torno de 20min....estamos aqui no sulo temperaturas acima de 30ºC...vou anexar alguns videos para vc´s terem uma ideia...
 
Fala Pessoal!
A minha primeira montagem foi igual a do canal do chope, com pequenas variações. infelizmente como deixei mergulhada a serpentina de alumínio no glicol ela furou toda, acho que já falei isso num post anterior....bom refiz a minha agora utilizando uma cx térmica da MOR de 6 litros com uma geometria parecida com aquela do canal do chope, mas acho que pequei em utilizar apenas 5 metros de tubo de cobre, ela gela muito bem.....mas se retirar chope muito seguido ela sobe a temperatura, mas volta tranquila a -4/-6ºC...para cehagr a -4ºC leva em torno de 20min....estamos aqui no sulo temperaturas acima de 30ºC...vou anexar alguns videos para vc´s terem uma ideia...

Legal!!!! Posta uns videos sim!!!!!
 
Inicialmente eu segui a ideia dele tb (Canal do Chopp), porém aumentei muito o projeto. Eu to usando uma Naja de duas saídas. Coloquei duas serpentinas de 30 metros cada pro chopp. A evaporadora eu tinha feito com 7 metros na primeira vez, e o balde com 20 litros de uma mistura de glicol e agua (25% glicol). Usei um tubo capilar 0,50.
Não ficou boa. O tempo pra sair de 35 graus pra -3 graus estava em 5 horas.
Daí refiz a chopeira. Basicamente aumentei o tamanha da evaporadora pra 28 metros. Também aumentei o balde pra 45 litros (dessa vez fiz um balde de inox) e mudei o capilar para 0,42.
Mantive o mesmo motor de 1/3 e a condensadora pra motor de 1/4.
O tempo pra sair de 25 graus pra zero graus baixou pra 2 horas, mas percebi que quando chega abaixo de zero ela tem muita dificuldade em baixar mais. Ontem fiz um teste aqui com 5 amigos. Bebemos 15 litros em 3 horas. O chopp tava gelado, mas ela não conseguiu manter no começo. Na primeira hora quando o consumo estava alto ele não conseguiu recuperar, mas depois que baixou o consumo então ela melhorou o desempenho. Daí deixei ela ligada a noite toda e ela atingiu -3,6 grausView attachment 122897 View attachment 122898


Mauricio, estou querendo fazer algo parecido com a sua, vc sabe quanto gastou? Ou melhor quanto sairia um projeto destes na configuração atual da sua?
 
Mauricio, estou querendo fazer algo parecido com a sua, vc sabe quanto gastou? Ou melhor quanto sairia um projeto destes na configuração atual da sua?
Olá. Com a Naja, a caixa em inox, e os erros, aproximadamente 4mil. Mas dá pra fazer por menos se vc sabe soldar por exemplo, melhorar nas compras, evitar os desperdícios, dá pra chegar talvez nos 2500. Se precisar de ajuda me chama no zap 19 99787-7400
 
Legal!!!! Posta uns videos sim!!!!!
Fala Pessoal!
A minha primeira montagem foi igual a do canal do chope, com pequenas variações. infelizmente como deixei mergulhada a serpentina de alumínio no glicol ela furou toda, acho que já falei isso num post anterior....bom refiz a minha agora utilizando uma cx térmica da MOR de 6 litros com uma geometria parecida com aquela do canal do chope, mas acho que pequei em utilizar apenas 5 metros de tubo de cobre, ela gela muito bem.....mas se retirar chope muito seguido ela sobe a temperatura, mas volta tranquila a -4/-6ºC...para cehagr a -4ºC leva em torno de 20min....estamos aqui no sulo temperaturas acima de 30ºC...vou anexar alguns videos para vc´s terem uma ideia...
montei uma tambem a partir do canal do chopp, fiz como ele misturei alcool de posto com água e também ficou toda furada, então mudei para propileno glicol à tóxico 50/50 com água e ph 7.2, e desta vez uma serpentina de 35mts inox 304... ficou muito top...
 
montei uma tambem a partir do canal do chopp, fiz como ele misturei alcool de posto com água e também ficou toda furada, então mudei para propileno glicol à tóxico 50/50 com água e ph 7.2, e desta vez uma serpentina de 35mts inox 304... ficou muito top...
meu motor é de 1 cv, acho que menor que isso é inviavel, por causa da retomada quando perde a temperatura e volta a ligar, a minha trabalha depois que atinge a temperatura ideal uns 5min e desliga por mais ou menos uns 20 ou mais minutos... se usar compressor pequeno vai ficar muito tempo ligado correndo o risco de não atingir a temperatura esperada e o tempo de repouso sera menor que o de funcionamento... outra coisa é caprichar no isolamento termico do tanque de glicol, pois assim o tempo de repouso aumenta muito, depois que a minha atinge a temperatura esperada e o compressor para ela ainda abaixa cerca de 3 graus para menos... atinge -6.5 facil...
 
Inicialmente eu segui a ideia dele tb (Canal do Chopp), porém aumentei muito o projeto. Eu to usando uma Naja de duas saídas. Coloquei duas serpentinas de 30 metros cada pro chopp. A evaporadora eu tinha feito com 7 metros na primeira vez, e o balde com 20 litros de uma mistura de glicol e agua (25% glicol). Usei um tubo capilar 0,50.
Não ficou boa. O tempo pra sair de 35 graus pra -3 graus estava em 5 horas.
Daí refiz a chopeira. Basicamente aumentei o tamanha da evaporadora pra 28 metros. Também aumentei o balde pra 45 litros (dessa vez fiz um balde de inox) e mudei o capilar para 0,42.
Mantive o mesmo motor de 1/3 e a condensadora pra motor de 1/4.
O tempo pra sair de 25 graus pra zero graus baixou pra 2 horas, mas percebi que quando chega abaixo de zero ela tem muita dificuldade em baixar mais. Ontem fiz um teste aqui com 5 amigos. Bebemos 15 litros em 3 horas. O chopp tava gelado, mas ela não conseguiu manter no começo. Na primeira hora quando o consumo estava alto ele não conseguiu recuperar, mas depois que baixou o consumo então ela melhorou o desempenho. Daí deixei ela ligada a noite toda e ela atingiu -3,6 grausView attachment 122897 View attachment 122898
O problema ai irmão é o motor mesmo, e o correto é usar motor, condensador , ventilador e evaporadora especificos para o dimensionamento do compressor... eu uso motor de 1 cv e gasto entre 30 à 40 minutos para gelar de 27 graus +ou- para -2 e ai mais uns 15 no máximo para chegar a -5 depois disso quando desliga ainda abaixa entre 2 e tres graus pra menos por causa do isolamento térmico do tanque de glicol...
 
Olá. Com a Naja, a caixa em inox, e os erros, aproximadamente 4mil. Mas dá pra fazer por menos se vc sabe soldar por exemplo, melhorar nas compras, evitar os desperdícios, dá pra chegar talvez nos 2500. Se precisar de ajuda me chama no zap 19 99787-7400


Nossa 2500 até é interessante, meu problema é não ter nada de professor Pardal heheh e a diferença para umas chopeiras usadinhas no OLX ta pouca... acho que vou acabar pegando uma de lá, na casa de 3500 a 3800 completa e com direito a Naja Congelada (o sonho de consumo)!!
Obrigado pela disposição!
 
Boa tarde a todos! Sei que o post é antigo mas agregou muito conhecimento. Estou terminando de montar a minha chopeira elétrica, e percebi que quanto maior o reservatório do álcool maior será o tempo para resfriamento claro, porém reservatório do glicol menor a eficiência será baixa também. Alguém teria um modelo, informações ou foto de expansão direta para enviar? Pois vejo que apesar das informações na internet, não necessariamente encontramos tudo a respeito de expansão direta para chopeira. Obrigado.
 
Olá pessoal, sei que o post é meio antigo. Mas alguém já fez uma chopeira utilizando de motor de bebedouro? Estou com um de 1/10, será que dária conta para uma chopeira residencial?
 
Back
Top