Probleminha na Weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dmynk

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
46
Reaction score
2
Na minha penúltima brassagem fiz uma Weiss pela primeira vez. Tudo correu nos conformes. Utilizei 1 saco de Bavarian da Mangrove.. 5 horas da manhã, fermentador na geladeira.. e um vacilo aconteceu.. o balde ficou mal lacrado. Mas acho que não foi tão crucial pois horas depois eu percebi a falha e com cuidado vedei como deve ser.
No dia seguinte eu tive que viajar e alguns dias depois pedi pra verificarem pra mim se estava fermentando. Nessa.. outro vacilo aconteceu, o sensor do termostato ficou esquecido fora da geladeira abaixando muito a temperatura do fermentador.
A brassagem foi na noite de quarta pra quinta. A questão da tampa foi na quinta. O sensor ficou fora de domingo ou segunda ate quarta.

Houve atenuação mas so metade da esperada. Não pretendo recuperar essa leva, pra mim esta perdida. Mas gostaria de saber. Seria o caso de depois de percebida a falha da temperatura, adicionar mais um sache de fermento e tentar dar continuidade a fermentação.

E outra.. um conhecido já teve um problema parecido mas chegou a congelar o produto final durante o inicio de fermentação. Ele disse que se tivesse percebido a tempo teria feito uma "refervura" e repetido os processos que se seguem. O que acham disso?

Do mais é isso. Mais atenção da próxima...

Valeu
 
Refervura você vai evaporar o álcool que gerou. Aumenta a temperatura de novo pra ver se a fermentação reinicia, não acho que seja caso de perder a leva assim.

Outra coisa é que fermentador não vedado não significa fim do mundo, na verdade nem da nada, enquanto tá escapando co2 não entra ar do ambiente. O único problema é se tiver fresta pra entrada de bixos, já perdi leva porque umas moscas de fruta foram dar um mergulho... Virou vinagre.
 
Eleva a temperatura para temperatura de fermentação novamente, acho que uns 20 graus estaria bom, da uma sacudidade no fermentador para as leveduras ficarem em suspensão novamente, isso deve reativar a atividade do fermento. Pode não ficar a melhor cerveja que já fez, mas não deve ser tão problemático assim, provavelmente ficará bem bebível, acho difícil ter que jogar pelo ralo.
 
Já esta em temperatura ambiente desde quarta. Sempre tive essa dúvida sobre a relação entre fermento e temperatura. No caso como ficou muito baixa (a geladeira deve ter chegado a uns 5ºC). O fermento, em tese, somente adormece ou a baixa temperatura assim ele vai morrendo? Obrigado pelas dicas.
 
O fermento não morre por causa disso, mas a variação de temperatura pode fazer ele produzir proteínas de resistência ao calor, desativando a função de fermentação dele. Neste caso, ele está vivo mas não vai contribuir para o produto.
 
Já esta em temperatura ambiente desde quarta. Sempre tive essa dúvida sobre a relação entre fermento e temperatura. No caso como ficou muito baixa (a geladeira deve ter chegado a uns 5ºC). O fermento, em tese, somente adormece ou a baixa temperatura assim ele vai morrendo? Obrigado pelas dicas.

E teve alguma atividade ou tá parado?
 
No pior dos casos, se o fermento não voltar à atividade, hidrata um novo pacote e coloca no fermentador... longe de perder a cerveja.
 
OG: 1.055

FG esperada: 1.012

Medi ontem de novo, estagnada em 1.023.

Vou passar pro maturador e ver no que dá. Hoje é o 14º de fermentação..
 
@Dmynk
passar pro maturador seria passar pra outro balde? se sim, não é necessário, o máximo que tu vai fazer com isso é correr o risco de oxidar tua cerveja.
Se tu quiser baixar mais a densidade, pode dar uma mexida no fermentador pra ver se coloca algumas células a mais em suspensão. Talvez volte a fermentar um pouquinho mais. 3 dias a frio pode ter decantado bastante do fermento.

Também já ouvi relatos de que o M20 continua atenuando um pouquinho mesmo depois de vários dias (tipo uns 10). Até faria sentido, pois é um fermento que demora a decantar e flocular, até por ser de Weiss.

Por fim, outra alternativa seria pegar uma cepa bem neutra (US05) e colocar na cerveja. Ele atenua mais que o M20...
 
@Dmynk
passar pro maturador seria passar pra outro balde? se sim, não é necessário, o máximo que tu vai fazer com isso é correr o risco de oxidar tua cerveja.
Se tu quiser baixar mais a densidade, pode dar uma mexida no fermentador pra ver se coloca algumas células a mais em suspensão. Talvez volte a fermentar um pouquinho mais. 3 dias a frio pode ter decantado bastante do fermento.

Também já ouvi relatos de que o M20 continua atenuando um pouquinho mesmo depois de vários dias (tipo uns 10). Até faria sentido, pois é um fermento que demora a decantar e flocular, até por ser de Weiss.

Por fim, outra alternativa seria pegar uma cepa bem neutra (US05) e colocar na cerveja. Ele atenua mais que o M20...


Opa.. dei uma mexida no balde e parece ter atenuado mais. Digo parece pois estou embarcado e so vou procurando saber noticias... Acima eu falei que a ultima densidade medida era 1.023! Isso no densimetro.. no refratometro isso equivalia ~1.035. Agora no refratometro esta marcando 1.025!

Sei que fermentacao nao tem tempo estimado... 7, 8 ou 9 dias... mas passou 21 dias a temperatura de fermentacao e atenuou por todo esse tempo. existe chance de dar algum problema ?!
So pra constar.. Hoje foi colocado em um freezer a zero grau.

Obrigado, Abracos!
 
Opa.. dei uma mexida no balde e parece ter atenuado mais. Digo parece pois estou embarcado e so vou procurando saber noticias... Acima eu falei que a ultima densidade medida era 1.023! Isso no densimetro.. no refratometro isso equivalia ~1.035. Agora no refratometro esta marcando 1.025!

Sei que fermentacao nao tem tempo estimado... 7, 8 ou 9 dias... mas passou 21 dias a temperatura de fermentacao e atenuou por todo esse tempo. existe chance de dar algum problema ?!
So pra constar.. Hoje foi colocado em um freezer a zero grau.

Obrigado, Abracos!
Poderia simplesmente ter mantido em temperatura normal, ali pelos 20 graus, hidratado um pacote de fermento, e adicionado. Pronto.

Abração,
 
Poderia simplesmente ter mantido em temperatura normal, ali pelos 20 graus, hidratado um pacote de fermento, e adicionado. Pronto.

Abração,

Infelizmente não tinha mais fermento. No caso usei o M20, tinha 2 US-05 que queria usar numa próxima brassagem mas o trabalho me chamou. 14 dias confinado agora.. complica.

A brassagem e "início" da fermentação acontecerem no dia 09 de Julho.. Acho que no dia 12 ou dia 13 houve o incidente da temperatura. No dia 14 eu voltei a temperatura de fermentação.. depois passei pra um freezer que tenho sobrando e deixei o mesmo desligado com o fermentador dentro. Então passou mais uma semana a temp ambiente antes de agitar o fermentador e estava a temperatura ambiente até ontem! Será que isso pode acarretar algo incomum? Off flavors? Sei lá..
 
Tome essa cerveja e descreva pra nós! É a melhor forma pra descobrir!


Infelizmente não tinha mais fermento. No caso usei o M20, tinha 2 US-05 que queria usar numa próxima brassagem mas o trabalho me chamou. 14 dias confinado agora.. complica.

A brassagem e "início" da fermentação acontecerem no dia 09 de Julho.. Acho que no dia 12 ou dia 13 houve o incidente da temperatura. No dia 14 eu voltei a temperatura de fermentação.. depois passei pra um freezer que tenho sobrando e deixei o mesmo desligado com o fermentador dentro. Então passou mais uma semana a temp ambiente antes de agitar o fermentador e estava a temperatura ambiente até ontem! Será que isso pode acarretar algo incomum? Off flavors? Sei lá..
 
Tome essa cerveja e descreva pra nós! É a melhor forma pra descobrir!

Bom, a cerveja que eu dava como perdida no inicio desse tópico, sinceramente me surpreendeu. Esta saborosa, boa espuma, da cor que eu esperava.. sei que não é a melhor weiss possível mas surpreendeu as expectativas mediante as falhas. Tudo isso salvo um pequeno detalhe que notei depois de um certo tempo. O "sedimento" de fundo depois de um certo tempo esta muito elevado. A temperatura foi bem controlada durante o processo (exceto a questão do termostato esquecido), mas após o priming e envaze, ficou em temperatura de fermentação e depois de atingida a pressão, coloquei no freezer que estava maturando outra cerveja, algo entre 1 e 4 graus. E mesmo assim criou muito sedimento, sedimento este que esta ate alterando um pouco o aroma e o paladar se colocado completamente. Estou enviando imagens abaixo. Acho que ficou um pouco fora do normal, queria opiniões para que na próxima tente fazer melhor.

Obrigado a todos.

Abraços

lbuKhFR


BcMwtbw
 
Back
Top