Problemas com válvula de enchimento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

msls

Member
Joined
May 28, 2015
Messages
10
Reaction score
2
Caros cervejeiros,
No meu último envase passei muita raiva com a minha válvula de enchimento de garrafas. Explico:
Minha válvula é daquelas de encaixe na torneira e com uma mola para interromper o fluxo de saída quando não está pressionada. Ocorre que do meio pro final do envase a válvula travava constantemente. Resultado, um monte de cerveja no chão.
Higienizo a válvula somente com iodophor (se não me engano o álcool 70% não é recomendado).
Alguém ja teve problema semelhante? Seria o caso de uma válvula nova ou tem alguma manutenção que eu possa fazer? Sei que uma nova é bem barata, mas não chegaria a tempo do meu próximo envase.
Utilizar uma mangueira atóxica e controlar o fluxo pela torneira seria mais aconselhável?
Por fim, qual a técnica que vocês costumam usar?
Abraço.
 
Cara eu tive o mesmo problema que você e minha experiência foi a seguinte:

Comprei esta válvula da MALTESHOP dessa daqui : http://www.malteshop.com.br/ecommerce_site/produto_15509_11417_Valvula-de-Enchimento-de-Garrafa
Essa válvula me deu o mesmo problema que você teve, é extremamente chato quando você não pode confiar no seu equipamento, você fica tenso e nunca sabe quando a válvula vai travar, o que é bem frequente. O problema se dá pela baixa qualidade dessas válvulas chinesas.

Inclusive fiz uma reclamação pelo site da Malteshop, que não deu a mínima, sequer respondeu pelo "Fale Conosco".

Decidi fazer o envase com uma mangueira de 3/8 e controlar o fluxo direto na torneira do balde de primming. Única coisa que te aconselho é não jogar na garrafa direto da torneira nem abrir muito a torneira porque isto irá oxigenar demais a cerveja, o que é prejudicial. Quanto à válvula, não consegui abrir para tentar consertar mas não quis fazer muita força para não quebrar também.
 
Cara, ontem eu estava engarrafando e parte de baixo inteira do filler caiu, dividindo ele em dois (tudo e o resto).

Descobri que o tudo quebrou dentro da cabeça do filler, e que eles são encaixados. O que fiz foi tirar a parte quebrada de dentro do enchedor e encaixar novamente o tubo, fazendo bastante força para não soltar. E deu certo

As vezes você consegue resolver esse seu problema assim. Força o tubo na direção da mola. Talvez ela esteja meio solta e por isso deixa o sistema desequilibrado.

Boa sorte ae!
 
Fiz um teste, puxei o encaixe da válvula com o tubo (soltou facilmente). Depois retirei a mola e a estiquei um pouco mais para aumentar a tensão. Aparentemente deu certo, percebi que o pino está com mais pressão.
Depois que testar no próximo envase eu posto se não houve problemas.
 
Acontecia direto comigo isso quando usava... também me irritei nas primeiras vezes. É assim mesmo, tem que pegar o jeitinho. Quando tá chegando pro final da garrafa, abaixa ela pra fechar a valvula, veja se fecha. Se não fechar dê uma "cutucada" pra cima com a garrafa e baixe ela de novo... Se ela fechar direito e não tiver enchido até o nível, encoste bem de leve pra abrir só um pouco, e encher o resto devagar, assim não trava.
 
Back
Top