Problemas com US-05

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GabrielT

Active Member
Joined
Apr 9, 2016
Messages
35
Reaction score
3
Boa noite pessoal,
Fiz 3 brassagens usando o US-05. Ambas usei gelatina. Até ai tudo tranquilo. Porém vejo que conforme vai ocorrendo a carbonatação, vai aparecendo sedimento na garrafa (que anteriormente não tinha) principalmente fracamente aderido as paredes da garrafa. Gostaria de saber se alguém já teve este problema também. É característica desta levedura?
 
Boa noite pessoal,
Fiz 3 brassagens usando o US-05. Ambas usei gelatina. Até ai tudo tranquilo. Porém vejo que conforme vai ocorrendo a carbonatação, vai aparecendo sedimento na garrafa (que anteriormente não tinha) principalmente fracamente aderido as paredes da garrafa. Gostaria de saber se alguém já teve este problema também. É característica desta levedura?

Francamente esse é um problema de todas cepas que já usei.Em minha concepção isso é resultado do crescimento de levedura com o açúcar do priming.Mesmo em cervejas que estavam cristalinas no envase,observei o depósito de sedimento no fundo e na lateral das garrafas.

A tática que eu uso para servir cerveja cristalina é servir toda garrafa de uma vez,seja em um único copo,seja em mais de um,nesse caso eu procuro não voltar a garrafa pra vertical.
 
Francamente esse é um problema de todas cepas que já usei.Em minha concepção isso é resultado do crescimento de levedura com o açúcar do priming.Mesmo em cervejas que estavam cristalinas no envase,observei o depósito de sedimento no fundo e na lateral das garrafas.

A tática que eu uso para servir cerveja cristalina é servir toda garrafa de uma vez,seja em um único copo,seja em mais de um,nesse caso eu procuro não voltar a garrafa pra vertical.

Pois é. Mas andei usando o M07 e não tive esse problema. Ai é que me deixou mais na dúvida ainda :confused:
 
Boa noite pessoal,
Fiz 3 brassagens usando o US-05. Ambas usei gelatina. Até ai tudo tranquilo. Porém vejo que conforme vai ocorrendo a carbonatação, vai aparecendo sedimento na garrafa (que anteriormente não tinha) principalmente fracamente aderido as paredes da garrafa. Gostaria de saber se alguém já teve este problema também. É característica desta levedura?
Tá mas, não entendi... refermentação na garrafa, independentemente do fermento, sempre gera borra.... às vezes mais, às vezes menos.. depende do fermento. Ou seja, isso não é um "problema". :)
 
Tá mas, não entendi... refermentação na garrafa, independentemente do fermento, sempre gera borra.... às vezes mais, às vezes menos.. depende do fermento. Ou seja, isso não é um "problema". :)

Para Weiss é excelente...rs

Eu considero um problema não para mim, mas para as pessoas que não possuem a informação de que ocorre uma refermentação na garrafa...

Já ouvi muitas pessoas que tomaram minhas cervejas dizer: "Essa sujeirinha no fundo é normal?"

O que eu sempre respondo é..."Sim é normal nas artesanais, pois elas são refermentadas na garrafa para produzir o gás. Isso no fundo é o fermento, que tem uma laminha similar ao Yakult".

Vou acabar com esse "problema", pois passarei a fazer carbonatação forçada...
 
A carbonataçao forçada elimina qualquer tipo de propabilidade disso ocorrer, o fato de ser feita a refermentaçao na garrafa pode acontecer dessa "laminha" aparecer, nao se preocupe, uma dica é deixar as garrafas para gelar de pé e todo sedimento fica na base (menos de um dedo de sedimento) sirva ela e pronto! E se alguem falar que achou estranho, explica o processo pra pessoa e o pq isso ocorre, que se trata de uma cerveja totalmente artesanal ;)


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Tá mas, não entendi... refermentação na garrafa, independentemente do fermento, sempre gera borra.... às vezes mais, às vezes menos.. depende do fermento. Ou seja, isso não é um "problema". :)

realmente. me expressei mal. o que quis dizer é que a quantidade de sedimento gerado pelo US-05 para mim vem sendo bem maior do que do M07 por exemplo.
Compreendo que a refermentação na garrafa (carbonatação) é resultado do metabolismo/crescimento da levedura.
 
realmente. me expressei mal. o que quis dizer é que a quantidade de sedimento gerado pelo US-05 para mim vem sendo bem maior do que do M07 por exemplo.
Compreendo que a refermentação na garrafa (carbonatação) é resultado do metabolismo/crescimento da levedura.
Entendi.

Bom, é uma característica do fermento então... mas de fato, não há como manipular isso, ainda mais que segundo o que tu falou, já está usando gelatina, ou seja, é a menor quantidade de borra possível.

Melhor que isso, só usando barril e envasando por contra-pressão.... mas aí o buraco é mais embaixo em termos de custo, e o caminho também é mais longo em termos de aprendizado.

Abraço,
 
Guenter isto tem sido um problema em vários tópicos amigo. Vamos estudar????Estou sem saber o que está ocorrendo. Vou pesquisar. Também usei US-05!

Na minha está sendo formada uma película embora o gosto está normalíssimo e o aroma bom.

Aproveito para parabenizar pelo Canal no You Tube!



Tá mas, não entendi... refermentação na garrafa, independentemente do fermento, sempre gera borra.... às vezes mais, às vezes menos.. depende do fermento. Ou seja, isso não é um "problema". :)
 
Guenter isto tem sido um problema em vários tópicos amigo. Vamos estudar????Estou sem saber o que está ocorrendo. Vou pesquisar. Também usei US-05!

Na minha está sendo formada uma película embora o gosto está normalíssimo e o aroma bom.

Aproveito para parabenizar pelo Canal no You Tube!
Mas volume de borra é questão de clarificação prévia, etc.... não é, eu diria, um problema.

Agora, película em cima, na superfície do líquido? Isso 99% das vezes é contaminação.

Abraço,
 
Back
Top