Problemas com Chugger

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Felipe_Carlos

Active Member
Joined
May 13, 2015
Messages
40
Reaction score
3
Para a minha segunda brasagem eu comprei um chillher de placas e uma bomba chugger. Porém eu tive muitos problemas com a bomba.

Teve momentos em que a bomba, mesmo inunda pela àgua, não era capaz de ter vazão. Foi realizado todas as conexões, liberado a válvula da panela, e a bomba não conseguiu lançar o mosto para dentro da panela novamente.

O que pode ter acontecido?
 
Vc provavelmente não está utilizando adequadamente, a bomba tem que ficar abaixo do nível do líquido que bombear, você não pode bloquear o fluxo na entrada da bomba no máximo na saída. Quanto à mangueira ficar cheia o fato de você a deixar abaixo naturalmente, por gravidade, o líquido vai passar pela bomba. Por último veja se não ligou invertida a saída no lugar da entrada.
 
Botou a bomba na saída do chiller? tem que ser na entrada, pra "empurrar" o líquido, não "puxar" ele, se restringir o fluxo na entrada da bomba pode causar cavitação e até estragar a bomba.
 
Vc provavelmente não está utilizando adequadamente, a bomba tem que ficar abaixo do nível do líquido que bombear, você não pode bloquear o fluxo na entrada da bomba no máximo na saída. Quanto à mangueira ficar cheia o fato de você a deixar abaixo naturalmente, por gravidade, o líquido vai passar pela bomba. Por último veja se não ligou invertida a saída no lugar da entrada.

Isso que é o mais estranho, a bomba ficou mais de 40cm abaixo da panela, foi ligada na entrada corretamente e não teve qualquer bloqueio.
 
Botou a bomba na saída do chiller? tem que ser na entrada, pra "empurrar" o líquido, não "puxar" ele, se restringir o fluxo na entrada da bomba pode causar cavitação e até estragar a bomba.

Eu liquidei a bomba na entrada do chillher, sendo que, tanto a bomba quanto o chilher ficaram mais de 40 cm abaixo da panela.

teve alguns momentos que ela funcionou, outros não. Pode ser por conta de ar dentro da mangueira?
 
Felipe, chegou a fazer um teste da bomba com água, fora da brassagem?
O ar geralmente é visível dentro da mangueira.
 
Felipe, chegou a fazer um teste da bomba com água, fora da brassagem?
O ar geralmente é visível dentro da mangueira.

Fiz dois testes com água, o primeiro falhou e o segundo deu certo. Porém quando foi usar na cerveja, não deu certo.
 
Boa tarde amigo,
Já resolveu o problema? A minha chugger ficou ruim uma vez... Desmontei (os parafusos são acessíveis e muito fáceis de desmontar, não há muitas peças lá dentro, não tenha medo...) por dentro havia crostas parecidas com oxidação, retirei com bombril e ficou nova...
 
Boa tarde amigo,
Já resolveu o problema? A minha chugger ficou ruim uma vez... Desmontei (os parafusos são acessíveis e muito fáceis de desmontar, não há muitas peças lá dentro, não tenha medo...) por dentro havia crostas parecidas com oxidação, retirei com bombril e ficou nova...


Lisboa, ainda não resolvi... Mas deixei a bomba na Loja Lamas para avaliação, concerto ou estorno.

Ainda bem que tenho outro bomba, e não deixei de produzir por causa disso.
 
Lisboa, ainda não resolvi... Mas deixei a bomba na Loja Lamas para avaliação, concerto ou estorno.

Ainda bem que tenho outro bomba, e não deixei de produzir por causa disso.
De acordo com o que tu estás falando, se ela nunca parou de girar, era simplesmente problema de ar na cabeça da bomba.

As primeiras vezes que usei, até aprender, tive vários problemas desses, achando que a bomba estava cheia de líquido, e na verdade não estava.

Abraço,
 
De acordo com o que tu estás falando, se ela nunca parou de girar, era simplesmente problema de ar na cabeça da bomba.

As primeiras vezes que usei, até aprender, tive vários problemas desses, achando que a bomba estava cheia de líquido, e na verdade não estava.

Abraço,

Qual seria o procedimento para usar? Hoje eu deixo a torneira aberta e espero todo o liquido passar pela bomba, para então liga-la. Está correto?
 
@Tiago

alguma razão para estar na vertical ? Você desmontou e "rodou" a cabeça ou apenas girou a bomba ?

Oi Thadeu,

Essa foto não é da minha bomba, eu apenas peguei ela no google imagens pra exemplificar a montagem dessa valvula de "priming" que é usada como saída alternativa na linha, pra que quando tudo estiver conectado, o líquido possa entrar na cabeça da bomba antes dela ser ligada.

De qualquer forma, se deseja rotacionar o cabeçote da bomba, o manual da chugger recomenda que vc solte aqueles 4 primeiros parafusos, os mais da frente. Pode rotacionar em qualquer sentido, se não me engano. Eles só não recomendam que isso seja feito através da peça de trás, que tem outros parafusos, no caso da imagem ali seria onde a bomba encontra com a caixa.

Abraço
 
Back
Top