Problema na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Mar 2, 2018
Messages
6
Reaction score
1
Fala galera,

Quinta-feira (28/06) eu e mais um amigo brassamos uma receita de IPA que já fizemos várias e várias vezes, a brassagem correu tudo certinho a 66°C, teste de iodo ok, mash out ok, recirculamos e a cor ficou bem f*da, fervemos, resfriamos para +- 23°C, transferimos para o balde fermentador já sanitizado com álcool 70, mosto aerado, levedura inoculada, tudo tranquilo. A OG deu 1057, um pouco acima do esperado, que era 1053.
Utilizamos um pacotinho da levedura Fermentis S-05.

Hoje, sábado (30/06), viemos brassar uma cream, e resolvi dar uma olhada no balde da IPA, notei que o airlock estava parado, testei a vedação e estava ok, o balde está vedado. Medimos a densidade e está 1057, a mesma que estava na hora em que passamos para o balde.

Já fizemos umas 20 brassagens e nunca deu nenhum b.o como esse.

Li diversas postagens, e não identifiquei nenhum erro que possamos ter comedito.

Alguém sabe o que pode ter acontecido? E o que podemos fazer para recuperar o mosto?

Valeu galera!

Edit: esqueci de uma informação. A gente usa uma geladeira só para fermentação, o controlador tava setado para 18°C.
 
Last edited:
Cara, estranho. Por mais q vc tenha feito um possível Under Pitching não é normal a densidade simplesmente não se mover uma linha, ainda mais o US-05 q é monstrinho.

Como está o cheiro? cheiro de mosto recém pronto? Cheiro meio de vômito, azedo? Cheiro de fermentação, tipo cerveja verde?
O aspecto visual está normal sem película ou krausen?

Se tudo estiver normal, vale a pena inocular um fermento novo, hidratado e com temperatura equalizada ao mosto.

Calcule a quantidade ideal de fermento a ser inoculado de acordo com sua OG, seu tipo de cerveja e seu volume:

http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

EDIT: não tinha me atentado às datas que vc informou (28/06 a 30/06). Agora vejo a coisa diferente, em alguns casos é possível ocorrer um Lag Fase de 48h ou mais, as causas são várias e nem sempre off-flavors são gerados em excesso. O esquema é esperar mais um pouco, se continuar assim, meu post continua válido:D
 
Você chegou a olhar a validade e a conservação dessa levedura?, Ele pode não está boa, você hidratou a levedura? São inúmeras possibilidades. No seu lugar eu hidrataria outra levedura observando esse detalhes, assim como a taxa de inóculo correta é acionava no balde novamente
Fala galera,

Quinta-feira (28/06) eu e mais um amigo brassamos uma receita de IPA que já fizemos várias e várias vezes, a brassagem correu tudo certinho a 66°C, teste de iodo ok, mash out ok, recirculamos e a cor ficou bem f*da, fervemos, resfriamos para +- 23°C, transferimos para o balde fermentador já sanitizado com álcool 70, mosto aerado, levedura inoculada, tudo tranquilo. A OG deu 1057, um pouco acima do esperado, que era 1053.
Utilizamos um pacotinho da levedura Fermentis S-05.

Hoje, sábado (30/06), viemos brassar uma cream, e resolvi dar uma olhada no balde da IPA, notei que o airlock estava parado, testei a vedação e estava ok, o balde está vedado. Medimos a densidade e está 1057, a mesma que estava na hora em que passamos para o balde.

Já fizemos umas 20 brassagens e nunca deu nenhum b.o como esse.

Li diversas postagens, e não identifiquei nenhum erro que possamos ter comedito.

Alguém sabe o que pode ter acontecido? E o que podemos fazer para recuperar o mosto?

Valeu galera!

Edit: esqueci de uma informação. A gente usa uma geladeira só para fermentação, o controlador tava setado para 18°C.

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
 
Valeu galera, não tive tempo de postar aqui, mas foi isso que o @JuniorBolzani disse mesmo.
No mesmo dia em que postei aqui, o airlock começou a borbulhar, no finalzinho da tarde.

Foi um alarme falso, mas fiquei bem preocupado, pois isso nunca tinha acontecido antes.

Muito obrigado pela ajuda!
 
Back
Top