Problema com receita Kolsch BeerSmith

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renangust

Well-Known Member
Joined
May 6, 2015
Messages
51
Reaction score
1
Pessoal,

Essa será minha primeira brassagem all-grain e estou com problemas com o BS!!

Estou tentando adaptar uma receita de Kölsch do livro Brewing Classic Styles mas estou com dificuldades pois o software não chega nos números da receita(principalmente os IBUs)

Segue a receita:

OG: 1.048 (11.9 °P) FG: 1.009 (2.3 °P)
ADF: 81%
IBU: 25
Color: 4 SRM (7 EBC) Alcohol: 5.1% ABV
(4.0% ABW) Boil: 60 minutes
Pre-Boil Volume: 7 gallons (26.5L) Pre-Boil
Gravity: 1.041 (10.2 °P)

-------------------------------------------
Hops IBU
Hallertau 4% AA for 60
min.
1.5 oz. (43g) 24.6

Yeast
White Labs WLP029 German Ale/Kölsch, Wyeast
2565 Kölsch, or Fermentis Safale US-05 (VOU usar US-05 pois é a única que achei)

Fermentation and Conditioning
Use 12 grams of properly rehydrated dry yeast, 2.5
liquid yeast packages, or make a starter. Ferment at
60° F (16° C). Allow the beer to lager for at least
4 weeks before bottling or serving. When finished,
carbonate the beer to approximately 2.5 volumes.

All-Grain Option
With the low mash temperature, you might need to lengthen the rest
time to 90 minutes to get full conversion. Also increase the pre-boil volume as needed to allow a 90-minute boil, which helps reduce DMS in the
beer.

---------------------------------------------

Coloquei todos os dados no Beersmith, inclusive o volume antes da fervura(pre-boil) estimado pelo BS está batendo, porém não chego no IBU da receita com esse tempo de fervura e lúpulo.

Estou anexando a receita no BS.


Agradeço muito!
 

Attachments

  • kolsch.jpg
    kolsch.jpg
    138.8 KB · Views: 168
  • kolsch livro.bsmx
    16.8 KB · Views: 74
Cara, pode parecer um chute no escuro.. mas existe mais de um tipo de metodologia de calculo para conversão de A.A em Ibu..

O do BS, é um pouco conservador.. porém acho que é um dos mais precisos.

Por ex. na visão do Glenn Tinseth, o IBU deriva diretamente do tempo de fervura.
Já para o Jakie Ragers, se a gravidade da fervura superar 1,05 precisa de ajustes..

E por ai vai.. mas creio que a diferença aí, deve estar derivando do tipo de calculo que foi feito pelo autor do livro com a metodologia do sua versão do BS.

Eu não esquentaria muito com isso.

Mas como dica, aumente seu lupulo em 10%, pois os comercializados no Brasil são de safras antigas, quais já sofreram um pouco de perda de qualidade. Então, compense a perda de A.A com mais lupulo.. eu geralmente compenso com 10%.

Abs
 
Cara, pode parecer um chute no escuro.. mas existe mais de um tipo de metodologia de calculo para conversão de A.A em Ibu..

O do BS, é um pouco conservador.. porém acho que é um dos mais precisos.

Por ex. na visão do Glenn Tinseth, o IBU deriva diretamente do tempo de fervura.
Já para o Jakie Ragers, se a gravidade da fervura superar 1,05 precisa de ajustes..

E por ai vai.. mas creio que a diferença aí, deve estar derivando do tipo de calculo que foi feito pelo autor do livro com a metodologia do sua versão do BS.

Eu não esquentaria muito com isso.

Mas como dica, aumente seu lupulo em 10%, pois os comercializados no Brasil são de safras antigas, quais já sofreram um pouco de perda de qualidade. Então, compense a perda de A.A com mais lupulo.. eu geralmente compenso com 10%.

Abs
Dicas valiosas!

Devo aumentar o fermento também, seguindo essa lógica?
 
A logica do fermento nao eh muito parecida kk..

Mas conforme alguns estudos, e tem ate alguns posts no forum explicando mais detalhadamente (com cálculos e teorias), a proporção a se usar de fermento SECO recomendada e de:

1g/ litro pra ales.
2g/ litro pra lagers.

Então, se um pacote tem 11,5g, em uma receita de 20L se usa 2 pacotes quando eh uma ale, e 4 quando eh uma lager.

Na sua receita, use dois pacotes do US05


Pra fermentos líquidos, as calculadoras conseguem estimar quantas celulas ainda estão viáveis de acordo com a data de fabricação , e consequentemente como deve ser o starter necessário.
Abs!
 
Back
Top